Powered By Blogger

sábado, 9 de maio de 2015


RIBEIRO FRIO - ATÉ QUANDO?


Ruínas da antiga Casa de Chá do Ribeiro Frio - 02.05.2015

No Ribeiro Frio, as ruínas da antiga Casa de Chá continuam a poluir a floresta Laurissilva e a manchar a imagem da Reserva Mundial da Biosfera.
A Secretaria Regional do Ambiente e a Câmara Municipal de Santana têm o dever de conjugar esforços com o objetivo de obrigar o proprietário a limpar aquela área.
Mas o Ribeiro Frio, onde diariamente passam muitas centenas de turistas padece de outros problemas ambientais, que urge solucionar.
Não possui uma casa de banho pública e quando a afluência de visitantes é grande (o que é frequente) as instalações sanitárias dos dois estabelecimentos de restauração não são suficientes e os recantos povoados com plantas indígenas funcionam como latrinas.
De manhã, quando estacionam vários autocarros na única via rebatizada de Estrada da Laurissilva, o trânsito automóvel transforma num inferno um local que tem quase tudo para ser um paraíso.
Estes são problemas de degradação da qualidade do turismo numa localidade emblemática.
Por favor, façam um intervalo nos seminários, congressos e workshops e comecem a implementar soluções no terreno.
O Ribeiro Frio merece ser um polo de turismo ecológico.

Ruínas da antiga Casa de Chá do Ribeiro Frio - 02.05.2015

Texto e Fotografias: Raimundo Quintal

3 comentários:

Anónimo disse...

No PAúl da Serra também não há casas de banho! No meio das florestas é normal que não haja casa de banho no sentido em que nos habituamos...

Anónimo disse...

O galardão da Reserva da Biosfera é como se nunca tivesses existido, tal como os eventos desportivos organizados pela Câmara (nem um simples jogo de solteiros contra casados no 1º de Maio) nem vê-los! Em contrapartida, nunca o facebook do município esteve tão activo, ele é fotos de funcionários a abafar casa de palha, como se isso nunca tivesse sido feito em executivos anteriores, ele é o teleférico... Enquanto isso, continua a haver falta de emprego, o concelho desertifica e não se vê qualquer réstia de esperança para os jovens que queiram permanecer no concelho!

Anónimo disse...

"Não possui uma casa de banho pública e..."
Se for para pagar 0,50€ como cobram nas casas de banho públicas do Cabo Girão, NÃO OBRIGADO !!!!