Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de julho de 2019


DIÁRIO É O PRAVDA DE CAFÔFO, 
ACUSA IMPRENSA NACIONAL!





Madeirense Justo


Muitos se lembram do Diário como garantia de independência num tempo em que o outro jornal era o órgão oficial do jardinismo. 
Agora o Diário é visto pela imprensa nacional como um panfleto do cafofismo, réplica para pior do que o antigo Jornal da Madeira fazia a Jardim. Para todos os que lutaram por um Diário de referência, a nossa solidariedade. 
O artigo de Eduardo Cintra Torres (CM), na íntegra:


«Enquanto se fala do potencial das redes sociais para a desinformação, ignoram-se outros meios de enganar a opinião pública. Caso do discurso político: entre 44% e 61% dos inquiridos numa sondagem ISCTE/ICS para o Expresso de ontem rejeitaram-no, considerando todos os partidos incapazes de responder a problemas como a corrupção ou o dos serviços de saúde. 

Há media, porém, que colaboram na ilusão matraqueada pelo discurso político: a mesma edição do Expresso fez manchete com o programa eleitoral do PS.
Se os media nacionais ainda vão tendo algum escrutínio, há um mundo mediático que lhe escapa: a imprensa local. Muitos jornais locais fazem bom jornalismo, mas há também os que soçobram aos poderes e sua propaganda.
Na Madeira, Alberto J. Jardim alimentou com dinheiro público durante décadas um diário que parecia o Pravda do seu governo. O seu sucessor terminou com essa propaganda militante, mas o Jornal da Madeira ainda paga hoje por décadas de subserviência ao PSD. Entretanto, o outro diário da Madeira mostra a selvajaria a que pode chegar a informação ao serviço de interesses. 

O Diário de Notícias local é privado, mas a lista dos apoios que recebe mostra dependência financeira da Câmara do Funchal (PS). Em 2018 recebeu 124 mil euros em subsídios para organizar (?) ‘eventos’, como ‘Malta do Diário’.
O apoio do jornal à Câmara, ao PS e seu candidato regional, Paulo Cafôfo, é descarado, ultrapassando o que é razoável como orientação editorial e útil como contra-poder.
No mesmo dia em que publicou publicidade de página inteira do PS, trazia um artigo de opinião do candidato do PS.
Uma manchete desta semana, “PS viabiliza novo modelo de mobilidade” (preços baixos para viagens dos madeirenses), desinformava, pois o PS foi na AR o único partido que esteve contra o modelo; a lei seria aprovada sem ele, pelo que não seria o PS a “viabilizá-la”. Mudou à última hora, por ser o voto contra inútil e eleitoralmente mau.
Noutra manchete, ocultava que o processo judicial da queda da árvore do Monte (13 mortos) atinge a Câmara PS: o título falava em “Governo condenado em expropriações de terrenos” e em subtítulo misturava esse caso com o da árvore, dizendo apenas que as inquirições serão depois das eleições. Na notícia interior, para ‘normalizar’ o assunto, dizia que Cafôfo foi arguido do processo desde o início, o que não é verdade: foi, deixou de ser e voltou a sê-lo esta semana. Essa é que era a notícia, mas a subserviência do diário ao PS regional ditou a desinformação mais reles, até porque, por baixo da manchete, trazia uma entrevista — com quem? — com Cafôfo.»

25 comentários:

Anónimo disse...

"Imprensa nacional"? Um articulista, queria V. Excia dizer? Logo o correio da manhã para dar lições de moral em jornalismo!

Anónimo disse...

O DN, infelizmente, tornou-se num pasquim vendido a interesses.
E digo infelizmente, porque me lembro do DN ter nos seus quadros jornalistas de grande valor. E que, perante dificuldades que hoje não existem, não se vergaram a interesses.
E, é lamentável para o DN, manter uma declaração editorial de matutino independente. Porque não o é, e isso é uma evidência. Ao menos que tenham os seus responsáveis a ombridade de assumirem o alinhamento político que têm patrocinado.

Anónimo disse...

Já mete nojo a propaganda do DN contra todos os inimigos do cafofismo. Só agora descobriram a rapina de inertes nas ribeiras da região, só porque o Avelino é o rival do Jornal da Madeira. OLHA O PASQUIM!?

Anónimo disse...

Façam como eu que deixei de ler o diário logo que percebi que estava a fazer os fretes ao Prof. Paulo Cafôfo. E anulei a assinatura que os meus pais tinham no diário há mais de 50 anos. Eu não pago propaganda política! Quem quiser pagar que pague!

Anónimo disse...

É deprimente a falta de honestidade intelectual deste comentário, tentando desviar a atenção para o articulista face à gravidade da situação que todos nós conhecemos. É mesmo bom que se dê visibilidade nacional a esta pouca vergonha, e quer se queira ou não queira, o CM é o diário mais lido em Portugal.

Anónimo disse...

Ó das 15:39
Caso não tenha percebido aquilo é um artigo de opinião e não uma peça jornalística.

Quanto ao Madeirense Justo, é um alto quadro do PSD e não um simples cidadão preocupado...

Anónimo disse...

RIP Diário. Só falta vir na capa a manchete VOTA CAFôFO. O Director tem dias que acha que está a escrever no seu blogue, mas o Diário não é dele. é património da Região.

Anónimo disse...

Uma vergonha e assim utilizam o dinheiro dos contribuintes para pagar notícias a favor do PS-M no jornal dito "independente".

