'ESTABLISHMENT AZUL' FAZ MILAGRES
Gente feliz com sorrisos. |
Que é feito do velho desemprego? Que aconteceu à desgraçada da pobreza? Onde se escondeu a peste da exclusão social? Por onde sai a emigração forçada? Onde pára o simples desaproveitamento escolar? O buraquinho na rua? O lixo e o perigo nas ribeiras? As agressões ao PDM? A falta de papel higiénico no hospital? A falta de respeito nas rotundas? Ora adeus! Que despropósito! Deixem-se de ser botas-de-elástico! Estamos na Nova Madeira Nova!
É só passar os olhos pelos escaparates e verificar o que mais fere as atenções. Fere pela positiva, está bom de ver.
Os serviços públicos têm plano para poupar energia. Viva!
Albuquerque não está para mais aquelas e garante uns apoios aos machiquenses do 'mercado quinhentista'.
Vai daí, o presidente socialista de Machico, a voz embargada pela emoção, agradece penhoradamente a presença no leste do social-democrata chefe das Angústias e aplaude as promessas deixadas ao 'mercado quinhentista'.
O 'fica na cidade' - ir para casa fazer o quê?! - foi um sucesso do 'camandro'. E o Cafôfo na cidade continuará eternamente, depois do baptismo venezuelano e das encenações que vêm aí - para o papalvo do contribuinte pagar.
Dívida municipal, desnorte autárquico, prédios degradados, assembleias municipais surreais, desordenação urbana... Temas batidos e rebatidos, fiquem mas é na cidade a tomar uns copos, que isso passa.
A Câmara admite - admite, note-se - lançar projecto para resíduos orgânicos. Esta é forte.
O PP, que é oposição na Madeira, põe o rei dos impostos Passos Coelho no altar, atrelado a Miguel Albuquerque.
A eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar aconselha os empresário, mas isto é que é!
Susana Prada abarbata novas ajudas em Lisboa - ora tomem lá para aprenderem a dizer mal de tudo!
A Ribeira Brava dá 200 mil às associações, e isto numa época em que ninguém dá nada a ninguém, a não ser o nosso bondoso governo e a samaritana Câmara do Funchal.
Tranquada Gomes tornou-se atracção turística e o Parlamento santuário dos grandes dignitários do burgo e visitantes, essas criaturas que são os pilares da lusa Pátria.
O beija-mão também se desenrola incessantemente na Tabanca pintada de fresco, para gáudio da beijoqueira 'Sissi'.
Paróquias preparam tapetes de flores. Uma pessoa fica alcançada.
A gasolina vai baixar. E brevemente sai a público que sairá um euromilhões a cada madeirense.
Procissão será importante acto de fé do nosso povo. Sabia?
Eis como vai de saúde o 'Blue Establishment' instalado na Nova Madeira Nova: tudo azul. Um 'Establishment Azul'. De perfeita harmonia com o estilo de D. Albuquerque I.
Insistir nos 20 mil desempregados? Não sejam desmancha-prazeres.
Jovens, sem futuro na sua própria terra, a embarcar aos montes à procura de uma copa onde lavar pratos em terra alheia? Porra, e quantos ficam cá?
Pobreza envergonhada que tomou conta da classe média? Em termos de actualidade, é chão que deu uvas.
Listas de espera na Saúde que apontam mais a São Martinho do que à consulta? Deixou de ser notícia, oh ressabiados do sistema.
...E ainda temos a RTP nacional a dizer que o centro regional ficará exactamente como está. Estávamos em cuidados, não fosse alguém perceber de televisão em Lisboa e mexer naquilo, virando tudo da cabeça para os pés. Mas se a administradora Cristina Vaz Tomé enxerga um écran como o presidente do CA Gonçalo Reis enxerga, que é tanto como Almerindo enxergava, isto é, zero à esquerda, podemos continuar descansados. Adaptemos Tiririca: deixando como está, pior não fica. Continuaremos portanto com os omnipresentes Luís Miguel, David Caldeira e Gil na pantalha da Levada do Cavalo, mais o telejornal repetido uma hora depois de ir para o ar, mais os programas da 'Madeira sentada' uns atrás dos outros.
...Até porque a administradora Cristina mostra abertura para uma parceria com o governo regional, em matéria de grandes eventos.
Está tudo bem entregue, não vamos meter foice naquela seara. Mas atrevemo-nos a sugerir que, no meio dos grandes eventos da parceria, se calhar o carnaval, a festa da flor e o 'fica na cidade', sugerimos então que pensem num grande acontecimento com inspiração na Coreia do Norte, onde não há vaias, notícias inconvenientes ou manifes hostis ao líder, pessoa por sinal bem amada e fanaticamente idolatrada pelo povo. Uma parada gigantesca por ocasião do 1.º de Dezembro, comemoração a resgatar depois da iconoclasta e criminosa purga republicana. Ou até no aniversário do nascimento da Nação.
Ou fazer essa imponentíssima parada todos os anos pelo 20 de Abril, para festejar a triunfal entrada do renovado 'Establishment Azul' na Nova Madeira Nova. Um 'establishment' que nos dá semanas doces como esta. Que nos proporciona sábados deliciosos como este.
Bem hajam todos. Que vivam felizes por muitos e muitos anos. E que o imprevisível Mandrake não desmanche o encantamento.
Acta est fabula.
9 comentários:
Sr. Calisto anda distraído, refiro-me à sua sugestão para "que pensem num grande acontecimento com inspiração na Coreia do Norte", então para que é a "Festa" do Desporto Escolar?
Fantástico uma excelente análise. A sua voz é diferente diz o que quase ninguém quer ver. Continue assim, o fênix já tem mais sucesso que o dn madeira. Informacao rigorosa e independente.
Olá senhor jornalista.Felicito-o pela análise, carregada de ironia, ao atual momento do território contiguo.Mas será que não há algo que lhe escapa?Por este andar o psd de MA fica o tempo que quiser no poder?
Vá mais vezes ao Apólo e investigue o comportamento de alguns socialistas,que se preparam para fazer a debandada.Và lá senhor jornalista e esqueça o conçeito de IMPRENSA AMIGA.TÀ TUDO LÀ,ou mellhor,alguns preferem o VALE DA AJUDA.INVESTIGUE
Sim senhor, senhor jornalista, gostei.Mas, fiquei ainda mais preocupado...Esta nova madeira nova, ainda vai no adro.E a seguir? Gato escaldado de água fria tem medo...Toda esta bonança ( ou bonomia?) o que esconde?
Resposta ao anónimo das 16.35
Não é no Vale da Ajuda.È perto do Vale da Ajuda
Caro Calisto, deixo aqui este excerto de uma letra do Rui Reininho que espelha este 'ESTABLISHMENT AZUL' :
`É natural que me sinta, desnorteado, no meio de tanta fruta podre, contagiado.`
Vale da ajuda?? Explliquem melhor isso
O Madeirense sempre foi subserviente aos senhores feudais. So ainda nao percebi se o homem quer ser nomeado rei ou se principe das Angustias.
Vale da AJUDA.SIM.
Enviar um comentário