Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Competências em questão



A PROPÓSITO DA FALTA DE ARRANJO E LIMPEZA DAS ZONAS VERDES DO BAIRRO DA NAZARÉ OU COMO OS TIROS NO PÉ DÃO RICOCHETE…






Adolfo Brazão
(FB)


O Bairro da Nazaré foi planeado ainda pelo Fundo de Fomento da Habitação. Na Memória Descritiva original, desde logo se prevêem duas grandes zonas: 
-Uma abrangendo a habitação social e os equipamentos complementares
- Outra o território que lhe fica exterior. Para aqui são previstos arvoredos públicos, zonas de ar livre de acesso público, para visitantes e, inclusivamente, turistas
Esses, apelidados de “espaços livres”, são consideradas “logradouros públicos”, “zona verde publica”. Fala-se no “relacionamento dos quarteirões e arruamentos”, num “sistema aberto”, em “espaço contínuo de uso publico”. Define-se a “criação de espaços livres públicos”.
As zonas circundantes aos edifícios do Bairro da Nazaré têm o mesmo estatuto que as circundantes a qualquer outro edifício, publico ou privado. Não são zonas privativas ou comuns dos blocos habitacionais. Os seus jardins são espaços verdes públicos, não vedados, acessíveis e para uso de qualquer pessoa, não só para os moradores.
Os proprietários das habitações do Bairro, que são em cerca de 50% privados, pagam as suas taxas à Câmara, para compensar os serviços que esta está obrigada a prestar; Entre os quais, obviamente, a limpeza e o cuidado dos espaços verdes, como em qualquer parte da cidade, em qualquer rua, em qualquer bairro, que não constitua condomínio privado.
Portanto, senhores e senhoras que tanto se satisfazem no mal dizer, que tanto adulteram a natureza do madeirense quando assim espumam raiva e ódio, será melhor que estudem os dossiers, que se cultivem sobre o objecto das suas criticas, sob pena de estarem a escrever infundada e condenavelmente.
Os espaços verdes circundantes ao Bairro da Nazaré, como a qualquer outro bairro desta cidade, estão sob a alçada da Câmara Municipal do Funchal, é esta entidade que os deve cuidar e arranjar. O que, neste e em tantos outros casos, não faz.
Reconheçam o erro, e isso fará renascer o respeito. Porque não merece respeito quem espalha mentiras, falsidades infundadas, apenas para deitar abaixo. Isso é feio, muito feio, desonesto mesmo !
(fotografias "Fenix do Atlântico")

40 comentários:

Anónimo disse...

Sim senhor.
Brasão a mostrar serviço neste período pré-eleitoral, dando a parecer que se preocupa com estas coisas do povo.
Mais ferroada nos cafofianos.
Muito bem.

Anónimo disse...

Eu cá senhor Adolfo, ainda estou muito mais preocupado com a falta de remédios no hospital.Também para mim é pior ter de adiantar 300 euros para ir a Lisboa quando é preciso.O dinheiro do governo não é elástico e o do câmara também não.
E a câmara já pagou muitas dívidas deixadas pelos que estavam antes, não se esqueça.

Anónimo disse...

Esta figura foi para a ALM, para pagar os calotes, ficou sem nada, vive a aluguer, nada faz como deputado, fica sentado e mudo, passeia pelos corredores do Parlamento, como fosse uma sumidade, um snob convencido!! Que moral tem esta figura endividada para falar de bairros sociais e respectivos jardins, nem campanha eleitoral sabe fazer, afinal o maior bairro da Madeira, pertence ao Governo Regional!! Arranje coragem e passe pessoalmente por este bairro, acho que tem medo de enfrentar os pobres, pois acha-se um fidalgo!

Anónimo disse...

E o Bairro do Hospital quem é que dá uma nova Pintura naquilo que é uma autentica vergonha em autentica degradação na frente ao Hospital e muito perto da Zona Hoteleira, também é a Camara, SR Deputado Adolfo Brazão??
Isto é triste quando não se tem agua para se lavar a sua cara e vem maldizer os outros.
Será que quando a Rubina Leal esteve décadas na Camara os jardins eram um esplendor?
Pensava que pela sua idade seria mais sincero, mas afinal também pode juntar-se aos jotinhas naqueles cartazes em que aquilo que mostram é precisamente o que o DES governo não faz.
Em Dezembro Manuel António vai colocar todos estes ronovadinhos fora de patins.

Anónimo disse...

Afinal aquilo está tudo louco. E eu a pensar que eram somente os jotinhas.
Aquilo é uma epidemia que uma vez que não há medicamentos no Hospital só passará a partir de Outubro.
Que triste final de carreira Sr Adolfo Brazão, o tacho a quanto obrigas, até a vender a própria dignidade.
Vamos enviar-lhe uma Remessa de Espelhos para através dos cabelos grisalhos se ainda consegue ver alguma coisa com dignidade.
Para seu próprio bem, da sua imagem e da sua idade.... faça uma coisa por favor.... Abestanha-se destas crónicas ridículas e sem nexo que só o enxovalham.

Anónimo disse...

Olha este em dois anos veio dizer alguma coisa pela primeira vez o que tem andado a fazer? Sombra? Como e que andavam os jardins quando os renovadinha estava na câmara lembra se???

Anónimo disse...

Caro Adolfo, pedia na qualidade de seu cliente que fosse mais responsável. Olhe para o seu trabalho à espera que faça alguma coisa. Quando lhe telefonamos demonstra sempre uma azáfama, acústica assembleia, tribunal, partido, mas tem que fazer o seu trabalho. Seja profissional, o problema é presidente do governo e você tem o mesmo estilo, dedicação, e professionalismo. Não tivessem tido uma simetria de bebedeiras e experiências. Boa vida...

Anónimo disse...

Ai Adolfinho! Tomava te por um político sóbrio, um cavalheiro e sábio. Noto agora que afinal estava errado. Mostra muita ansiedade e nervosismo perante a inevitável desgovernacao e proximidade das eleições autárquicas. Até parece que está confuso e com receio de perder o seu lugar na ALRAM a partir de Dezembro de 2017. Espero voltar a ve lo na versão original e não medrosa e nervosa...

Anónimo disse...

Boas Tardes,
Fiquei muito triste ao abrir este Blogger e verificar que o SENHOR Adolfo Brazão também vem por cá com uma crónica.... de Lixo Organico, sim Lixo Organico.
Tinha por este Senhor muita simpatia e para mim foi das pessoas que mais me levaram a votar nos renovadinhos pois era aquela que nos transmitia mais responsabilidade e mais confiança.
Sinceramente não sei o que diga, só faço um apelo aos familiares e aos seus amigos verdadeiros que o ajudem a ultrapassar esta fase menos boa da sua vida quer no aspeto financeiro como infelizmente agora no humano.
Sabemos que como a canção: A Mocidade não volta mais, mas o Senhor Adolfo Brazão que já entrou na curva descente da sua vida que se acautele e continue com dignidade não perca todo o capital humano, responsável, carater e politico que consegui durante toda esta sua vida.
Não deite tudo isto que levou uma vida inteira a conquistar num Jardim Maquiavelico e não faça como estes jotinhas de agora que são uns autênticos arruaceiros, muito piores do que no tempo do Mijinhas.
O seu carater deveria ser como um Presidente da Republica dentro destes renovadinhos que nada fazem nem fizeram.
Então o Senhor Adolfo acha que os problemas da Madeira e do Funchal são apenas estes de lixo.... que numa hora estão resolvidos!
Vem confirmar comigo que afinal a Governação do Cafofo tem sido excelente.
No Reinado do Miguel e da Rubina quando lá estiveram também não havia coisas semelhantes ou piores? Com a Rubina, com o Cafofo e até com o Sr Adolfo Brazão na Presidencia isto irá sempre continuar ou então existem duas hipóteses de resolver o assunto:
- Uma seria ter uma equipa da Camara sempre permanente e no Bairro mas desse jardim, porque se essa equipa se desviasse para outro local do bairro este jardim já ficaria conspurcado ou então uma maneira tipo Salazar que seria aproveitar a unidade militar das proximidades e eles andarem por lá e cada vez que presenciassem tamanha conspurcação, agarrava-lhes pelo pescoço e levava-os ao jardim para juntarem o que tinham feito assim como bala de borracha pelas pernas. Só que hoje o tempo não é para essas coisas.
Peço Senhor Adolfo, Olhe que ainda a estou a lhe chamar de Senhor que tenha dignidade para o resto da sua vida e não se misture com estes Pés Descalços da Politica que destruíram o nosso partido.
Não se venda a pataco, a nossa dignidade é o nosso maior valor que podemos transmitir aos nossos descendentes.
Deus o ajude!

Anónimo disse...

Ele é cada tiro no pé...!

Anónimo disse...

Os políticos têm medo de dizer algumas verdade como criticar as pessoas que vivem em bairros sociais ou não... As pessoas têm o dever de zelar a coisa pública. Por que não entregar a gestão e manutenção dos espaços a privados?

Anónimo disse...

O Professor Cafofo e a sua brilhante equipa vão eliminar de vez tudo o que é resíduo laranja desta terra. As eleições estão no papo. Se eu fosse laranja nem me dava à maçada de ir votar no dia das eleições.
Daniel T. B.

Anónimo disse...

Este passou anos e anos sem aparecer no serviço e a receber o salário de Técnico Superior e ainda vem para aqui criticar.

Anónimo disse...

