Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de julho de 2019


Madeira é a única região do país a oferecer 
o ensino das artes de forma generalizada

O Grupo Parlamentar do PSD visitou hoje o Conservatório - Escola das Artes da Madeira, onde o deputado Paulo Freitas destacou a importância da história da artes na nossa Região, com mais de sete décadas de existência e que levou a que a Madeira seja "a única região do país que apresenta esta massificação do ensino da artes". Ou seja, explicou o deputado, a oferta do ensino em várias valências, como a dança, a música, as artes plásticas e o teatro.

"Nós somos a única região que, neste momento, oferece às crianças, desde os três anos de idade até à conclusão do ensino secundário, aprendizagem gratuita nestes campos das artes", reforçou.

Uma realidade que tem sido proporcionada pelo Governo, que tem assegurado este ensino gratuito às crianças e jovens, conforme salientou.

Paulo Freitas referiu ainda que o Conservatório da Madeira é o maior do país, contando com cerca de 1.200 alunos e apresentando mais-valias ao nível de eventos, através de três orquestras e de vários outros agrupamentos. "No último ano letivo, esta escola conseguiu apresentar 210 eventos à população madeirense e aos turistas", sublinhou o deputado. 

O deputado recordou que todas as sexta-feiras é realizado um concerto de entrada gratuita, na escola, proporcionando aos madeirenses e turistas uma grande diversidade cultural.

No próximo ano letivo, a Escola das Artes será alvo de uma fusão com a Direção de Serviços e Multimédia, o que, segundo o deputado, vai possibilitar uma ainda maior maximização do ensino das artes na Madeira e ao nível da formação que é dada às crianças e jovens,

PSD-M

12 comentários:

Anónimo disse...

Quantos destes nem irão fazer parte das listas de suplentes, a começar pelo deputado de Santana?

Anónimo disse...

...há muito que não se via a deputada mais bonita do parlamento...

Anónimo disse...

O das 21.02 tem uma fixação com as listas do PSD às regionais.
O que até é bom porque faz publicidade.

Anónimo disse...

Este deputado Paulo Freitas a falar de cultura e artes é simplesmente hilariante!!!!

Anónimo disse...

Música erudita para viloada é um desperdício. Ponham os bailinhos e os despiques que conseguem mais votos!

Anónimo disse...

10.41,
E então porquê?

Anónimo disse...

Massificação nas artes só na Madeira? Massificação é coisa boa?

Anónimo disse...

A deputada mais linda desta lesgislatura chama.se Maria Josefina Carreira. Li hoje no Diário dia 20 de julho que ela pediu para sair para investir na sua carreira professional.
Oxalá continue como deputada. É educada competente e uma mulher lutadora.

David

Anónimo disse...

A Josefina Carreira ainda agora começou e já quer sair para investir na carreira profissional?É mesmo ou são outras razões? Veja bem.

Anónimo disse...

E depois, a OCM está é cheia de estrangeiros!!Onde estão os músicos e os bailarinos que saem do conservatório?

Anónimo disse...

20.36,
Vão para o estrangeiro prosseguir estudos. Faz parte do currículo dos músicos adquirir experiência noutras escolas e orquestras.
Tal como acontece com músicos estrangeiros que cá vêm. Em todo o mundo as orquestras são fornadas por gente de diferentes nacionalidades.
A maior estupidez que se poderia fazer à OCM seria fazê-la integrar por madeirenses apenas, ou na sua maioria.

Anónimo disse...

Vão para o estrangeiro. Na Madeira alguns muito poucos tornam.se professores do Conservatorio ou da DSEAM. Exemplos de músicos madeirenses a dar cartas no estrangeiro Mariana Pimenta...Alberto Sousa...etc....