Powered By Blogger

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Parlamento


PCP entrega diplomas sobre problemática da Saúde na 3.ª idade

"A população idosa será o triplo dos jovens dentro de décadas, de acordo com dados do INE e da OMS, no entanto a sua qualidade de vida e Direitos, nomeadamente no âmbito da saúde, não estão ainda totalmente garantidos e assegurados condignamente. 
Com o aumento da idade aumentam os problemas ligados à saúde oral dos idosos , sendo ainda um grupo de risco para o desenvolvimento de osteoporose, pelo que o PCP avançou hoje com a entrada  dois Projectos de Resolução na ALRAM , intitulados respectivamente, "Criação de um programa regional de promoção da Saúde Oral nos Idosos" e "Suplementação gratuita de cálcio e/ou vitamina D para idosos, sob estrita recomendação médica".
Tendo em conta a enorme lacuna no âmbito da saúde oral para idosos na Região, em que os serviços prestados são diminutos e deficitários, desde inexistência de consultas e falta de recursos técnicos humanos,  para uma  população cada vez maior (no  Census de 2011 a população idosa na Região era de 14,9%); tendo em conta que as cáries e o cancro oral também aumentam com a idade, sendo este último responsável por uma elevada mortalidade , se não for detectado precocemente e que estas patologias; tendo em conta que estas patologias conduzem a  outras, como malnutrição e perda de peso, ou diabetes ou osteoporose, é importante que se crie na Região um Programa para a promoção da saúde oral nos idosos, apostando na educação para a higiene oral e para a alimentação, à semelhança do que se faz com as crianças, e no alargamento do cheque dentista a pessoas com mais de 65 anos. 
Ainda no âmbito da prevenção, mas da osteoporose , altamente responsável por fracturas na população idosa, o PCP propõe que a  suplementação de cálcio e/ou de Vitamina D na dose adequada a casa paciente, sob prescrição e monitorização médica, seja gratuita, à semelhança do que ocorre, por exemplo, com a vacinação anti-gripe para os idosos. Tendo em conta o significado que as fracturas têm num idoso, podendo mesmo ser o principio crescente da sua debilidade e da diminuição da sua qualidade de vida, com índices de recuperação muito baixos e alta mortalidade associada, é assente que a osteoporose deve ser encarada como um problema de saúde pública , cuja aposta de combate tem de passar sobretudo pela prevenção.
O PCP propõe então que se promovam acções de formação e educação para os bons hábitos dos idosos que lhes assegurem a ingestão de cálcio e/ou Vitamina D e que a suplementação dos mesmos, quando necessária, seja assegurada gratuitamente pelo Estado."

Sílvia Vasconcelos

14 comentários:

Anónimo disse...

Como o PC tem um funcionário de peso na Sec da saúde vai se entretendo com essas baboseiras será uma futura coligação CDU/renovadinhos??

Anónimo disse...

Sr. Calisto, sabia que o suprassumo Dória vai o conselho de administração? Sabe-se que várias pessoas já recusaram ir para o Conselho. O desespero total de só colocar gente incompetente.

Anónimo disse...

Diz-se pelo Hospital que vai o Dória para o Conselho de Administração, há quem diga que é a 5ª opção. Pobrezinhos, agora é que o Governo cai e ninguém o ampara. Foi afastado da comissão para o novo hospital, mas agora serve para isto?

Anónimo disse...

O Dória por favor o Dória. Ele merece!!!!

Anónimo disse...

O Dória vem aí. Será que já foi anunciado pela Barbie no facebook?

Anónimo disse...

Aqueles fundamentos teóricos e da treta que escrevia no diário eram lindos, lá vai o diário leva-lo para o topo a dizer que ele é o maior, mas na verdade não passa de um incompetente ao nível deste governo. Viva ao Dória e ao desnorte do governo.

Anónimo disse...

O Dória das opiniões do Diário? O que é afilhado do Albuquerque?
Aparentemente o gajo é um entendido em tudo e mais alguma coisa...

Anónimo disse...

O Dória vai ser um Tiririca: Pió do qui tá num fica... Qual D.Sebastião, o rapazote aparece do meio do pó de um gabinete qualquer onde foi engavetado, e vai salvar a Humanidade, e talvez o SESARAM. Agora é que vai!

Anónimo disse...

No hospital diz-se que ele nem aguenta 3 meses!

Anónimo disse...

Parece-me que há escassez na informação acerca desta temática. Foi-me diagnosticada osteoporose aos 38 anos. É errado pensar que a doença é exclusiva dos idosos. No respeitante ao tratamento dentário, é essencial a todos mas, os que têm osteoporose já necessitam de cirurgia maxilo-facial (especialidade em falta na região) caso façam tratamentos com bifosfonatos que podem causar a necrose dos maxilares e um dentista não sabe tratar disso ou do cancro oral. Dei uma achega, infelizmente, com conhecimento de causa.

Anónimo disse...

E agora a amiga do presidente Albuquerque, Teresa Brasão, foi nomeada diretora de serviços. Nomeada sim, porque concurso é para os outros. Não para os amigos.

Anónimo disse...

Quem conhece o Doria tem que por às duas mãos à frente da boca para não se escangalhar todo. Oh meu Deus, o que fizemos para merecer isto? Ahh já sei. Acreditámos (eu nao) no Albuquerque.

Anónimo disse...

Um dia inteiro perdido a falar do "Dória" para nada, para no fim ninguém ver o nome do "rapazote" em lado nenhum. O idiota que perdeu todo o seu tempo a escrever todas as barbaridades e mentiras sobre o "Dória" é tão fiável nas suas informações como o é nas suas opiniões sobre a competência e inteligência do "rapazote". "Elogios" destes, com um grau tão grande de "correcção" e "exactidão", são autênticas medalhas de mérito para quem os recebe. O "Dória" hoje deve estar a rir-se de tudo e das opiniões de quem claramente não o conhece, não acerta num único comentário e que claramente desconhece a pessoa e o profissional de saúde.

Anónimo disse...

Então não perceberam papalvos que está aflição contra o Dorian era do renovadinho pedro que finalmente teve o tacho na administração do hospital não fosse o outro roubar lhe o lugar? Mas o Dorian já teve o rebucado na Comissão das drogas onde não faz nada e ganha um ordenado extra. Tudo boa gente e da melhor cepa da lhes Manuel António que isto é uma tristeza triste