Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de maio de 2017

QUALIDADE DAS ÁGUAS BALNEARES



Mariana Velosa
Recentemente o Diário de Notícias deu conta de que o Funchal tem as piores águas da Madeira e de Portugal, com a Doca do Cavacas e o Gorgulho a obterem a pontuação mais baixa: a de ‘má qualidade’.
Isto significa que as águas da zona do Funchal são impróprias para banhos pois estão contaminadas, especialmente com a E.coli, uma bactéria existente e inofensiva no intestino humano, mas que é altamente perigosa quando se encontra em águas balneares.
No final das contas é tudo uma questão de saneamento básico. As redes de saneamento básico no Funchal estão degradadas, acabando por poluir terra e mar.

A Câmara Municipal do Funchal, apesar de saber que há fugas na rede de saneamento básico insiste em ignorar este problema de saúde pública.
A Câmara do Funchal insiste em fingir que aposta no Ambiente, ora com anúncio de estudos, ora concorrendo com o Funchal para prémios ambientais europeus.
A Câmara da Mudança que se diz amiga do Ambiente deixa que as nossas águas fiquem poluídas por inércia, desleixo e incompetência.
Acima de tudo, Paulo Cafôfo sabe que as obras incomodam e trazem transtornos aos automobilistas e aos transeuntes. Talvez seja por isso que Paulo Cafôfo prefira manter-se na sombra e não fazer nada, remendando apenas quando a coisa rebenta – como foi o caso em que houve um derrame na rede de água potável que deixou os moradores do Monte sem água durante 12 horas.
A contaminação das águas balneares é um problema de saúde pública que afeta madeirenses e turistas. Esta realidade também é preocupante quando falamos de uma terra que vive do turismo de Natureza.
Basta recordarmos o caso de há dois anos em que dezenas de turistas tiveram que ser assistidos no Hospital por apresentarem sintomas de disenteria e gastroenterites, depois de uma saída de barco e de um mergulho na baía do Funchal. Nessa mesma semana muitos madeirenses foram assistidos no Hospital pela mesma razão e tantos outros não foram a banhos.
O maior problema da contaminação das águas balneares devido a descargas de esgotos é que a E.coli é invisível, e até parece que está tudo bem (tirando aquela espuma branca). Mas a verdade é que este inimigo invisível a E.coli existe nas águas balneares, a Câmara sabe que as águas estão contaminadas, as análises confirmam que as águas são impróprias para banhos… mas este município continua de braços cruzados.
Senhor Paulo Cafôfo, o que pretende dizer aos madeirenses?
Que justificação irá dar às empresas que vivem do turismo?

Que solução irá trazer para o Funchal, capital de uma região que vive do Turismo? 

23 comentários:

Anónimo disse...

A "mariana" está-se a fazer a Secretária do Ambiente?

Anónimo disse...

Esta senhora renovadinha militante do psd e apoiante da Mata Hari que vem para aqui disfarçada de cidadã anônima e esquece se de dizer que não é de agora que a rede esta envelhecida e que antes escondiam se os resultados das análises ê preciso não ter vergonha na cara aliás estes renovadinhos alucinados estão tão desesperados que já qualquer coisa serve para atacar o cafofo vão cair em descrédito se e que alguém ainda lhes da credito

Anónimo disse...

Esta senhora não é uma que os renovadinhos trouxeram da câmara para um tacho na secretaria da saúde e que é militante do psd que vem p aqui disfarçada de cidadão comum para enganar os tolos???! Tenha vergonha na cara

Anónimo disse...

Esta querida já foi ver o esterco que anda nas águas por todas as praias da Madeira? Basta ter olhos será que é tudo culpa do cafofo? A senhora n sabe que o povo tem olhos e que a merda não é de agora o que é que a senhora fez quando era funcionária da câmara e a sua quadrilha???

Anónimo disse...

O problema faz-se sentir principalmente quando os hotéis estão cheios, como tem sido o caso ultimamente. Milhares e milhares de turistas produzem muita tonelada de MER** todos os dias e as redes de esgotos não foram preparadas para isso. E ainda querem construir mais hotéis. Quando aquele mastodonte do AFA estiver pronto e cheio de turistas, vai ser lindo vai.
Se o turismo é importante para a Madeira, a construção desmedida de hotéis pode ter o efeito contrário do que se pretendia e os turistas começarem a fugir para outras paragens. Cuidado.
Aqui isolados no meio do Atlântico tínhamos condições para ter uma água do mar excelente, mas cada vez é mais porcaria.

Anónimo disse...

Careca já foste, está gestão é uma aberração

Anónimo disse...

