OBRIGADO, SR. RODRIGUES
Gil Canha
Há para aí um deplorável alvoroço por causa da candidatura do Sr. José Manuel Rodrigues a Presidente da Assembleia Legislativa Regional, inclusivamente, algumas mentes mais doentias até foram buscar a citação do velho Séneca, que, “mesmo mais alto, um anão no cimo duma montanha é sempre um anão” e outras adjetivações insultuosas e igualmente condenáveis que, por pudor e por respeito à moral cristã, não quero aqui referir nem reproduzir. Só cidadãos exageradamente aborrecidos, azedos, e cheios de tédio, é que não vêem o belo alcance da nomeação do sr. Rodrigues para o bem-estar regional e para a atividade lúdica de certos cidadãos cuja filosofia de vida, é o divertimento.
Como é de conhecimento público, faço parte dum grupo de folgazões que durante anos se divertiu “à grande e à francesa” com o dr. Jardim. Infelizmente, o homem reformou-se, e lá se foi a nossa inesgotável fonte de retoiça.
Depois desses tempos maravilhosos, tenho a confessar que a coisa se tem degradado até o fastio, e já não há ninguém com as hilariantes e grotescas tiradas do dr. Jardim - do “povo superior”; de dar o nome dos seus secretários mais fieis a escolas; nem da engraçada “exportação de inteligência”; nem dos “chineses por aí dentro”; nem da conspiração da Trilateral e do Bush, etc…
Aliás, o nosso amigo Baltasar, por nos ver acabrunhados e deprimidos por falta de bazófia, sempre nos incentivou a aguardar por tempos mais alegres e divertidos.
E então dizia: - ânimo pessoal! Nem tudo está perdido! É verdade que o Cafôfo e o Iglésias são cinzentos, frios, vazios e banais, e sem réstea de sentido-de-humor, dali não tiramos nada! Mas, sempre temos o Arroz-de-Lapas e a Caldeirada para nos divertirem com as suas bacoradas e com os seus cruzeiros a Itália. Vejam, não é lindo e divertido, contemplar esta ilha entregue à mais vil ladroagem e o povo sempre alegre, com as beiças besuntadas de graxa de carne-de-espeto. Então rapazes?! Tristezas não pagam dívidas! Ânimo, porra! Ânimo que isto promete!
E o grupo combalido, aguardava com um fervor quase religioso que aparecesse no meio do nevoeiro uma espécie de D. Sebastião da pândega que nos alimentasse a nossa eterna sofreguidão pelo riso e pela paródia. Mas essa esperança messiânica ia-se desvanecendo, situação que se agravou com as últimas eleições legislativas regionais, quando se descobriu que o novo parlamento seria uma coisa insípida, quase monocromática, cheia de gente vulgar, toda arrumadinha e séria, como se estivessem à volta dum caixão, num velório, a cheirar a vela morrenta de igreja.
Enfim… o ambiente festivo ia-se apagando, e nem a mão da providência divina poderia salvar-nos do cataclismo iminente do aborrecimento e do fastio. No meio deste desespero existencial, o amigo Eduardo ainda nos incentivou: – Conheço bem o Albuquerque e a malta dele! Eles ainda nos podem surpreender a qualquer momento com alguma galhofa inesperada!
Cá nada! – replicou Dionísio – depois do autocarro para o Museu das Mudas, o Brava Valley e aquela história mirabolante que ele não podia deitar o monopólio dos Sousas abaixo por causa do tribunal… que o Albuquerque nunca mais nos alegrou com nada… - e a sala voltou a mergulhar num ambiente pesado e fúnebre.
Repentinamente, a porta abriu-se, e à nossa frente, surgiu a saltitar de alegria e a abanar a foice de apanhar erva-às-vacas, o nosso Manuel Bexiga. E ofegante disse: – Corre pela cidade que o José Manuel Rodrigues vai para Presidente da Assembleia, dizem os jornais que o cargo está garantido e que os loucos do PPD já assinaram!
Fez-se silêncio… depois, a sala estremeceu numa algazarra indescritível, uns abraçaram-se felizes, outros rebolaram no chão com as bocarras escancaradas, agarrados à barriga numa risada infernal, e alguém gritou feliz: - liguem para o Coelho! Liguem para o Coelho!
Depois de muitos abraços, de urras, e morras aos críticos do sr. Rodrigues, o pessoal ajoelhou-se, e de mãozinhas para o céu, todos agradeceram ao sr. Rodrigues por nos proporcionar alegre divertimento por mais quatro anos. E um dos presentes, para galhofa geral, até imitou o Albuquerque a engolir um elefante dez vezes maior do que ele, e outro, abriu a porta da casa de banho, e imitou o sr. Rodrigues a sair da viatura oficial, com o peito todo inchado, e o traseiro para fora, como aquelas negras que sofrem de esteatopigia.
E com o sorriso de orelha-a-orelha, Baltasar sentenciou:
- Eu não disse a vocês que o circo ia chegar mais cedo do que vocês esperavam!
32 comentários:
GENIAL, GIL! PELO MENOS A MALTA DIVERTE-SE!
E O CIRCO AINDA NEM ABRIU....
Excelente paródia sobre o nosso triste sistema político/administrativo.
Mas infelizmente há um grande reverso da moeda ... O dinheirão que nós pobres contribuintes vamos pagar... novos secretários, chefes de gabinete, assessores, adjuntos, secretárias pessoais, dirigentes de institutos, diretores regionais e outras cortes.
Que fadário é o nosso senão pagar impostos para tanta gente ganhar balúrdios e não fazer a ponta de um corno!
