Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de julho de 2019


Bloco propõe bolsas de estudo
para todos os universitários


O BE realizou uma ação de campanha, junto ao Governo Regional, na Av. Arriaga, subordinada às problemáticas do acesso ao ensino superior na RAM e as alternativas que se impõem para resolver as mesmas.
A educação é o instrumento mais eficaz no combate à exclusão, ao desemprego, à pobreza e ao conservadorismo cultural.

Após a escolaridade obrigatória, o INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR é a escolha de muitos jovens – uma escolha que representa um grande esforço financeiro para as famílias, incompatível com o nosso nível de rendimento médio  (± 900) – com um custo que facilmente ascende a valores na ordem dos 600/700 euros mensais, pelo pagamento de propinas, alojamento, alimentação, transportes, materiais escolares. 
MUITOS NÃO INICIAM O CURSO, OUTROS DESISTEM por razões financeiras
O BE defende a atribuição de bolsas de estudo a TODOS os universitários da Região. Se as oportunidades são escassas para os jovens com formação superior, para os demais ainda mais grave é o cenário.

Os jovens devem questionar o GR sobre as oportunidades para se estabelecerem na Madeira após os estudos, de constituírem família e terem perspetivas de realização profissional.
Há que apostar na diversificação da economia e do emprego e o Governo Regional tem de assumir investimento produtivo a longo prazo – ciência e tecnologia - em vez de ficar à espera de privados. O que vemos é o favorecimento de atividades especulativas de enriquecimento rápido, mas só para alguns.

O GR tornou-se uma FÁBRICA DE AUSTERIDADE e empobrecimento para os madeirenses e um “el dourado” só para alguns, e não dá esperança, não dá oportunidades aos jovens que são obrigados a emigrar.

Com o voto dos cidadãos, dos jovens e menos jovens, é possível construirmos uma alternativa que se erga contra os monopólios instalados, a mercantilização da saúde e da educação, a precariedade do trabalho, a austeridade e o garrote da dívida, porque a Madeira é de todos e não só de alguns.

BE

12 comentários:

Anónimo disse...

Excelente, mas porque não a nível nacional??... Não sejas Paulino....

Anónimo disse...

Bolsas de mérito académico sim. Bolsas para todos andarem a vadiar em praxes e associações de estudantes não. Chega de andar a brincar com dinheiro dos contribuintes.

Anónimo disse...

E quem paga, o Bloco?

Anónimo disse...

Vê-se que este tem cara de comprar tudo feito
Só bolsas
Andas de mochila às costas e prometes bolsas?

Anónimo disse...

Porque razão eu vou ter de pagar impostos para gajos ricos terem também bolsa? Já me basta os pseudo-pobres do rendimento mínimo que vivem com mais dinheiro que eu. E isto é uma proposta de um partido que se diz de esquerda?

Anónimo disse...

É fácil dar subsídios com o dinheiro dos outros. Não faz qualquer sentido uma família com rendimentos altos ter direito a subsídiosubsídio, isso nunca ou então o líder do Bloco que pague do dinheiro que recebeu com as aldrabices dos subsídios quando estava na Assembleia da república. É só garganta para caçar votos

Anónimo disse...

Bolsas de estudo para todos nunca, há pessoas que não têm necessidade e podem suportar perfeitamente esses custos. O dinheiro do Estado não é de elástico

Anónimo disse...

Tudo gratuito para a população e nada de impostos, não meus senhores?Um mimo,e o dinheiro vinh
a do céu, do fundo dos mares ou da via láctea!? Demagogia e mais demagogia.Para a caça ao voto vale tudo.

Anónimo disse...

Quantos alunos desistem do curso por dificuldades financeiras? Muitos.
Perguntem às famílias ditas da "classe média" que vivem com enormes
difuculdades para manter os filhos na universidade, afastados de qualquer apoio público. São imensas. As contas certas que se façam no IRS. Pagamos impostos, e bem, mas estamos afastados dos serviços públicos e caminhamis na maior das austeridades. Solidariedade e acesso para todos é o que se exige em democracia

Anónimo disse...

A democracia tem de promover a equidade.Para que todos tenham acesso à educação e à saúde.

Anónimo disse...

Nunca poderá haver subsídios para todos, vencimentos acima de um determinado valor que deverá ser verificado com rigor, terão de assumir a totalidade dos custos incluindo as propinas. Esse patamar deverá ser calculado para que não haja injustiçasempre. Subsídios para todos nunca.

Anónimo disse...

Estou de acordo.
Apenas uma pergunta. A partir de que rendimento é que não devem existir apoios?