Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de outubro de 2019


BE: Governo vende ilusões aos pequenos comerciantes


A descida do IRC serve de pouco aos pequenos comerciantes, quem beneficia são as grandes empresas, o sector financeiro e as que vivem das concessões do Estado ou que resultam das privatizações.

O Governo Regional promete baixar o IRC e diz que é para ajudar os pequenos comerciantes. É enganador, 90% do IRC é suportado por 20% das empresas - as médias e grandes. As pequenas e micro-empresas concorrem para menos de 10% da receita do IRC, portanto, o Governo pela voz do secretário da Economia Rui Barreto anda a enganar os pequenos comerciantes.
Quem vai beneficiar da descida do IRC são as grandes empresas das quais as mais lucrativas são as que vivem de negócios com o Governo: as concessões de serviços públicos e as parcerias público-privadas. Os donos disto tudo já são privilegiados nas condições dos contratos com o Estado e ainda vão receber um segundo bónus com a redução do IRC - as empresas Via Litoral e Via Expresso no conjunto registam 80 milhões por ano de lucro operacional. Esta medida além de falaciosa é injusta.
Para ajudar os pequenos comerciantes o Governo deve baixar o IVA e não o IRC, todas os negócios seriam beneficiados e não apenas os que já vivem do privilégio. Outra forma mais justa de ajudar todas as empresas, seria com a baixa dos custos da energia ou pela redução dos custos dos transportes, em particular os fretes marítimos entregues a um monopólio vertical que engloba o frete marítimo, as operações portuárias e a logística. Um monopólio artificial criado pelo PSD e que o CDS vai continuar a proteger, que encarece a vida a todos os madeirenses, e dificulta os negócios, em particular os pequenos que não têm poder negocial para exigir condições favoráveis.


Paulino Ascenção
Coordenador do Bloco de Esquerda Madeira

8 comentários:

Anónimo disse...

A Madeira vive muito do "show off". Um turista médio europeu que chega e não conhece a realidade, pensa que os residentes vivem bem. Mas se começar a perguntar, "e quanto ganha? E quanto é a sua renda de casa?" Ficam perplexos.Etc. Tanto que, quando os trabalhadores da hotelaria fizeram uma manifestação e foram dizendo aos turistas quanto ganhavam, chegaram a perguntar-lhes se aquele valor era por semana(obviamente era o vencimento por mes).

Anónimo disse...

é igual ao que acontece em santana ,
quem paga irs é quem ganha mais e a devolução do mesmo só é para os ricos
os pobres como ganham pouco não pagam por isso não há reembolso
o CDS no seu melhor
vai baixar não é quem não tem rendimento mas pouco rendimento ,
mas vai beneficiar é quem paga mais , são os que comem do estado porque tem contratos enormes por isso são sempre a mesma coisa , cuidado com os BARRETES que se vai enfiando no zê povinho
j.j.

Anónimo disse...

O rui está a começar a enfiar BARRETES
cuidado com estes falsos PROFETAS
aumentam grandemente com a despesa publica e mentem com a baixa fiscal

VENDEDORES DA BANHA DA COBRA
É VER A CRIATURA DE VENTAS ARREGANHADAS

Anónimo disse...

Este partideco colocado na prateleira pelos madeirenses devia ter um período de nojo, aí uns 150 anos e desaparecer de vez, não faz falta a ninguém, entregaram a pouca influência que tinham ao conhecido mentiroso, agora é tarde tchau

Anónimo disse...

Certo Medida era baixar o IVA, mas um rebuçado aos tubarões. Boa Barreto!

Anónimo disse...

A unica coisa certa neste texto, é que a descida do IVA é sempre melhor que a descida do IRC, de resto o texto vale 0. A descida do IRC para os primeiros 15 mil euros tributáveis, é uma boa medida e não é para as grandes empresas mas sim para as pequenas, as grandes estão se lixando para os primeiros 15 mil euros, pois faturam milhões. Esta medida é precisamente para ajudar as pequenas empresas. Um grande Barrete é este Paulino que deve andar ressabiado com resultado que teve...

Anónimo disse...

Quem paga IRS são os ricos, o anónimo das 20.58 devia receber o Nobel da Economia!
Luis

Anónimo disse...

10.54 aprende os que ganham mais devem ser os ricos,
ou são os mais pobres
rendimentos mensais inferiores as 615

se não és ignorante para lá vais ,
precisas de um desenho!!!!!!!!

sabes a conclusão da batata

os ricos fazem é 31 por uma linha
já viste o que aconteceu em Espanha
aqui é ao contrario
se enganas é o esperto
o que acontece com o BARRETE é a devolução aos ricos do IRS
o montante que devia reverter para o bem comum
dos que pagam e também dos que não recebem o suficiente para pagarem