Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de junho de 2015


BELEZA E VONTADE DE VIVER

Em outubro de 2001 os voluntários da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal começaram a plantar massarocos (Echium candicans) nos terrenos pedregosos do Pico do Areeiro. As dificuldades inerentes à pobreza do solo e à dureza dos elementos do clima exigiram muito trabalho e uma enorme persistência até à primeira floração destes arbustos endémicos em junho de 2004.
Com a ajuda do vento e de mãos voluntárias as sementes foram-se dispersando e a população de massarocos foi crescendo na serra escalvada.
Em agosto de 2010 o fogo ateado por mãos criminosas trepou velozmente a vertente da ribeira do Cidrão e num ápice matou cerca de 90 % dos massarocos e das outras espécies endémicas plantadas desde 2001.
Com as plantas sobreviventes e com muitas plantinhas produzidas no viveiro da Associação reiniciámos a via sacra para a criação dum oásis naquele deserto de montanha.
O vento, que não poucas vezes é violento, tem-se encarregado de dispersar as sementes, que até germinam nos recantos da estrada, nas fissuras entre o alcatrão e o betão.
O massaroco, pela beleza e pela enorme vontade de viver que emana, há muito devia ser o ícone do turismo da Madeira.  


Massaroco (Echium candicans) – Pico do Areeiro – 06.06.2015

Texto e fotografias: Raimundo Quintal

Sem comentários: