CDS quer Governo a regulamentar já este mês
a valorização dos produtos regionais
O Governo Regional devia regulamentar já este mês a proposta do CDS incluída no Orçamento da Região de valorização dos produtos regionais, uma vez que é precisamente em Julho que as escolas lançam o concurso público para aquisição de produtos para a confecção de refeições.
O desafio foi lançado este sábado pelo deputado do CDS e presidente da Comissão Permanente de Recursos Naturais e Ambiente, Roberto Rodrigues, durante um encontro com a comunicação social junto ao Mercado de Câmara de Lobos, onde os dirigentes do partido foram explicar aos vendedores e produtores as vantagens da proposta que o CDS apresentou em dezembro e que o Governo Regional consagrou na proposta de Orçamento Regional para 2019, faltando, contudo, regulamentar os apoios.
A proposta democrata-cristã consagra que nas cantinas públicas das escolas, lares e hospitais, nos concursos públicos para o fornecimento de bens para a confecção de refeições, conste a obrigatoriedade de incluir uma quota de produtos madeirenses. O objectivo é valorizar a agricultura, a pecuária, pescas e demais produções regionais, promover um aumento da produção, melhorar o rendimento dos agricultores e produtores, contribuir para a melhoria da imagem da nossa paisagem e evitar a saída de receitas da Região com a importação de produtos.
"Nas últimas décadas, os produtos regionais têm sido relegados para segundo plano", criticou Roberto Rodrigues. "Isso levou a que a nossa agricultura seja quase inexistente, sobrevivendo com enormes dificuldades, em especial na última década. Com o objecto de valorizar os produtos regionais, aquilo que é genuinamente nosso, e a paisagem, o CDS fez aprovar uma proposta em sede de Orçamento Regional para que o executivo constituísse uma quota de produtos regionais a serem fornecidos nas cantigas públicas."
O Governo Regional acolheu a proposta centrista, consagrou-a no Orçamento em vigor há já seis meses, mas falta regulamentar os apoios. "Agora que as escolas se preparam para através de concursos públicos contratarem o fornecimento de produtos para o próximo ano escolar, o Governo deve assegurar que os produtos da nossa terra entrem nas escolas", apelou o parlamentar. "É necessária a valorização dos nossos produtos e o Governo Regional tem aqui uma oportunidade de ouro para introduzir maior produção regional nas cantinas das escolas, lares e hospitais. Só assim garantiremos mais rendimento aos agricultores, só assim seremos mais auto-sustentáveis e menos dependentes do exterior."
CDS
1 comentário:
Os pobres agricultores que trabalham de sol a sol e que em noites de tempestades se levantam para estacar bananeiras, noites perdidas no mercado dos lavradores etc, e lá andam estes embustes a usá-los nesta data em que disputam assentos na Assembleia e ordenados chorudos
Era motivo para serem resondados e mandados para o C.....
Enviar um comentário