Powered By Blogger

terça-feira, 16 de maio de 2017

Autárquicas 2017


Rubina quer inovar e dar continuidade 
aos programas sociais no Funchal
A candidata do PSD à Câmara Municipal do Funchal, Rubina Leal, abriu esta segunda-feira o ciclo de conferências sobre ‘Cidadania Ativa’, promovido pela Associação Olho.te. Um tema, admitiu, que lhe é muito caro, tendo em conta aquele que foi o trabalho que desenvolveu enquanto vereadora do município funchalense.

“A minha vida tem sido muito a área social, trabalhando junto das pessoas, aprendendo com elas para poder intervir melhor. Aquilo que pretendo é inovar. Ter novos programas, mas também, e sobretudo, dar continuidade aos projetos que desenvolvi de 2005 a 2013 na Câmara”, referiu Rubina Leal, recordando o período em que foi a responsável do concelho pela Educação e Social.


“Quando cheguei a Câmara Municipal do Funchal já tínhamos um trabalho feito na área ambiental, mas verifiquei que era importante intervirmos junto das crianças, dos jovens, das famílias e dos idosos”, lembrou, explicando que foi com essa premissa que decidiu avançar com vários programas, junto dos ginásios municipais e centros comunitários, de educação para a cidadania.

Durante esse período, contabilizou a candidata social-democrata, entre programas vocacionados para a educação ambiental, para a literacia financeira, património e artes ou prevenção rodoviária, foram desenvolvidas milhares de ações.

“Verificamos que a melhor forma de chegarmos até as nossas populações, é investirmos junto dos mais novos, ajudarmos os mais velhos, apoiando assim toda a família”, disse Rubina Leal, sublinhando a vontade de prosseguir e inovar os projetos que iniciou na Câmara do Funchal, após as eleições autárquicas de Outubro.

“Aquilo que eu pretendo no próximo mandato é dar continuidade aos projetos que iniciei, que eram, na maioria, precisamente desenvolvidos junto de associações parceiras, nos Centros Comunitários”, garantiu, destacando a importância de “educar” e dar “competências às pessoas”, como o caminho para uma sociedade melhor.

E nesse papel, a Olho.te tem sido fundamental. É uma Associação que Rubina Leal conhece “muito bem”. Destacando o papel da inclusão pela arte, lembrou também a criação do Centro de Inclusão de Artes criado no Bairro de Santo Amaro enquanto vereadora na Câmara do Funchal. “É uma das formas que temos de trabalhar e de chegar às pessoas”, notou a candidata, recordando que todo o seu percurso tem sido feito nestas áreas, da formação e da inclusão.

Também o responsável pela Olho.te, Hugo Andrade, destaca o papel da arte na inclusão. “Fala-se muito de inclusão social, mas julgo que a inclusão pelas artes é fundamental”, defendeu, explicando que a Associação nasceu de um projeto com o mesmo nome, desenhado para actuar junto dos bairros sociais.

“Havia um grande absentismo escolar e até um certo analfabetismo, que faziam com que as pessoas ficassem muitas vezes fechadas em casa ou nos cafés. 

Esta associação fez com que se alterasse um bocadinho o pensamento das populações do bairro, e que novas portas se abrissem para elas, alimentando não o corpo, mas alimentando a alma."
Texto e foto: PSD-M 

22 comentários:

Anónimo disse...

Foi uma excelente conversa sobre cidadania, muito sincera e terra-a-terra, estive presente, ouvi e adorei, a prova como é uma mulher que deu a vida à causa social.Ficamos sempre com aquela ideia que no Mundo é o Papa Francisco, em Portugal é o professor Marcelo e na Madeira só mesmo a Rubina Leal. Adorei!

Anónimo disse...

Show off autêntico. Mais do mesmo. Alguém no meu PSD para por esta gente na rua?

Anónimo disse...

Uma coisa que realmente se verifica é a capacidade dos PSD's formarem associações e costantemente se apoiarem, principalmente nos anos de eleições. Isso realmente é uma máquina de trabalho fantástica, não desfazendo o trabalho dessas associações. O perfeito seria que tudo fosse genuino e que a intenção apenas fosse meramente o bem da população.
Contudo o trabalho atualmente no âmbito social, na atual Camara Municipal tem sido igualmente mantido e com apresentação de novos projetos positivos para a comunidade.
Assim gostaria de realmente saber em termos de inovação o que realmente é proposto, pois esta notícia nao foi esclarecedora nesse sentido. Somente com este esclarecimento é que podemos avaliar se as novas propostas serão diferentes e melhores.

