Powered By Blogger

domingo, 1 de janeiro de 2017

Entre dois fogos (2007 e 2017)





Não é ilusão de óptica!

Pela objectiva de OCTÁVIO PASSOS


Entro em 2017 como que um "cliente enganado" querendo chamar a atenção para o seguinte!! 

Quando dizem que o fogo de artifício era uma recriação do passado e do Guiness de 2007... 

Deixo-vos duas imagens, ambas minhas, fotografadas do mesmo sítio com a diferença de 10 anos. A da esquerda é referente a 2007, fotografada para a agência noticiosa AP (Associated Press); a da direita a 2017, para a Getty Images.



Deixo à vossa reflexão se é de facto este o destino que querem vender como o Melhor do Mundo para assistir à passagem de ano.

Termino desejando-vos um ano 2017 com muita saúde, que o resto, "é isto"!!

35 comentários:

Anónimo disse...

Concordo. Ao contrário do que foi dito pela propaganda do regime e pelo Diário que está vendido ao regime o fogo deste ano foi fraco. Estava tudo muito afastado e fez muito fumo. Povo enganado.

Anónimo disse...

o autor da noticia esqueceu ou não que em 2007 havia postos de fogo na avenida do mar e que de fato para quem via do mar dava mais efeito , mas que para a grande maioria da população era pior , alem de que a foto relativa a 2017 parece sofrer de algumas falhas pois todos nós vimos o fogo e gostos á parte , não foi o que vemos na foto.
Bom ano

Anónimo disse...

Não tem nada a ver. A diferença é abismal.
Apenas a propaganda é que é maior, o fogo é cada vez mais deprimente, os postos são longe da baía, sem cor e sem brilho!

Anónimo disse...

Bom dia e Bom ano 2017 com muita saúde, alegria e acima de tudo paz por esse mundo fora coisa cada vez mais difícil como acabamos de ver no 1 dia do ano em Istambul.
Quanto ao fogo, assisti no mesmo lugar dos últimos anos ( na zona do Pilar)e acho que estava mais disperso pelas zonas altas e pouco na baixa da cidade e com o fumo foi ficando com menos visibilidade. outros familiares que ficaram na baixa disseram em certo momento so ficaram a ver 2 ou 3 postos a rebentar.

Anónimo disse...

Vamos a contas, coisa que decididamente não é o forte do Octávio Passos. Custo do fogo de 2007: 1,2 milhões de euros. Custo do fogo de 2016: 800 mil euros. É 33 por cento mais barato.
P.S.1 - Um facto de que o Octávio Passos porventura não se terá dado conta é que estamos mais pobres desde 2007 e que estamos agora a pagar as dívidas acumuladas em 40 anos.
P.S.2 - Há tanto mar e tanto céu na segunda foto que até parece que a lente do Octávio Passos enferrujou com o tempo e não consegue um plano mais próximo de terra.

Anónimo disse...

•••em 2007 "trabalhou-se" para o Guinness Book. Entretanto "trabalhou-se" com o objetivo de transferir o record para outras paragens o que objetivamente se tem conseguido. Uma vez conquistado o Guiness, assegura-se o negócio do fogo enganando parolos com o argumento de que o sítio está inscrito no Guinness Book

Fernando Vouga disse...

Se a propaganda é muita, sai asneira pela certa.

Anónimo disse...

Achei fraco este fogo de 2017.
Fazem muita falta os postos de fogo do Parque de S. Catarina e da zona da praça do povo.
As areeiras não têm o mesmo impacto.

Anónimo disse...

Teria sido melhor não publicitarem o espetáculo de fogo de artifício como o fizeram. Criaram falsas expectativas e, em abono da verdade, o que apresentaram foi um grande fiasco. Um dos piores fogos de sempre que a Madeira ofereceu.

Anónimo disse...

Mais uma mancha no currículo de vergonhas e de mentiras do governo do Albuquerque. Estou desejando que estes incompetentes sejam corridos.

Anónimo disse...

