Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Opinião


“CAZOITO”


GAUDÊNCIO FIGUEIRA


Diz-se que foi a partir da queda da maçã, na cabeça de Newton, que o Homem procurou explicação para o fenómeno. Todos sabiam que os objectos caíam. Porém, só Newton foi curioso. Quis saber porquê. Passámos assim, do conhecimento empírico, ao científico.

O conhecimento empírico é próprio dos cidadãos humildes. Tivemos isso com os “engenheiros de 4ª classe” que, atempadamente, se atreveram a profetizar desgraças na “coisa” que “obraram”, para fotografia e votos, no Lugar de Baixo. O Poder Político e a sua propaganda, se não abrirmos os olhos, fazem-nos destas. Eles não se ensaiam para ridicularizar quem, afrontando-o, nos alerta para o desaire eminente. O Poder, estribado no conhecimento científico, não hesitou em ridicularizar os ignorantes “vilhões” com 4ª classe. A propaganda política criou as condições ideais para a vitória do Poder, pondo as pessoas a votarem contra os seus próprios interesses. Quem falhou? Erraram os Engºs nas contas? Cederam a pressões políticas para “milagrarem”? Como resultado imediato, temos o calote para pagarmos, ficando no ar minudências político-jurídicas que serão desvendadas no dia de São Nunca.

Na sequência da desgraça que foi o 20 Fev. 2010, um grande aterro surgiu no calhau à frente da Avenida. Arrogantes, e certamente convencidos do sucesso anterior, – eles saberão as razões do sucesso – os mesmos intervenientes, GR e Engºs, avançam para o porto Funchal. Verdades próprias de Torquemada – daquelas que lançam na fogueira qualquer José da Silva – foram engendradas pela máquina da propaganda para denegrir cidadãos cujo crime fora afirmar, com base em conhecimento científico, que vinha aí um desastre igual ao do Lugar de Baixo. Desta vez, de forma cientificamente sustentada, profetizou-se o fiasco. A profecia é visível por todos. A excepção, a confirmar a regra,  está com aqueles que recusam aceitar a evidência.  

Tal como em 2004, no Lugar de Baixo com os seus 100 milhões de despesa, são gastos 23 milhões sem que, novamente, a função proposta para o investimento seja atingida. Um “boneco propagandístico” exibiu um barco lindíssimo, acostado ao cais oito. Feita a inauguração tentaram utilizar o espaço na função propagandeada. Deu para o torto. Estando a RAM, a reciclar designações oficiais – CR7 não pode ser, pois isto foi um insucesso – proponho que a esta monstruosidade, em homenagem à pretensão inicial, mas de todo inconseguida, se atribua a designação de “cazoito”. Nos últimos tempos, anda por aí um grande surto de Alzheimer. Gente sem memória é aquilo que mais se encontra, nesta cidade. Porém, convém não exagerar. Aquele barcalhão, ali à mão de semear, por muito Alzheimer potenciado em montanhas de propaganda já não passa na opinião publicada com a facilidade de 2004. Cabe na cabeça de alguém que se esqueça os 23 milhões e o barco, para só se falar da Estética Praça?


O verdadeiro conflito com que aqui nos defrontamos, queiramos ou não, é entre a Liberdade e o Medo. Ela agita-nos, enquanto o medo nos tolhe. Quem ousa afrontar os poderosos tem razões para isso. Os alertas feitos por “Engºs da 4ª classe” ou, pessoas com mais formação, não devem cair em saco roto. A Democracia baseia-se na Verdade, na Tolerância, na Liberdade e no respeito pela Pessoa Humana. Estar atento a tudo isto é tarefa nossa, muito nossa, que não pode ser delegada nos partidos, meras máquinas eleitorais. Terão tido medo os Engºs. que planearam a Marina ou o Porto? Terão sido forçados, os midia, a fazer propaganda enganosa que nos prejudicou com 123 milhões para pagarmos, tal qual os guardas de Treblinka, há 70 anos prejudicaram os Judeus? Não nos deixemos embalar em falsas facilidades retórico-propagandísticas que nos levam a hostilizar quem nos defende das arbitrariedades do Poder.  