Dr Brazão não faça baixa política.Tinha e espero voltar a ter, muita consideração e estima pelo senhor.

Anónimo disse...

Nem mais. Concordo totalmente Daniel T.B. Com este desgoverno serão um passeio para o Cafofo. Este Governo Regional é trapalhão. Descoordenação total e a estratégia é zero.

Anónimo disse...

Os jovens dos cartazes que vão ai limpar

Anónimo disse...

À socapa como é próprio dos sonsos o golpe está em marcha.

Só falta saber se sempre vai ser construído um passadiço para ligar as duas redacções instaladas frente a frente na rua Fernão de Ornelas.

Talvez acabem por recuar na ideia para não tornar a coisa ainda mais escandalosa.???

O ar ''triunfal'' com que o porta-voz ''sem malícia'' anunciou a obra foi o culminar de mais um capítulo de um enredo protagonizado por alguém sem escrúpulos a quem deram por preguiça e incapacidade ''carta-branca''.

A vergonha em curso está a ser feita mesmo nas ''barbas do povo''. Estão a gozar na cara daqueles que foram enganados e assim acabaram por ajuda-los a consumar o assalto ao poder.

A ''porcalhice'' é uma realidade nesta terra.

O dito ''jornalismo'' agora é mesmo um farsa.

O tráfico e os negócios com os dinheiros de todos vai passar a ser feito sem regras (de certa forma já era assim que tudo funcionava nos últimos tempos) mas preparem-nos para assistir ao regabofe e à promiscuidade. Tudo será ao gosto e em função de apetites insaciáveis!

Abraço de um grande amigo.

Anónimo disse...

Grandes porcos esses que vivem aí e vandalizam os espaços publicos.
Deviam era po-los a limpar a porcaria que fazem.

Anónimo disse...

Parece que Adolfo postou isto no FB isto é Facebook. Se assim for pedia no futuro que este blog cita-se correctamente no futuro, para que não haja mal entendidos.

Anónimo disse...

Apoiado

Anónimo disse...

Ora toma, esta foi forte

Luís Calisto disse...

Ao anónimo das 11.41
Não parece: é com toda a certeza que o autor do texto enviou o dito-cujo texto para o Fénix publicar. Ou seja, o Adolfo enviou o texto ao Calisto, que com todo o gosto o publicou. Como assim é, pedia que, no futuro, este comentador emproado se informasse primeiro para poder comentar correctamente, já que, a avaliar pelo seu português de caverna, pode gerar mal entendidos.
E mais: sempre que o Dr. Adolfo Brazão solicitar a publicação aqui dos seus textos, com reprodução no FB ou não, tem carta branca para isso. Assim como qualquer outro cidadão.
Quanto ao comentador de trazer por casa, era o que faltava vir dar ordens para aqui!

Anónimo disse...

Com saídas destas a coligação confiança nem precisa de fazer campanha, basta-lhes esperar sentados.

Anónimo disse...

Senhor das 16.25
Qual é a equipa do Sr Cafofo.
Aquela que ele mandou embora?
A Idalina que parece que vai desmaiar? com o lixo amontoado?
O Geólogo despenteado que tinha contratos com as Câmaras do PSd para planos de emergência?
Cafofo aparece sozinho em todo o lado...Nao tem equipa, e não gosta de trabalhar em equipa que seja visível.
Só ele aparece.

Anónimo disse...

Muito bem dito Dr. Adolfo Brazão! Esses cafofianos doentes que se aproveitam de tudo para falar mal, maldizentes, ressabiados, invejosos e com medo de perder o tacho que nunca deviam de ter ganho!
Em outubro ajustamos contas seus tristes!!!
Força PSD!!!

Anónimo disse...

Está muito bem explicado, Dr. Adolfo Brazão. Não ligue que esta gente toda é muito ressabiada, e nem liga à explicação porque só quer dizer mal. Para a frente, força!

Anónimo disse...

Engraçado, ninguém contestou a explicação jurídica que o Sr. Dr. deu... para dizer tontices estão todos prontos, para serem esclarecidos estão todos surdos. Por isso é que isto não anda. Mas também não se importe que isto são meia-dúzia, sempre os mesmos a repetirem-se neste e em qualquer texto publicado que não seja a dizer bem dos Cafofos. Isto não é de todo significativo. Desagradável, mas irrelevante.

Anónimo disse...

Bahhhh... A piada do ano!!! Brilhante equipa?! Aquilo não se aproveita 1!!!
Força PSD! Os funcionários da CMF estão ansiosos pela chegada da Dra. Rubina! Volte por favor!

Anónimo disse...

