Bloco quer uma só companhia de transportes públicos e preços a tender para gratuitos
Os transportes são um fator importante na vida das pessoas, consomem uma fatia relevante do rendimento mensal e do tempo disponível. Quanto mais baratos e mais rápidos, melhor para o bem estar e felicidade de quem trabalha.
A recente descida do valor dos passes sociais é positiva, mas é uma medida oportunista e eleitoralista da parte do PSD e também do CDS, pois é uma medida isolada e vai contra as opções desses esses partidos, quer no Governo Regional, quer no anterior Governo da República ou na CMF. Em geral têm promovido medidas que encarecem o transportes públicos, incentivam o uso do transporte individual, têm descurado o investimento na renovação das frotas de autocarros.
O Governo Regional defende a auto-sustentabilidade dos transportes públicos regionais, ou seja o aumento dos preços para os passageiros pagarem a totalidade do custo, na CMF os dois partidos apoiam a descida dos preços dos estacionamentos, o que incentiva o uso da viatura individual. Esta medida é um engodo em ano eleitoral, não obedece a uma visão estratégica e é uma evidência do entendimento existente entre PSD e CDS para depois das próximas eleições regionais.
A descida do preço dos passes é positiva mas insuficiente. É necessário integrar toda a rede de carreiras e modernizar a frota, a melhor forma de o conseguir fundir todas as companhias numa única. A Lei permite que o Governo Regional declare a Horários do Funchal operador interno para toda a ilha, sem ter de indemnizar os operadores privados e só não o faz porque está mais preocupado com os lucros dos donos das companhias privadas que com o bem estar dos cidadãos.
A rede é arcaica e tem de ser repensada. Não faz sentido termos de mudar de autocarro para virmos da zona leste da ilha para o hospital ou para viajar entre de Câmara do Lobos até ao aeroporto. Também faz pouco sentido que as carreiras urbanas terminem na Cancela ou na Ribeira dos Socorridos, a curta distância de núcleos habitacionais importantes como o Caniço e Câmara de Lobos que são servidos por outras companhias.
A Horários do Funchal depois de tornar-se operador para toda a ilha teria de incorporar os trabalhadores da outras companhias, que não podem ficar prejudicados.
Alguns países – Luxemburgo e Estónia – têm avançado para transportes públicos 100% gratuitos, esse exemplo deve ser visto com atenção e aplicado na Madeira. As vantagens são muitas: o menor uso do carro significa menor importação de automóveis e de combustíveis o que é bom para o PIB e para a economia; menor emissão de gases poluentes, o que é bom para o ambiente e para a saúde; menos congestionamentos no trânsito e e deslocação mais rápidas e sem stress, o que significa melhor rendimento no trabalho e mais tempo disponível para trabalhar e para o lazer. Vale a pena o investimento.
BE
5 comentários:
Para além do péssimo português utilizado(não há ninguém no BE que saiba escrever?), criticam uma medida que, segundo dizem...é boa.
Brilhante.
São uns lambujas e oportunistas
São um vazio de ideias
Só Paulo Martins teve nível neste partido
A bordadeira e estes capangas, nem merecem ser engrachadores de sapatos do falecido
Esta gente quer tudo de borla.
Mas alguma coisa é de borla? Quando alguma coisa é de borla, é porque andamos todos a pagar à língua de palmo, usemos ou não.
Gente mentecapta.
Caminham a passos largos para fazer o BE perder um, senão os dois, deputados na ALRM.
Este líder Paulino é um hino a como não fazer política. Uma falta de jeito que até faz doer o cérebro.
Mas ninguém naquela agremiação consegue ver que este cromo vai dar cabo daquilo?! O Almada já nem aparece. Já está a ver que o broquilha e a falsa bordadeira vão destruir o que o careca do Bloco construiu.
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