FLOR CARACOL
Convivo diariamente com flores de todo o mundo e hoje não foi exceção. Estive na Quinta Jardins do Lago a registar informações sobre as espécies que estão em plena floração. Como é habitual, perdi a noção do tempo. Para além da componente científica, encontro nas flores um enorme conforto espiritual. As incontáveis formas, texturas, cores e aromas das flores são fontes de energia essenciais para superar as crises afetivas e iluminar novos caminhos.
Pela raridade da forma, pela extraordinária beleza cromática e pelo suave aroma das suas flores, fixei-me durante largos minutos numa herbácea trepadeira, com folhas trilobadas, da família das fabáceas, originária das regiões tropicais da América do Sul.
Caracala ou Flor Caracol são os seus nomes populares, enquanto nos meios botânicos é conhecida por Vigna caracalla (Vigna – em homenagem a Dominico Vigni, botânico italiano do século XVII; caracalla – de Caracas na Venezuela).
Para além de vos oferecer quatro fotografias desta flor exótica muito rara nos jardins da Madeira, julgo ser interessante referir que a Vigna caracalla era uma das plantas prediletas de Thomas Jefferson (Presidente dos EUA entre 1801 e 1809), que a cultivou no jardim do Palácio de Monticello, na Virgínia.
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal
| Vigna caracalla |

Sem comentários:
Enviar um comentário