Este Senhor Deputado, não é aquele que entra mudo e sai calado?
Que durante está já meia legislatura ou sejam mais de 2 anos ainda não abriu a boca nem orou?
Também não é aquele que está a pagar os favores que estes renovadinhos do PSD lhe arranjaram (tacho) com o meu, o teu, o nosso dinheiro dos impostos para lhe cobrirem as dividas e o caminho da bancarrota em que dizem ter-se encontrado e recuperar financeiramente.
Sr Deputado, eu hoje pela manha dei uma volta na Praça do Povo e encontrei 2 caixas de cigarros vazias e umas 4 beatas no chão, a quem devo reclamar por tamanha falta de recolha destes resíduos e logo num local onde já estão alguns turistas?

Anónimo disse...

Chegada da Rubina! Só se for para colocar a Camara e os seus Funcionários numa Pandominia, aqueles que nada fazem realmente agradeceriam, seria um reinado de show off e de poncheiros.

Anónimo disse...

Faz pena e causa dó ver que nenhum comentador diz nada que contrarie o estudo apresentado, e sem argumentos apenas se preocupam em difamar o seu autor, com mentiras e invenções que nem se percebe onde vão buscar. Triste gente ressabiada!

Anónimo disse...

Quem fazia a manutenção destes espaços públicos como diz o articulista no tempo em que os renovadinhos estavam na CMF? Era esta ou o IHM? E estavam mais bem tratados os jardins?

Anónimo disse...

Ai Adolfo, Adolfo! Tu só escreves, não falas e és pago a peso de ouro para isso.
Espero uma segunda parte do teu mandato muito melhor.

Anónimo disse...

Lamentável o que por aqui se escreve! Muitas calúnias infundadas, baseadas na ofensa pessoal, ridículas até!!!
Dr. Brazão, como Advogado reconhecido que é, e com todo o mérito que tem, fez e MUITO BEM. Subscrevo na íntegra TODAS as suas palavras transcritas para o texto.
É sem dúvida um acto de cidadania - de CONSCIÊNCIA!!! Acto esse que TODOS nós contribuintes, munícipes e até moradores/comerciantes, tínhamos o direito e obrigação de revelar e manifestar toda a insatisfação. Salubridade CMF - ZERO!!! Não é só neste caso... veja-se e ouçam-se as críticas das pessoas. Ruas até com amontoados de lixo à espera que a autarquia limpe...
As críticas de quem está FARTO de pagar taxas e impostos à CMF!!!
Ou seremos apenas importantes para a autarquia arrecadar receita?
Despesa da autarquia? Zero?
A autarquia do Funchal, onde todos nós munícipes pagam os seus impostos, tem a OBRIGAÇÃO de zelar pelo espaço público (USADO POR TODOS - NÃO VEDADO AO PÚBLICO), assim como os seus arrumamentos.

Pergunto (caso concreto).
Para que servem as taxas de lixo que a CMF cobra no Bairro?
Para que servem as taxas cobradas pela CMF na emissão de licenças aos comerciantes do Bairro?
Para que servem as taxas cobradas aos comerciantes do Bairro na emissão de licenças de iluminação?

Mais,
Onde é que está o instrumento de gestão urbanística da CMF, que diga que aquelas áreas não são da autarquia?
Estou em crer que existirá um Plano Integrado daquele Bairro... a autarquia que o revele!!! Os espaços são livres (jardins), são áreas dominantemente arborizadas que são constituídas por zonas de jogos e logradouros PÚBLICOS!!!

Note-se que, um Bairro não é um território isolado do "resto" do território do município!!! Porque teima esta Câmara e respetiva Junta de Freguesia de São Martinho em tratar o Bairro da Nazaré como um Gueto???

Nota final.
Os moradores/comerciantes do Bairro são munícipes do Funchal, tal como TODOS os outros.

Anónimo disse...

Exatamente! É uma epidemia que só passará em outubro!!! Quando a Madeira for novamente toda laranjinha!!!
Força PSD!

Anónimo disse...

Muito bem analisado!!! E a nota final é perfeita!

Anónimo disse...

Gueto foi o que esteve na origem da construção do bairro pelo psd ao arrepio de todas as teorias de inclusão social... if you know what I mean

Anónimo disse...

Em Outubro, nós do verdadeiro PSD vamos votar Cafofo para em Dezembro ser realizado um Congresso Extraordinário afim de colocar no olho da rua e irem andar de bicicleta para a Ciclovia esta cambada de salteadores dos renovadinhos que destruíram o PSD.
Este líder está politicamente morto e cada vez causa mais divisões dentro do partido provocando mais caucos.

Anónimo disse...

Oh inteligência saloia... São sempre os mesmos argumentos... Virem o disco, ressabiados! Se são cafofianos, compreende-se... Não conseguem mais que isto... Agora se são os ressabiados do antigo regime... Por favor... Já passou! Podem virar a página...

Anónimo disse...

E pronto, lá está o maluco delirante novamente com o bla bla bla do congresso...
Você avariou de vez! Pobre alma...