13 comentários:

Anónimo disse...

ainda à espera da dita renovação na Empresa de eletricidade...
Quando é que o reformado do rebelo sai de uma vez por todas?
Às tantas ainda metem os compadres na presidência e vice presidência (o sousa que agora é vice e o Prada, responsável por MA ser presidente do GR)....

Anónimo disse...

Proponha-se nomear o Cais 8, de Cais Alberto João Jardim!

Anónimo disse...

E quando é que os funcionários da EEM pagam a Eletricidade sem desconto, Trata-se um empresa pública paga por todos nós. Não faz sentido haver benesses desse tipo.

Anónimo disse...

Caro Calisto, quando é que põe um dos Kappas a investigar as declarações do Miguel Sequeira no telejornal que diz que foi corrido das Florestas pela Susana Prada porque não é filiado no PSD?

Anónimo disse...

Se bem que nos militantes ativos do PSD e dos poucos que são corretos e íntegros o único que vejo com perfil para liderar algum projeto na função pública é José Prada, se bem que MA tem medo de o indicar pois sabe que o Dr. Prada tem muitas pessoas do lado dele e poderá fazer oposição ao líder (que se diz renovado)....
Como militante base do PSD , de há mais de 20 anos, votaria José Prada....
Manuel António está muito gasto mas faria uma boa equipa como número 2 de Prada....

anónimo disse...

Acho que o homem fez bem em propor "cazoito".
Ao Anónimo das 14:57 escapou que há tempos, num comentário a um texto do dr. Gaudêncio, escreveram que ele tinha ódio ao ex-meio chefe. Se ele embarcasse nessa proposta veriam nisso a prova que faltava para fundamentarem a afirmação.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 15:55 até digo mais: existem correntes nesse sentido...

Anónimo disse...

Espero bem que hajam correntes nesse sentido, votava nele tbem.

Anónimo disse...

Mostrou ter coragem e disse o que toda a gente já desconfiava.
Parabéns Prof.Sequeira pela coragem e espinha.

Fernando Vouga disse...

Hoje estabeleceu-se a ideia de que governar é fazer obras e o resto que se lixe.
Seria bom investigar até à exaustão o porquê desse conceito, para termos a certeza de que não andam dinheiros por fora. Caso contrário, torna-se legítimo pensar que há marosca no caso.

Jorge Figueira disse...

Pois é Fernando uma vez mais concordo consigo.
Parece que estamos ambos enganados, pois os anónimos que por aqui andam a fazer comentários, nem de perto nem de longe, parecem ter entendido essa mensagem.
Um fala de florestas,outro da EEM, outro do partido etc.... Registo o sentido de humor de um que concorda com a denominação "cazoito" para fugir à acusação de ódio.


Anónimo disse...

Deixei-me ficar para o fim para vir deixar o meu aplauso a este texto. Ele está bem escrito e põe o dedo na ferida.
Deixei-me ficar para o fim para lamentar, face a grande maioria dos comentários, o dinheiro que se gastou em Educação nesta terra .
A estes comentadores anónimos, com excepção de dois ou três, apetece perguntar-lhes se sabem interpretar um texto.
Deixei-me ficar para fim para lhes dizer que, no caso de saberem ler e interpretar textos, trabalham para uma central de propaganda.

LG disse...

Belo texto de Gaudêncio Figueira. "CAZOITO" é uma boa designação.E já agora penso que os engenheiros que planearam a marina e o porto não se enganaram (VÃO VER AS CONTAS BANCÁRIAS DELES), nem os mídia foram forçados a nada.O que se passa nesta terra e que todos nós sabemos mas não ousamos identificar, tem um só nome, muito simples "CARNEIRADA"!