Subiram os postos de fogo mas não aumentaram o número de postos.logo aumentaram a área circundante á baía e criaram inúmeros espaços entre cada posto.mais,estava tudo mal sincronizado,ao contrário de outros anos em que tudo começava ao mesmo tempo,este ano,uns já tinham começado ou acabado outros ainda estavam a começar.
Mais uma grave falha deste turismo, assisti a muita desilusão de turistas. não podiam dar na avenida,dessem no cais que está inutilizado,no parque santa Catarina,no cais em frente á etar,nos jardins do antigo Hinton, nos campos da antiga Bartolomeu Perestrelo.falta de imaginação ou se calhar falta de competência.
A questão é que estragaram o cartaz mais bonito que a Madeira tem.

Anónimo disse...

A qualidade tem diminuído, é notório as fotos são prova disso, porque a empresa do fogo é sempre a mesma há 17 anos 17. Por vezes muda o nome da empresa, mas Macedos é sempre o mesmo proprietário. Os concursos do fogo deveriam ser investigados não acham????.

Perante estas coincidências não acho estranho a pouca qualidade do fogo. Também aqui o Sr Eduardo de Jesus tem assunto para se pronunciar. Perguntem-lhe porque é que há 17 anos é sempre a mesma empresa a vencer o concurso, e se não acha nada de estranho nesse facto ?????lol

Anónimo disse...

Ora bem. Mais una perola para juntar a desGovernaçao regional. Esta alias como diria o outro e a creja em cima... Depois das desMudanças de final do ano. MAS SERA QUE NAO SE ACERTA UMA? Resta.nos esperar pelo outubro agora....

Anónimo disse...

ESTRAGARAM PURA E SIMPLESMENTE O MAIOR CARTAZ TURÍSTICO DA MADEIRA.

Anónimo disse...

Maldizentes lolll não viram o mesmo fogo que o DN viu eheh e a vantagem de ter um novo Pravda oficial e tudo uma maravilha aliás este desgoverno deve começar a ser conhecido não pelo governo da renovação mas pelo governo do ilusionismo desde que provoque ilusão fantasiosa no DN estamos bem

Anónimo disse...

Acho que o espetáculo tem que ser repensado.
Os postos de fogo têm que vir para uma cota mais baixa, há que reativar os postos junto ao mar e parque de S. Catarina, e, é preciso trabalhar na sincronização dos rebentamentos. Isso é essencial para o efeito pretendido, e este ano falhou redondamente.
É perfeitamente possível simular em computador e fazer as correções necessárias.

Anónimo disse...

ao comentador das 12.15.....
como seria possível manter a qualidade do fogo se agora foi menos 33% do seu valor de 2007??
pois é, reduziram o orçamento para o fogo automaticamente a qualidade foi inferior para mais ontem havia mais postos quando deviam centrar o fogo mais na baixa.

Anónimo disse...

Boa noite, FELIZ ANO 2017.

Como refere e bem o comentador da 12.15h o valor pago pelo fogo da artificio foi muito menor, logo diminui neste caso a qualidade/quantidade, neste caso o maior cartaz turístico da RAM o exige, para que se tenha cartaz convidativo no próximo ano.

O plano de execução do fogo deve ser repensado. O aumento dos pontos de disparo do fogo de artificio ao longo do anfiteatro do Funchal deviam ter o dobro da quantidade de fogo para ser utilizado, ou mais do dobro, como era muito pouco ficou muito fraco devido à dispersão, logo muito menos impacto visual, baixou drasticamente o nível que sempre obtivemos. Não pode ser assim tão disperso, um erro crasso, sigam os bons exemplos do exterior e não inventem coisas que já estão inventadas. O fogo deve ser concentrado para ter impacto, exemplos como, Sidney, NY, Nova Zelândia e Japão basta visionarem as imagens e tirem as suas conclusões, vejam as imagens do Festival do Atlântico.
Revejam as tendências das cores produzidas na explosão, no nosso fogo faltaram as cores claras, os verdes, os azuis,,, a química das cores..
Conclusão: MUITO A MELHORAR SE ASSIM CONTINUAR.
Feliz Ano Calisto e G. Abraço.

Anónimo disse...

A degradação deste espetáculo de ano para ano tem uma responsável, chama-se Raquel.

Anónimo disse...

