Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de outubro de 2019







O REGRESSO DOS QUE NUNCA FORAM


José Vicente Gomes

Dos áureos tempos da juventude irrefletida dos anos 70, guardo, com especial carinho, as sessões dos cinemas do Funchal que passavam em sessões quase contínuas filmes do que chamaram mais tarde “western spaghetti”: filmes de cowboys americanos, feitos por italianos e filmados, alguns, nas vizinhas Canárias. Delirávamos, na altura, com as aventuras e desventuras do Sartana, da dupla Terence Hill e Bud Spencer e de outros, todas anunciadas com títulos estentóreos nos escaparates do Cine Parque, do Cine Jardim, do Cinema João Jardim e, até, do Teatro Municipal.
Dos que me lembro, entre o “Sartana Chega e Mata” e o “Bom, O Mau e O Vilão”, vem-me à memória um título (que se calhar nunca existiu efetivamente): “ O Regresso dos que Nunca Foram”, o qual era inúmeras vezes glosado em conversas de estudantes nos pátios do Liceu e arredores.
Vem tudo isto a propósito da intenção enunciada do até agora presidente da Assembleia Legislativa da Madeira de, suspendendo o mandato, regressar à advocacia. Efetivamente, Senhor ainda Presidente, V. Ex.ª não vai regressar, pelo simples e inequívoco facto de que nunca a deixou. Não só declarou que não era incompatível (e, literalmente, não é), como exerceu, durante todo o tempo,  de facto, a sua profissão de advogado em cumulação com a sua função de presidente (o uso de minúscula é aqui relevante) do Parlamento Regional. De resto, usou e abusou do seu gabinete na ALRAM como extensão do seu escritório de advogados, inclusive na contratação de juristas que deveriam servir o parlamento regional e que acabaram por se revelar serventuários dos interesses privados do seu presidente.
É por tudo isto que o anunciado regresso de Tranquada à advocacia é, afinal, o retorno de quem nunca foi. Quanto muito, terá menos recursos ao dispor no seu escritório de advogado!

25 comentários:

Anónimo disse...

"O regresso do Jornalista", parece mais um recado do futuro para o ex, mas não deixa de ser verdade. Foi o início da entrega do Parlamento a políticos de carreira, sem o suporte dos eleitores. É essa a tendência e o nível a baixar.

Anónimo disse...

Acham mesmo que o rapaz recusou a presidência da EEM para voltar a ser advogado?! Esperem pelos próximos desenvolvimentos...

Anónimo disse...

Se houver bom senso da parte de jose manuel rodrigues,rejeita a presidencia da assembleia. Esta "guerra" pode favorece-lo pessoalmente mas vai prejudicar e muito o CDS e o PSD.
Lembro que muitos votaram CDS para fugir a Cafofo e a Miguel.
Nas próximas todos votam em PS,BE,CDU. Temos a geringonça feita PSD na oposição e desaparece CDS.
Tranquada se tiver um pingo de vergonha naquela cara depois das declarações não ficava em coisa nenhum.
Entregava a "casa" a outro sem vergonha na cara chamado Albuquerque,este por sua vez deixava o governo.
Custa-me a crer que as noticias de que as pessoas não gostam de Miguel não cheguem á quinta vigia. será que tem um staff que lhe diz tudo ao contrario para agradar antes que levem com uma cadeira nos cornos ou com piano pelas arca abaixo?

Anónimo disse...

ESTÃO APEGADOS A CARGOS E TACHOS

Anónimo disse...

O albuquerque é igual ou pior que o mentiroso compulsivo do PS
Usa e abusa do bom nome das pessoas e descarta-se das mesmas enquanto o diabo esfrega um olho.
O Dr. Tranquada, Dr. Rubina e outros, deviam de se desprenderem da disciplina de voto do partido
Votavam em consciência. Se é pelas pessoas levantavam a mão
Se são jogadas manhosas para abrir a porta a negociatas, faziam um manguite ao chefe queque
O Dr. Pedro Ramos até foi e será um bom Secretário da saúde, mas não acredito que a Drª. Conceição Pereira, não lhe tivessem jogado um isco.
Vamos ver se o Eduardo Jesus mete mais 2 ou 3 transportadoras aéreas a voar para a madeira, o ferry todo o ano, mas sem ligações aos soisas e se incentiva os colegas a darem um coice de burro nestes dos Portos para fora
Há muita gula em alguns destes Senhores e Senhoras, começando pelo blue e seu vice, não esquecendo os CDSs

Anónimo disse...

Como pode um partido com 39% dar a Economia, a Assembleia e mais outra Secretaria a um partido com 5.7%?O Albuquerque pode estar a precisar de algum tipo de ajuda medica.Quem faria tal coisa estando em perfeita lucidez?