Ah! Se ao menos a JUSTIÇA funcionasse...
A Nomeação do Rodrigues vai ser o caixão do CDS e o toque de finados do PPD. Então era o superior interesse dos madeirenses? A chantagem?????????????
Sera que o Albuquerque tem alguma coisa esoterica em cima? Talvez pedir conselhos e ajuda a bons padres seria positivo?
Gil este texto está brilhante. Não é só tu que gozas com isto, a diferença é que tens poder económico para te desenrascares " ", mas quem não tem tem de levar com isto. Como o CDS perdeu aquela subvenção a forma de não perder tudo e manter-se no governo até ver onde dá.
Quanto ao José Manuel é uma tristeza. Afinal não é só o Jaime que tem a chave das Sanitas.
Têm razão, já que nos roubam todos os dias com monopólios e corrupção não roubem o prazer de rir. Parabéns amigo Canha. do Falcão
a "esteatopigia" irá certamente aumentar tanto tempo sentado no cadeirão do lugar presidencial.
12.33,
E o que é que a justiça tem a ver com o tamanho dos governos?
É com cada disparate.
Já me ri como um perdido com as diabruras do Gil então a das nádegas de negra rebenta com a risota toda.
Volta Dr Saturnino estás perdoado.
Mete no Trapiche algumas das figurinhas que nos vão governar.
Não te esqueças de incluir o josé Manuel rodrigues, o falso CDS.
O Canha fez cobrir de ridículo o sr. Rodrigues e o mentiroso ainda diz que não fez chantagem. fez e muita assiste a tudo, e o José Manuel sabe que eu sei!
Barreto tu também estavas lá e viste o gajo agarrado a ideia do tacho, nem no jantar o gajo acalmou-se e queria o cargo a toda a força e os outros que se lixassem.
O Sr Rodrigues é igual ao Sr Calado
ambos dão cabo da nossa economia
ah
falta o Barreto tmbém dá cabo
vejo os mais competentes do norte no governo
realmente os mais competentes
Humbert, Barrete e Cunha, ...são mesmo os mais competentes , ...é para rir e chorar simultaneamente
Só gozando com os vilões do governo e alguns do parlamento é que a gente pelo menos tem alguma retribuição dos impostos que nós pagamos para esta corja que vive à nossa custa, porque é só tachos para os boys!
15:17
O Tribunal de Contas é o quê? É um órgão de justiça.....Alguma vez viu o despesismo ou à má gestão da coisa pública ser sancionada?
As responsabilidades por obras, subvenções, subsídios, etc, totalmente dusparatados serem aferidos pela JUSTIÇA? Claro que não... mas continue a pagar muitos impostos só lhe faz bem. Quando precisar de usar o sistema saúde e lhe disserem que não há medicamentos peça para ver o tamanho do governo.
Mais duas secretarias a aumentarem as despesas. O Psd não dividiu o que havia, ficou com tudo o que tinha e acrescentou 2. Mais 2 secretários, mais 2 chefes de gabinete, mais não sei quantos adjuntos e assessores, mais diretores regionais e mais outros diretores. Mais instalações e espaços,mais equipamentos, ou vão se apertar para caberem todos? Alguém fez as contas ao dinheiro que é preciso? O povo quer os impostos como nos Açores e os funcionários públicos querem o subsídio de insularidade como aquela região tem.A fartura tem de chegar a todos.
21.19,
E o que é que o Tribunal de Contas, ou qualquer outro, tem a ver com o tamanho ou a nomenclatura de um governo, orgão politico e que só responde politicamente perante o parlamento?
É com cada disparte!
Boa noite. Alguém pode dizer aqui o que é esteatopigea?
Porra! O Canha rebenta com o JMR que tem sido na cidade a troça e anedota dos ultimos dias
Um anão em cima duma montanha é sempre um anão - acerta como uma luva no JMR boa Canha
Inchaco na bunda.
Isto bateu mesmo no fundo com o jogador de casino
Então a nossa Rainha da Inglaterra vai ser a empregada dos Sousas?! Só mesmo numa terra de gente com sangue de escravo!
21:58
Tudo é disparates!!! Os contribuintes são uns idiotas...uns tontos, mas quando chegar a conta para sustentar este governo pequenino de nomenclatura séria e competente, é que vão ser elas...
Só se você está do lado de quem apresenta a conta... aí a conversa é outra.
esteatopigea - traseiro saliente por acumulação de gordura.
Há dívidas para pagar, e não são poucas! 5 a 6 mil por mês dá uma ajuda para ir amortecendo as dívidas!
10.33,
Então quantifica esse grande aumento orçamental, que dizes tanto ir custar aos contribuintes.
Eu estou do lado da eficácia. Se s mais despesa, corresponder mais e melhor eficácia, totalmente de acordo. Sou favorável à separação da economia das finanças, que nunca resultou em governo nenhum, da junção do turismo aos transportes aéreos, dos transportes terrestres à economia, e quando toda a gente fala do mar e da economia do mar, faz todo o sentido um secretaria com essas responsabilidades.
O PPD vai acabar no ridículo com nomeação do JMR, tenho dito!
os que vem para aqui elogiar o gil sempre que ele publica textos devem ser os mesmos companheiros que levaram o ptp a derrota
No continente os pequenos partidos entraram na assembleia, na Madeira foram derrotados e agora os cidadãos que se queixem dos lobos e das hienas aos próprios lobos e hienas.
O desaparecimento do Bloco de Esquerda do parlamento também é culpa dos que elogiam o Gil? Se a palermice pelo menos pagasse impostos era muito bom!
Coelhinha nao tenhas pena do Gil.
Enviar um comentário