Nas zonas altas, o fumo em excesso, impediu que as pessoas vissem o espectáculo pirotécnico.Uma desilusão. A partir de certa altura só barulho e nada mais.Já se viu muito melhor fogo. Não estraguem o cartaz se faz favor.

Anónimo disse...

Só o DN é que gostou do fogo?

Pois bem, estes colocam o nosso fogo entre os 10 mais espectaculares do mundo, apesar da redução de verbas para o evento:
http://www.huffingtonpost.com/entry/nye-fireworks-displays_us_58691da1e4b0de3a08f8d2d1

A Agência Lusa:
Fogo-de-artifício na Madeira bate recorde de disparos e encanta milhares de pessoas

Quanto ao senhor Octávio Passos, já que tem andado por outras terras do país, onde viu um fogo de artifício melhor do que o nosso? Já agora, se não gosta então porque vem aqui bater no fim do ano?

Anónimo disse...

O Albuquerque falou sempre mal do JM e agora transformou o Diário num pasquim ainda pior que trata os leitores como atrasados mentais e vende mentiras a toda a hora. Está aos olhos de todos que o DN não tem credibilidade e é um panfleto de mentiras!!!!!!

Anónimo disse...

Qual foi a última mentira que o Diário vendeu?

Anónimo disse...

FOI UM FOGO DE "PÓLVORA SECA"!

Anónimo disse...

O photoshop faz milagres. Sejam isentos por favor. A frente de fogo existente junto à Empresa de Eletricidade da Madeira, era muito mais para "este", nunca numa frente tão grande. Não sei se publicarão este meu comentário, espero que sim, e desejo a todos um ano feliz de 2017.

LG disse...

Amigo Luís Calisto tens razão, o fogo deste ano foi muito fraquinho. Estavam mais preocupados em bater o recorde do guiness de disparos (tinham que ultrapassar 132.000).Pergunto para bater esse record não era mais fácil arranjar 132.001 bombas de escudo ? ÀH povo enganado Feliz Ano Novo.

Anónimo disse...

É como este governo: anuncia um fogão e apresenta meia faísca. Em tudo o que este governo mete as unhas, estraga... como dizia o outro: "falam falam, mas não os vejo a fazer nada". Só propaganda paga. Se dessem menos ao DN, sobrava mais po fogo!

amsf disse...

Entretanto, e a propósito de ilusão parece que após tantos comentários ninguém chamou a atenção para o zero a mais em 20017 do título...

Luís Calisto disse...

Partindo do princípio de que não se trata do ano vinte mil e 17, já tirei o peste do zero a mais.
Bem visto, amsf

Anónimo disse...

O fogo é uma maravilha. O governo de Albuquerque uma maravilha. O turismo é uma maravilha do Albuquerque. A incompetência uma maravilha. O DIÁRIO uma maravilha. Um ano de governo trapalhão e de promessas falhadas, incompetência governamental comprovada e mesmo assim a maravilha do DIÁRIO descobre que a figura do ano é o presidente do governo trapalhão. A edição maravilha do DIÁRIO dedicou todas as suas páginas da edição do último dia do ano ao governo maravilha. Viva a democracia! Viva a liberdade de imprensa! Viva o dinheiro maravilha! Bom Ano. Maravilha!

Dois Gs disse...

Já experimentaram fazer um inquérito aos residentes e aos turistas?

Anónimo disse...

Ó senhores, o nosso fogo é um belo cartaz, mas há muito fogo de artifício lindo, por esse mundo fora!

Anónimo disse...

Há muitos anos qus não se via tão mau fogo de artifício.Foi uma tristeza o que nos apresentaram.

Anónimo disse...

O Secretário do Turismo, Eduardo Jesus, juntamente com o monopolista do fogo prometeram tanto e afinal saiu fiasco. Agora dizem que o tempo não ajudou !!! A culpa nunca é dele e, como neste caso não podia ser do Governo da República, arranjaram a meteorologia.
Meus senhores a incompetência reina no turismo da madeira. O Secretário e a diretora regional não percebem nada do assunto.
A causa do problema não é o dinheiro mas o desconhecimento e inabilidade para ocupar determinados cargos.

Anónimo disse...

o que interessa é deslumbrar quem nos visita

normal numa terra acostumada com fogo o povo já não ache piada