Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de outubro de 2019



É fartar, vilanagem!







À Redacção do Fénix do Atlântico - Os operacionais do Luís Miguel de Sousa têm as suas instruções superiores e explicam amavelmente ao freguês:
- Vamos lá ver o que dizem aqui as normas da casa. É isso. Se o senhor quer mudar o dia das duas passagens, tem de pagar 25 euros.
A gente pergunta: pode-se saber quais são os custos acrescidos da empresa se mudar no papel o dia da viagem para a véspera, para uma viagem que todos os domingos vai vazia?
Não há resposta. A não ser esta: 
- O senhor vai ter de pagar mesmo, são 12 euros e... por cada passagem.

É um caso simples. A PSL "facilita" os grupos que se organizam para um fim-de-semana divertido na bonita ilha do areal. Então, há umas facilidades de pagamento, porque depois vem o reembolso e fica tudo muito acessível. Não por benevolência da navegadora, está bom de ver, que não perde um tusto com o bonito gesto, era o que faltava - ou não estivéssemos na época baixa.
Pode-se é fazer mais uns trocos, aproveitando as azelhices de alguns distraídos. Neste caso, o grupo do torneio de futebol enganou-se e marcou duas passagens para um dia depois do que devia.
Ai enganou-se? Então, eles abrem a boca e dizem:
- Pois é, como se trata de uma viagem de grupo, se quiser mudar tem de pagar a passagem no seu total, já não há descontos.
Argumenta-se:
- Mas o grupo não vai todo junto, uns vão domingo, outros segunda, quinta, na sexta...
- E portanto são mais 25 euros para mudar as duas passagens.
O Luís Miguel é capaz de me dizer:
- Oh nabo, sabes quanto é que a TAP ou uma Turkish Airways ou uma TWA cobram se quiseres mudar um voo?
E eu respondo:
- E sabes, caro Amigo, se essas companhias têm tudo o que querem dos seus governos e se gozam de monopólios à custa de uma falsa fama de serviço público, como tu fazes aqui? Não sei se a Air Canada multa quem quiser mudar de hora ou se dá um pontapé de castigo no passageiro que berrar a bordo. Nem quero saber se o homenzinho do riquexó de Xangai aplica uma taxa se o cliente mudar o serviço. Quero saber é que custos acrescidos recaem sobre a tua contabilidade se eu quiser antecipar ou atrasar uma viagem na tua banheira navegante. Pois se não se trata de navios cheios! Que prejuízos estarei a causar então?
O Luís Miguel começa com aquele grande paleio, que cada empresa tem o seu regulamento e que quem precisar dos serviços deve acatá-lo.
Pois eu não acato. Pode o armador de transportes declarar-me persona non grata, proibir-me de viajar nos seus barcos. Que eu fico aqui preso na ilha, já que não há navios concorrentes, mas não cedo.
A companhia acha-se no direito arbitrário de exigir dinheiro a troco de serviço nenhum e eu tenho o direito de os mandar à fava. Esta manhã, quando me disseram que eu ia pagar os 25 euros, respondi:
- Não vou pagar, não. Se me disserem que há custos por mudar uma passagem, eu pago nem que sejam 200 euros. Como não me explicam e eu acho que é abuso, não pago nem um cêntimo. 
E pronto, perco um dia e uma noite no Porto Santo, fico mais um dia no Funchal e delicio-me com uma boa almoçarada até 25 euros.

O ano passado, decidi ir no sábado para tomar parte nas futeboladas do grupo, na ilha do areal. Nem de propósito, S. Pedro manda mau tempo e a banheira do Luís Miguel não zarpou da Pontinha.
Uma maçada para me entender com o hotel do mesmo Luís Miguel: eu não tinha culpa de S. Pedro ter acordado mal disposto e anular a viagem. A discussão ia descambando. Mas a estadia sempre ficou em suspenso para este ano.
Ora, quando vou tratar do assunto, para usufruir do hotel agora, dizem-me que já não tenho direito às 4 (ou 5) noites do ano passado, porque a tabela de preços mudou e eu tinha era o mesmo plafond, que dava menos noites.
Mas pronto, que se dane. O contrato era de noites, eles mudam para plafond para dar menos noites, eles é que mandam...
Esse aspecto da história está tratado, graças até à reconhecida competência dos profissionais que o Luís teve a sorte de contratar e que o defendem até à medula. Só que mais uma vez não vou para o sol porto-santense no dia marcado, mas um dia depois. O outro 'S. Pedro' manda mais do que o do céu.