Anónimo disse...

visto sai dum lado vão para outros , mamões

Anónimo disse...

Achara o Albuquerque, que os Madeirenses querem pagar as suas idiotices?

Anónimo disse...

Deviam por os 750 deputados da UE,a fazer auditorias a todo o dinheiro dos fundos. Mas verificar mesmo, e nao apenas quando passa dos 50 mil para cima.Alguem sabe o valor exacto de quanto a Madeira recebeu desde 86?Por exemplo na agricultura. Quantos agricultores sabiam ou recebiam fundos? Para onde iam esses fundos?

Anónimo disse...

Ainda não perceberam que é só necessário mais 4 anos, Quinta vendida dívida resolvida. Depois quem vier atrás que feche a porta. É só para consolidar as contas pessoais o resto fica tudo bem. Nao percebo o que é que ainda não perceberam, ou é preciso gaguejar. "Sem ofensa para quem gagueja"

Anónimo disse...

Este Tranquada vai a Lisboa apresentar cumprimentos de despedida ao Presidente da República e ao Presidente da Assembleia da República por ter terminado o mandato e não ter sido reconduzido.

Não haveria necessidade.
Isto só para com o seu ressabiamento fazer com que a Madeira ande nas TVS e nos Jornais por más noticias e nada de bom.

Registamos essa atitude para posteridade e as represálias não são só para os outros e uma vez partido (partido e desunido) por um desunido por meia dúzia.
Com alguns ... amigos não precisamos de inimigos.

Anónimo disse...

Ainda não percebeste. Ou o PSD agachava. Se ao CDS ou o Cafofo seria presidente do Governo.

Anónimo disse...

Das 10.46
Se calhar julgavas que o dinheiro da UE era para dar de mamar aos agricultores?

Anónimo disse...

10.46 e 10.59,
Os deputados europeus não têm competèncias de fiscalização à aplicação de fundos. Isso cabe a outras instâncias.
Tens que actualizar os conhecimentos.

Anónimo disse...

O Tranquada Gomes tem agora uma oportunidade única na vida de ficar nos anais da história da Madeira e o seu nome perdurar para a posteridade.
Tranquada poderá fazer aquilo que a sua consciência manda e roer a corda votando ao lado da oposição daqueles em que a grande maioria dos Madeirenses indicaram no seu voto que era sinal de uma Mudança.
Tranquada votará contra as leis despesistas deste Desgoverno e na altura certa provoca a queda do Governo e com isso Eleições Antecipadas.

Anónimo disse...

oh 11 de outubro de 2019 às 10:46
respondendo à sua questão ,,, "Para onde iam esses fundos?"

Esses fundos (e não só) foram para um saco sem fundo ... até a "Troika" via "PAEF" ajudar a reparar o fundo do saco ... que entretanto volta a ficar sem fundo pelo que é de esperar nova ajuda da "Troika".

Anónimo disse...

12:50" Deviam por".E quem ocupa cargos de topo, seria ideal terem capacidade para criar solucoes, antecipar-se e mitigar desafios. Exemplo, nao faziam passam a fazer.Nao admira que os Britanicos querem largar aquele palacio de versailles dos tempos modernos(e ainda por X2 Parlamentos).A bandalheira comeca sempre de cima, e claro chega as regioes.

Anónimo disse...

Anônimo das 12:41, existe malta que ainda não percebeu que a maioria dava para os dois lados. É o povinho que temos...

Anónimo disse...

13:30 Já passaram 3 semanas das eleições e ainda não conseguem aceitar que perderam? Bolas, isso é que são ideias fixas. Vão ser mais 4 anos agarradinhos ao teclado, no bota abaixo, na intriga e na maledicência.

Anónimo disse...

"O Regresso do Zé Ninguém"

Anónimo disse...

TACHOS , TACHOS,
PARA QUE ERA O JACKPOT DA ASSEMBLEIA comparado com o que vão ter agora
um milhão anula com os MILHOES que vão receber
dá para eles amigos e familiares

j.j.

Anónimo disse...

Se o objectivo do PSD fosse genuinamente o superior interesse da Madeira, governava com os 21 deputados, sem medos, e sempre a comunicar com os eleitores.

Anónimo disse...

Mesmo que não fosse o JMR, este não devia lá ficar. Tinha de ser outro, um mandato e chega.

Anónimo disse...

João Pedro Sousa é qud vai ser o novo Presidente da EEM, até já aceitou o convite de passar de vice pata presidente!

Anónimo disse...

Miguel Albuquerque reduziu o jackpot para quase metade, mesmo sabendo que prejudicou a saude financeira do partido . Fala do que sabes, não do que não sabes...