BLOCO INDIGNADO COM TRAIÇÃO ENTRE ESTUDANTES
Roberto Almada condena os universitários que votaram a favor de um aumento de propinas na UMa destinado a provocar desistências de colegas
O BE pediu um encontro com os jornalistas para manifestar a sua "mais veemente oposição" à medida tomada pelo conselho geral da UMa de aumentar as propinas para o ensino superior.
Até agora - recordou Roberto Almada - os estudantes universitários pagavam pouco mais de mil euros de propinas. Agora, os do 1.º ciclo, por exemplo, passam a pagar 1035, o que constitui uma decisão "contra os estudantes".
"Numa altura em que se cortam bolsas ao estudantes do ensino superior e as famílias se confrontam com grandes dificuldades decorrentes da austeridade que afecta todos os portugueses e madeirenses, mais cortes de salários, diminuição dos rendimentos dessas mesmas famílias", indigna-se Almada, "haver um aumento desta natureza, e quando no 2.º ciclo as propinas máximas podem chegar aos 5 mil euros, nós consideramos que isto é uma machadada de morte na pretensão que os estudantes devem ter de frequentar o ensino superior."
O Bloco considera "lamentável" que o conselho geral em questão tenha aprovado os aumentos de propinas por unanimidade, quando naquele órgão há representantes dos estudantes e da Associação Académica da UMa, que portanto votaram a favor da penalização.
A revolta de Roberto Almada volta-se precisamente para esses representantes da classe estudantil, que sabem das dezenas e talvez centenas de colegas que todos os anos abandonam a universidade por falta de meios para pagar as propinas. "Esta é uma maneira de aumentar as desistências", critica o dirigente bloquista.
Para o Bloco, a UMa tem o dever de salvaguardar os estudantes, protegendo-os com mecanismos adequados de modo a salvá-los da desistência.
E o reforço da crítica: "Perante estas dificuldades, são os próprios estudantes que vão para o conselho geral votar a favor de decisões talhadas para provocar desistências em série entre os estudantes, por falta de meios financeiros."
2 comentários:
O Nicolau,presidente da associação de estudantes não diz nada ? Será para beneficiar os jovens ricos da JSD? O Nicolau ainda não acabou o seu curso,porquê?Desde 2006,ainda não acabou o curso..
Caro Calisto: o vídeo desta conferência está disponível em http://youtu.be/Y1SetCQjB_Q.
Enviar um comentário