O Luís não se satisfaz com a sua exclusividade no mar, que lhe permite praticar preços à balda. Com pacotes carro-passagem-hotel pornográficos. Mas não há concorrência: temos de pagar mais por levar um skate do que os canarianos pagam de transportar um camião pesado de Lanzarote para Fuerteventura.
O Luís não se satisfaz de só disponibilizar 50 viagens aéreas por dia, aos porto-santenses, no mês de doca seca para o Lobo Marinho, Janeiro. Ele deixa o comércio da pequena ilha deserto, sem as receitas que os madeirenses com casa lá podiam fazer, mais os grupos de madeirenses que gostam de lá passar o fim-de-semana ou outros dias, mesmo em Janeiro. Porque as passagens aéreas bonificadas não abrangem os madeirenses.
O Luís não se satisfaz com a prerrogativa dos serviços de bar no navio cobrados sem IVA - porque aquilo é considerado serviço de bar no mar alto, vejam só.
Enfim, o Luís manda castigar quem tem o azar de querer mudar uma passagem. 
A mim não castiga.

K-Azarado

Nota do Fénix - Achamos bem que o Dr. Luís Miguel de Sousa não dê água a pintos. E agora com o governo blue comido de escabeche, a cafofagem trincada em molho de vilão,  o Zé no topo do Parlamento, os transportes nas mãos, a RTP e o DN no bolso, os ressabiados verão o que é bom para a tosse.

10 comentários:

Anónimo disse...

Os sousas na Madeira são como o ps no território continental, é tudo deles.
É só corrupção e ninguem faz nada.
Volta SALAZAR.

Anónimo disse...

o santaneiro será um pião na mão dos sousas

Anónimo disse...

Ao das 18.26
E ele (o santaneiro) chateado...
Hahahaha

Anónimo disse...

Vergonhoso. Há coisas que não se compreendem. Um contentor vindo da China para o Porto de Leixões são 500 euros. Leixões / Funchal pelo armador dos Sousas passa dos MIL EUROS, e não querem que se reclame.
Compreendo que tem a ver com a economia de escala, claro que não há comparação possível, mas se compararmos com a distancia entre ambos tem algum significado.

PS. A pessoa que me falou nisto mostrou facturas do mesmo. Penso que os comerciantes que utilizam os mesmo serviços sabem-no bem.

Anónimo disse...

Bem feito! Tudo o que os sousas possam roubar aos madeirenses e portossantenses devia ser mais, porque os vilões votaram nos 3 partidos que estão capturados pelos sousas (PSD, PS e CDS). Com os resultados eleitorais do dia 22 de Setembro, onde afastaram os pequenos partidos que combatiam a corrupção, passeia a ser um fervoroso apoiante dos sousas, para que consigam roubar ainda mais estes vilões tontos. E todos os textos a se queixar da roubalheira, estarei aqui a apoiar a ladroagem para ver se os vilões abrem os olhos!

Anónimo disse...

Continuem a ir ao Porto Santo...
Eu prefiro ir ao Brasil!
No verão sai mais barato e no assunto never o tem sempre bom tempo! Só vou ao Porto Santo com estadia grátis e viagem de veleiro. Como não calha me convidarem, pago do meu bolso para ir mais longe sem ficar a dever favores a ninguém! Metam os subsídios de inverno no c...

Anónimo disse...

Uiiii...
Quer a crónica quer o "P.S." deste post são muito entricados, rebuscados, enrrodilhados, etc...
É mais fácil constatar pelo lado mais simples, assim:
Um espertalhão com a conivência e a benção de um governo inenarrável anda há anos a sodomizar um povo que nasceu e permanece de cócoras. Ponto.
Não fica mais simples - heim???!!!.....

Agora o meu P.S:
Rafaela Fernandes para o SESARAM, Amílcar para a ARM, a abanicada para os portos, etc., etc...; "Sai tu para que vá eu!", uma secretaria para ti outra para mim...., etc., etc....

AHHHHH seu eu tivesse dinheiro para FUGIR de vez desta ilha ensandecida!!!
Snif! Snif! Buáááááá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.......

Amsf disse...

Claro, o PSD alimentou estes grandes grupos económicos que não se parecem com o pai regional mas com o suposto padrasto Continental!!!

Anónimo disse...

O Luis M. Sousa é um grande homem e é apoiado por três partidos (PS, PSD e CDS) e recebeu votos do povo para fazer os seus negócios e tem legitimidade para exercer a sua nobre atividade em toda a região. Os vilhões que não fossem tontos!

Anónimo disse...

Estás assim tão mal?
Passagem de ida são apenas 43€ com SSM.