Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Politicando

COELHO DESCONTENTE COM MARGINALIZAÇÃO DO PTP REENTRA NA RTP-MADEIRA



Ao fim da tarde desta segunda-feira, o líder do PTP voltou a entrar de rompante nas instalações da RTP-Madeira, com outros dirigentes do partido. Depois de, há duas semanas, os elementos do Partido dos Trabalhadores haverem invadido a RTP-M, a fim de protestarem contra a falta de comparência da televisão pública às suas acções políticas, e exigindo tratamento igual a todas as forças regionais, a diligência desta segunda-feira desenvolveu-se visando iguais objectivos.
José Manuel Coelho e acompanhantes estiveram na recepção da televisão da Levada do Cavalo durante algum tempo, esclarecendo que dali não sairiam antes de serem ouvidos.
Explicada a iniciativa, ficaram sozinhos à espera de resposta, na recepção do centro. Finalmente, aconteceu diálogo preliminar: dadas as circunstâncias, amanhã, terça-feira, os dirigentes do PTP serão formalmente recebidos pelos responsáveis da estação pública.
A reunião está marcada para as quatro da tarde, segundo sabemos.

Jardim preparou reunião para Luís Miguel de Sousa comprar a Relvas 5% da RTP-M 

A RTP-Madeira, alvo recente de mudança directiva, não se pronunciou ainda sobre critérios de cobertura aos partidos.
Pelo que se percebe nos telejornais, vem longe o dia em que o alinhamento privilegiará unicamente a notícia. Sua excelência o presidente do desgoverno regional exige que os meios de comunicação divulguem as obras - que obras! - que ele mesmo inaugura. Em seu entender, o jornalismo serve unicamente para o mostrar a ele, diante de leitores e telespectadores.
Ora, a RTP cede ao grande chefe neste ponto e trabalha como se a 34.564.ª inauguração ainda fosse notícia! Quando as inaugurações, para mais, são hoje de veredas e tasquinhas.
O patrão da tabanca regional ataca os maçónicos da RTP-M. Como se não se percebesse a tramóia. Mas quem marcou uma reunião entre o ministro Miguel Relvas e Luís Miguel de Sousa para discutir a compra de 5% da RTP-M pelo empresário da Porto Santo Line?
Andamos todos anestesiados?
Que saibamos, o patrão do Lobo Marinho ainda não concretizou o negócio. Logo, o centro regional não tem de ser obrigado a satisfazer os caprichos do rei das Angústias.
Quando se der a compra, Jesus, o chefe nem sequer terá de disfarçar com as histórias da televisão maçónica ou exótica.

Sem sinal de mudança

Como as coisas correm, diverte ouvir uma peça no TJ com os deputados do PSD, em visita ao norte, a elogiarem o trabalho da câmara PSD. Isso é notícia?! Notícia seria se os deputados do laranjal fossem ao local e reconhecessem o descalabro dos seus correligionários.

Evidentemente que a questão é transversal e atinge a oposição. Criar acções políticas só pelos 30 segundos de antena no TJ é errado. Há excepções. Políticos criativos que garantem audiência em qualquer espaço televisivo. Portanto, é possível.

Senhor Miguel Cunha, novo director de conteúdos! O Amigo Miguel tem vasta experiência do que é notícia e do que não é. O jornalismo está hoje num patamar um cento de vezes mais aberto do que há 15 ou 20 anos. As conquistas correram paulatinamente. Com sangue, suor e lágrimas. Portanto, é só agir, que ninguém o saneará.
Se todas as forças acharem que, sejam notícia ou não, têm direito a 1 minuto ou 2 por dia, então arranje-se um tempo de antena suplementar, um bónus para todos - com transmissão a seguir ao TJ. Mas fora dele. Dentro do noticiário, só deve entrar o que é notícia. Verá que não serão apenas dois ou três partidos a puxar pela cabeça, como tem acontecido. O TJ é para ser visto.

"Ou há democracia ou comem todos!"

Enquanto tal não acontecer, o hábito enraizado será esse: Jardim inaugura a tabuleta de um impasse e tem direito a 2 minutos para desancar na maçonaria e nos vendidos da Oposição. Então, por que não terão os outros igual direito? As pessoas metem-se nos partidos da oposição para serem bombos de festa? Sem contraditório?

José Manuel Coelho e demais oposição têm tanto direito a tempo de televisão como aqueles que se julgam donos dela. Mesmo que o delirante rei das Angústias se ache o 'Unico Importante' e que quem não lhe apara tontices é maricas, marxista, maritimista ou maluco da cabeça.
Daqui ninguém sai.

Sem comentários: