José Manuel Rodrigues pede medidas
contra a queda no sector do turismo
O Governo Regional tem de empenhar-se para conseguir uma terceira companhia aérea na rota continente-Madeira, deve negociar um aumento das frequências com as companhias já existentes e tentar atrair novas rotas para a Região. Só com este conjunto de ações conjugadas será possível reverter a queda no setor do turismo regional, avisou esta segunda-feira o deputado e presidente do Conselho Económico de Social do CDS, José Manuel Rodrigues.
"Só para termos uma ideia do défice existente entre o número de camas e os lugares disponíveis nos aviões, basta dizer que até ao final do ano vamos ter mais 1.500 camas e há vários empreendimentos em construção", referiu José Manuel Rodrigues. "Temos que arranjar maneira de cobrir este défice com um aumento do número de lugares nos aviões. É necessário tomar medidas porque neste momento na Madeira há mais oferta do que procura."
A queda está em todos os indicadores mais importantes, tendo por referência o mês de abril de 2018 e o mesmo mês de 2019. Menos 4,6% de turistas alemães, menos 6,7% de britânicos, menos 8,7% de franceses. Os proveitos globais caíram 6,5% e o preço médio por quarto baixou 8,6%. Há menos 1,7% de hóspedes e a ocupação média desceu 5,1%, ficando nos 57,8%.
Com estes resultados, o deputado e dirigente do CDS chama à atenção do executivo: "O Governo Regional não pode continuar passivo, impávido e sereno perante estes números preocupantes", diz. "É preciso um Governo activo que, para além da promoção, possa captar novas companhias áreas para ligar o Funchal a Lisboa e daqui a outros destinos europeus."
CDS
9 comentários:
Uma terceira companhia para quê? Para fazer aquilo que a Ryanair está fazendo na linha dos Açores, que é a prática dos mesmos preços absurdos da TAP e da SATA?
Ainda não perceberam que esta não é uma questão de concorrência, mas sim do Estado impôr à companhia em que detém a maioria do capital um preço fixo para residentes?
É assim tão difícil ver o óbvio? Estão como a Entidade da Concorrência que também não consegue ver nada?
Bravo Sr. José Manuel
O das 18h:06 já se percebe em que ponta joga. NA Senhora cabaço e regabofes do Albuquerque
Trabalho na hotelaria a 35 anos na qualidade de Chefe de bara 20.
São sempre alguns refugos de ingleses que vão aparecendo por cá e uns tesos Franceses que vão à salada de fruta e já trazem numa mão a salada e na outra uma taça de sumo da fruta
Nem um café bebem no bar
Lisboa está cheia de Brasileiros, Chineses e outros
Como podem dar uma escapadinha de 3 dias à Madeira se vão pagar 500 ou mais euros na Tap, sata ou easygest.
Lute Sr. José Manuel. Nós votaremos em si, pois o vaidoso do Albu-Queque já não volta a nos enganar.
Batalhe diariamente por essa causa, pois o Povo vai reconhecê-lo
20.23,
Deves ser meio tontinho, com certeza.
Queres mais turistas? Eu também.
Não consegues é compreender porque é que eles não vêm.
E dei o exemplo do que se passa nos Açores, para abrir os olhos aos incautos. Mas há quem não veja, ou não queira ver, a realidade.
Vai esperando sentado à terceira companhia. Até os que andaram em reuniões com a Ryanair já desistiram. Bastou que os irlandeses pusessem as condições para entrar no mercado da Madeira.
Ou pensam que eles foram para os Açores de borla? Ou que viriam para a Madeira sem cobrar?
Santa ingenuidade.
21.24
E porque não com os gastos exorbitantes do Governo Central para a Madeira + os Gastos indiscriminados e superfulos de saco roto do Governo Regional como para o Maritimo de 20 + 19 Milhões constituir uma Companhia de Bandeira Regional juntamente com os Grandes Hoteleiros que são os mais beneficiados.
Parece que toda a gente por cá quer viver a sombra e encher os seus hotéis a custa da TAP e do erário público.
As criadas de serviço estão sempre prontas para satisfazer qualquer pedido! Foi a madame que pediu um Ferrero Roche? Quer laranja ou rosa?
Bravo ambrósio!
23.06,
Deixa-te de baboseiradas.
Se os grandes hoteleiros madeirenses vissem nisso um bom negócio, já tinham feito essa companhia.
Aliás o Pestana já teve uma (charter) e vendeu-a. Outro madeirense estudou a viabilidade, e fugiu disso como o Diabo da Cruz.
Por outro lado o exemplo desastroso da SATA leva a fugir de aventuras dessas.
O problema resolve-se com a intervenção sobre as tarifas dos residentes. Aí todas as companhias têm que a seguir.
09.39
Sendo assim todos os hoteleiros e não só vivem a sombra da bananeira da TAP acrescentando os pagamentos miseráveis aos seus trabalhadores para terem lucros altos e diluírem os impostos numa Off Shore bem perto de nós.
Pelos vistos todo o Mundo quer que a TAP seja a Sta Casa Misericordia para alavancar os seus negócios sem despesas.
13.35,
A grande maioria dos hoteleiros vive à conta dos tour operators, e não da TAP, ou qualquer outra companhia de voo regular.
São aquelas operadoras que fazem programas para a Madeira, em charters. Aquelas companhias levam turistas para os destinos que lhes dão melhores condições, nomeadamente dos hotéis.
Por isso tanto podem mandar gente para a Madeira, como para as Canárias, Tunísia, Turquia, Grécia ou qualquer outro destino.
Os voos regulares têm um impacto menor no sector turístico, embora com a sua importância.
Quanto ao que pagam os hoteleiros, é o Contrato Colectivo de Trabalho, assinado por entidades patronais e sindicatos. Quem quer trabalha, quem não quer procura melhor.
E a TAP tem o dever de praticar preços justos para a Madeira. Ainda ontem recebi uma promoção da TAP com Lisboa-Roma a 62€.
Os preços para a Madeira e Açores são um escândalo, que levam as ditas low cost a seguirem tarifas idênticas.
É bom não fazer demagogia com o assunto.
E vês as coisas ao contrário. A grande Santa Casa da Misericórdia são as regiões autónomas para a TAP. Nunca esta empresa ganhou tanto dinheiro com as linhas das ilhas.
Convém não ser demagogo.
O partido do "quem der mais, leva"
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