Anónimo disse...

O Diário recebe milhões da Câmara do Funchal para fazer propaganda ao Prof. Mentiras. É o diario oficial do PS.

Anónimo disse...

O das 1355 é o Cubano que o Costa mandou para a madeira como tratador do cafofo . Mandaram-no estar calado mas ele não resiste e bota sentença

Anónimo disse...

Uma pergunta: não foi o DN que durante anos e anos criticou duramente a subsidiodependencia do JM? É agora faz igual ou pior... Estamos entendidos.

Anónimo disse...

Ando curioso para saber qual a notícia que o DN-M esta a preparar para manchete do dia da festa do psd-
Ë preciso desvalorizar
sabemos que o DN está colado ao PS de Cafofo e por isso o DN já sabe o que vai publicar porque já reuniu com a LPM com Cafôfo e com Iglesias -
São estes 4 que já conhecem a manchete
desconfio que seja a inscrição de Cafofo no PS-M o que daria entrevistas aos mesmos de sempre,
De sempre a dizerem o que querem que as pessoas ouçam
Mas também apostava numa sondagem a dar empate técnico
Ou notícias sobre saúde que ę um filão pois ã sempre uma criança ou idosa que esperou umas horas ou um transporte com o carro sujo ao fim do dia ou ou ou
Será que vou perder a aposta é em vez de uma manchete vamos ter 2 ?uma na véspera e outra no dia da festa do psd?

Anónimo disse...

A manchete do dia seguinte será mais interessante.

Anónimo disse...

Diário já não é o que era.mto compadrio corrupção

Anónimo disse...

11.11
Será com certeza qualquer caso na área da saúde. É o que está a dar para malhar em governos, em qualquer parte do país.
Mas, por outro lado, sair com um empate técnico, numa coisa que o DN chame de Estudo de Opinião, não pode chamar sondagem para não cair no ridículo das europeias.
Mas veremos.

Anónimo disse...

O DN hoje em dia representa o que o nosso sistema clientelar tem de pior. Uma instituição centenária que perdeu toda a sua credibilidade. Se não fossem as empresas satélites do DN às quais a Câmara Municipal do Funchal “inunda” com dinheiro dos funchalenses já não existia.

Anónimo disse...

Ó anónimo das 21:04, recebe milhões? Não nos faça rir. Está a confundir com o JM do passado recente? Há cada uma.

Anónimo disse...

Ó anónimo das 21:24, Ó é daqueles que recebe o DN à borla, Ó deve achar que ainda recebem “poucochinho”, Ó acha que devem ambicionar chegar ao patamar do extinto Jornal da Madeira. Vergonhoso

Anónimo disse...

Façam como eu, não leiam. E são cada vez mais os que fazem.

Vejam os resultados miseráveis que tiveram no ano passado. Só se aguentam devido ao que andam a chular as autarquias sobretudo a do Funchal.

Claro, como não há almoços grátis, em contrapartida mandaram às malvas a sua independência editorial centenária e tornaram-se boletim do município do Funchal e pasquim cafofiano.

Vão ser os coveiros do Diário de Notícias da Madeira.

Alguns, o administrador Câmara e o director Oliveira vão levar todos ao fundo.

Não tarda revoltam-se todos os outros jornalistas pois em causa estará o seu posto de trabalho.
E os burros dos acionistas vão pôr fim abrir o olho.

Vejam as cenas dos próximos capítulos a 23 de Setembro. Vai tentar guinar numa de imparcialidade, mas vira tarde. Vão pagar pelo que tentaram fazer

Anónimo disse...

O JM goste-se ou não, está a crescer lhos vistos no digital e no papel.
Porque, pela sua imparcialidade.
Vejam a primeira página. Uma a favor deste, outra a favor daquele. Hoje eu gosto de lê-los, amanhã outros gostarão.
Não é como o DN que é sempre para o mesmo lado, seja ele a favor do Cafofo ou contra o Governo Regional. Já cansa esta cegueira.
Ao menos façam como nós EUA. Digam ao que veem. Digam que apoiam A ou B. Mas não nos enganem com treta da vossa imparcialidade, equidistância, pois há muito que a meteram na gaveta. Julgam que os Madeirenses são parvos?

Anónimo disse...

Bora lá organizar mais uma viagem a LoNDRES e os renovadinhos se calam todos e é como no futebol o DN passa logo de besta a bestial.
Quem não está connosco é contra nós.!
Já ouvi isto em qualquer lado. Hum.....

Anónimo disse...

Ó cafofiano das 16.32,
O campeão das viagens a Londres é o Mentiras.
Mas nem assim passa de besta a bestial.
Já foste ao dicionário ver a diferença entre prospeção e prosperidade?
Se não compreenderes liga ao chefe, e pede que ele te explique.

Anónimo disse...

18.05
Se ele já é Chefe vai perguntar a quem?
Só que já se desapegou dos renovadinhos do PSD e tirou a Pala que tinha anteriormente. Hoje está feito num Homem com Letra Grande ao contrário de vocês que são caes de fila e a única coisa que fazem é seguir o seguidismo.

Anónimo disse...

Ò regedor, em que posição vai na lista para a ALRAM?

Anónimo disse...

00.35,
Lá na tua camarilha não te ensinam a ler?
Então achas que o cafofiano das 16.32 é chefe? Estás tontinho?
Volta lá a pôr as palas, porque só sabes olhar em frente. Pões-te a ver para os lados, e dá nisto.