Esta Senhora tem feito análises objetivas sem desmentido possível.
Contra factos só as mentiras cafofianas

Anónimo disse...

Agradeçam ao Sérgio Abreu e ao Bruno Ferreira que são agora quem manda na Frente mar. Até aceito que o Cafofo não possa fazer muito mas os irresponsáveis que mandam na empresa das praias sem ser no papel é que têm culpa disso.

Anónimo disse...

Reaprem só no estilo da candidatura da Rubina Leal (uma desgraça em todos os sentidos!) a mandar cartas anónimas para a Fénix! Rubina não enganas ninguém. Já foste. O meu voto e o da minha família vai para o Cafofo!

Anónimo disse...

Funchal best Shitcities

Anónimo disse...

Deve ser aquilo que sai da Quinta das Angustias que está a poluir as nossas aguas, tanta eles fazem!

Anónimo disse...

Parabéns, você tem desmascarado bem o Cafofo, enquanto a cidade está poluída e abandonada, ele faz festas e gasta milhares de euros no Diário que se vendeu como uma p...

Anónimo disse...

O sr vereador Miguel Gouveia que tem o pelouro dos esgotos da cidade ainda não resolveu esse problema? Não acredito. Não é ele que vai substituir o Cafofo?

Anónimo disse...

Nem tudo é negativo. Esta caca é de superior qualidade porque sai de um povo superior! Tenho dito!

Anónimo disse...

Muito bem Mariana,
Teve de estar muito atenta pois o DN colocou na primeira página uma fotografia imaculada do mar da Madeira, em em parangonas que tínhamos águas melhores. Lá no interior, quase em nota de roda pé, escrevem, no fim da notícia, que as do Dunchsl são as de piores do país e que a sua qualidade piorou, ao contrário de todas.
Não fosse estar Cafofo na Câmara e o título seria ´temod as piores águas do paisˋ com fotografia de m... no mar. Nem era necessário escrever que tal deve-se a completa ausência de investimento no saneamento básico, águas residuais.
Porque será que o DN deixou de ser parcial? Audite-se e apure-se as centenas de milhares de euros que paga a Câmara ao DN, como publicidade e em apoio a actividades organizadas pelo DN. Aponte-se quanto se retira aos funchalenses para promoção da candidatura de Cafofo, para que o DN apenas de Notícias que interessam
Uma vergonha. Ainda falavam do AJJ e do JM. Ao menos era transparente!

Anónimo disse...

É tudo para promover o turismo . Devem ser os conselhos da Secretaria de estado do Turismo , ainda não se entendeu para que serviram os milhões que ela mandou entregar á camara do funchal . ( ou á cama ? ) já nem sei

Anónimo disse...

Falar de um assunto sério, com factos, para politiquices a mim enoja-me. A verdade é que duas praias do Funchal são mesmo as piores não só da madeira mas de Portugal inteiro. É uma vergonha para a cidade mas principalmente um problema grave para a nossa saúde!

Anónimo disse...

De acordo com a página 151 da parte Art5 – RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO e página 132 (quadro 4.5: calssificação das águas balneares na época balnear 2014)do Plano de Gestão de Bacia Hidrográfica da RAM (disponível no site da SRARN: https://www.madeira.gov.pt/sra/pesquisar/ctl/ReadInformcao/mid/1260/InformacaoId/12509/UnidadeOrganicaId/8 ), a Classificação das águas balneares na época balnear de 2014 :
Ponta Gorda- Excelente;
Lido - Excelente;
(Praia) Formosa – Excelente;
Clube Naval do Funchal- Excelente;
Poças do Gomes (Doca do Cavacas) – Má e
Gorgulho – Má.
Eu vejo a sujidade da água a deslocar-se ao longo da costa, pelo que não acredito em nenhum destes resultados nem nesse Plano.

Anónimo disse...

A merda para o mar deve fazer parte das ações smartcity que os cafofianos organizaram para enganar tolos.

Anónimo disse...

De vez em quando dava um mergulho no mar, mas há dois anos que já não o faço. A água anda suja, muito suja. Não é só as Poças do Gomes e o Gorgulho. As praias não estão isoladas umas das outras.

Anónimo disse...

O Funchal é uma smartcity, existe já uma App que indica a concentração de castanhos no Lido e na Barreirinha, é só fazer o download no site da câmara

Anónimo disse...

Simmm... E o mentiroso do Cafofo ainda queria enganar os funchalenses com o falso galardão da Cidade Verde...
É um incompetente! Sempre vi isso... Mas agora os funchalenses também lhe vão descobrindo a careca...

Anónimo disse...

Força Rubina!
Leal ao Funchal!!!