Anónimo disse...

Show off, autêntico

Anónimo disse...

Anonimo das 15.35 pare de blasfemar e dizer heresias....

Anónimo disse...

Não, porque no teu PSD, esta gente ganhou eleições democraticamente.
Nas próximas tu concorres, e vence-os. Certo ?

Anónimo disse...

anonimo das 16:17, o mesmo pergunto a si, quais foram os projectos inovadores desta Camara Municipal?

Anónimo disse...

Lol essa só pode ser anedota renovadinha ahahah

Anónimo disse...

O Professor Cafofo e a sua brilhante equipa vão varrer o PSD e toda a laranjada do mapa. Fujam, vem aí o furacão Cafofo. Não vai ficar pedra sobre pedra. Avisei-os.

Anónimo disse...

acho que a Drª Rubina Leal faz mais falta no governo que na Câmara atendendo que o prof. Cafofo tem dado conta do recado e ela não vem (se lá chegar) acrescentar muito mais.

Anónimo disse...

Aquilo é que vai ser dar à vassoura !
Mas, se é como na limpeza da cidade, os augúrios não pressagiam nada de bom.

Eu, O Santo disse...

Isso do Cafofo varrer laranjas é piada.
Nestes meses que faltam para as eleições as histórias que têm sido aqui divulgadas vão chegar ao conhecimento geral, pelo que os votantes contra-a-corrupção, vão procurar outro em quem votar.
Os eleitores a favor-da-corrupção têm outros candidatos mais sensíveis às suas aspirações.

E que tal a senhora secretária/ candidata emitir opinião sobre o "Cuba Livre" e demais casos envolvendo os seus confrades (incluindo os do Governo Regional) para percebermos, caso fosse eleita, se vai manter a política: de castas; de segregação baseada no cartão; se vai governar só para benefício de alguns; se vai interpretar a lei ser ignorando o que está expressamente escrito na lei ...
Interpretarei a não censura a Albuquerque e restante camarilha como a admissão que tenciona manter as supracitadas políticas.


Anónimo disse...

Anedota de um ou uma tontinha do PSD, fizeram-te uma lavagem cerebral, essa figura governamental, uma fala barato, uma alpinista, anda pouco interessada no povo.

Anónimo disse...

A malta cafofiana fica toda nervosa com a Rubina.
Estão com medo da vassourada depois das eleições, não ?
Lá se vai o bem bom na Frente Mar, coisa que o Carlos Jardim agradece.

Anónimo disse...

Esta Mata Hari renovadinha é o que se vê uma fala barato opportunista que só apresenta tretas do social que não interessam ao menino jesus e as baboseiras dos caixotes de lixo uma pobreza mental

Anónimo disse...

Era melhor no tempo do cantoneiro que lá estava afilhado do chefe das rosas e que está meio escondido da justiça né?

Anónimo disse...

Era muito melhor.
Só mamavam dois. Agora são vários.

Anónimo disse...

Curioso era saber quem financia estas associações

Anónimo disse...

Concordo com este comentário. Também lá estive e gostei imenso... É sempre um prazer ouvir a Dra. Rubina...
Muita força Dra. e não se deixe abalar por comentários grosseiros...

Anónimo disse...

Ouvi dizer que o carequinha do Olho-te irá apoiar a Dr. Rubina Leal dado a sensibilidade que tem acerca da Cidadania. Foi a primeira candidatura a ter destaque na Associação que acumula. A Dra. Rubina Leal tem os votos do bairro da Nazaré. Ganhará a Câmara de certeza.

Anónimo disse...

Pois... Já nada me espanta... Ouço dizer que esse Sr. do Olho-te vai para o lado que lhe der mais jeito...

Anónimo disse...

Hum?! Do seu PSD?! Lololol
Agora o Iglesias já é do PSD...
Força Rubina!!! Mostre que partido manda aqui!!!