Lino Abreu diz que o governo
ilude números da hotelaria
Os resultados do inquérito à ocupação média da hotelaria na Madeira, nos primeiros meses de 2019, não são aqueles que o Governo Regional tem vindo a anunciar, disse esta sexta-feira o deputado do CDS, Lino Abreu, durante um encontro com a comunicação social.
Todos os indicadores do turismo na Região estão em queda, mas o executivo de Miguel Albuquerque tem desvalorizado o problema. "O CDS está preocupando com a situação", contraria o deputado do CDS, Lino Abreu. "Estamos a falar do setor que representa 25% da riqueza regional, que é responsável por gerar postos de trabalho, e se não houver uma inversão dos resultados, poderemos estar perante uma situação preocupante para a economia regional", reforçou Lino Abreu, corrigindo os valores da ocupação média, que "não são acima dos 60% como diz o Governo Regional, mas sim nos 57,8%".
"Estamos a assistir a um decréscimo em todas as variáveis", explicou. "São menos 6,5% nos proveitos globais, menos 8,6 no RevPar (preço médio por quarto), menos 1,7% de passageiros no aeroporto da Madeira, e dos principais mercadores emissores, há menos 4,6% de alemães e 6,75 do Reino Unido."
De acordo com Lino Abreu, os hoteleiros da Madeira estão pessimistas com os resultados alcançado até abril mas também com as perspectivas até ao fim do verão, quer em relação à taxa de ocupação, quer no que concerne aos valores do ARR (preço médio por quarto ocupado) e do RevPAR (preço médio por quarto disponível).
Uma perspectiva que contraria a tendência nacional, conforme foi revelado estes dias pela Associação de Hotelaria de Portugal (AHP). Quanto às perspectivas no que respeita à taxa de ocupação, 54% dos hoteleiros consideram que será igual à do ano passado, sendo a região Centro a mais optimista (43% dos hoteleiros a estimarem uma melhoria) e a Madeira a mais pessimista (47% a considerar que será pior).
Na Madeira, Alemanha, Reino Unido e França são apontados como principais mercados, com uma quota de 19%, embora o mercado alemão deva ter um pior desempenho do que no ano anterior.
Com este cenário, Lino Abreu defendeu uma maior atenção do Governo Regional para o setor e um reforço das verbas para a promoção junto dos principais mercadores emissores.
CDS
11 comentários:
Tem razão
Como podemos atrair turismo à nossa Ilha se uma viagem por vezes de Lisboa à Madeira e vice versa custa 600 e mais euros na tap e easyjet?
Mais caro que a estadia de uma semana num bom hotel, com excursões incluídas
Com este preço como podemos ter escapadinhas?
Anda o Presidente Albuquerque a inaugura ginásios e tascas e o Turismo e os seus problemas ignora?
Qual o Hoteleiro que irá resistir a esta crise?
Só os Africanos arribados que chegaram à Ilha com o a moda do Timesharemilhões-
Conta se que a chegada dos familias inglesas a Madeira foi potenciada por uma politica de empobrecimento geral implementada pelas grandes familias madeirenses da altura para que estas mantessem e aumentassem seu poder...e com isso tambem empobreceram mas tinham o povo em estado de necessidade, pelo que era mais facil de controlar. Agora continuam se as mesmas politicas de empobrecimento para criar a subsidio dependencia e a nao contestacao
O turismo vive de ciclos de vária ordem. Económicos, concorrenciais, dis mercados emissores, etc.
O governo regional não tem controle sobre nenhum deles. Mesmo no transporte aéreo.
Os hoteleiros que resistem aos ciclos são aqueles que se preparam para os mesmos. Esses têm a sua clientela.
Mas há umas mentes iluminadas que acham que por umas medidas administrativas avulsas, se alteram esses ciclos.
Mas em tempo eleitoral, de demagogia à fartazana, será um fartar de imbecilidades.
Se fizessem a mínima ideia das exigências da Ryanair, ficavam calados. Vejam o que se passou nos Açores, em que esta dita low-cost estáva acompanhar preços da TAP e da SATA pois descobiu o filão do SSM.
Aconselho a que leiam a ultina entrevista de Dionisio Pestana. Talvez aprendam o que são os ciclos naturais.
Resposta ao Renovadinho.
Sigo as noticias e comentários há vários anos tanto na comunicação social como nos grupos do facebook... e neste tempo não vi ninguém a declarar que os resultados do Turismo eram independentes dos esforços do Governo Regional.
Não digo que não tenhas razão. Aqui na Região tens toda a razão.
Critico é teres estado calado este tempo todo, e só quando os mais fracos utilizam os numeros que os laranjas costumavam utilizar é que apareces. Ès um Renovadinho tipo MP: forte com os fracos e fraco com os fortes.
Elogio o facto de não teres utilizado o termo "santa ignorância", "Costa" e "trilateral" como é apanágio de teus comparsas.
A tendência do Turismo é ser cada vez mais "low cost" (tanto devido à diminuição do poder de compra da classe média, diminuição das reformas assim como o aumento de dias de férias)
A qualidade tem pouco interesse pois os turistas só tencionam cá vir uma vez. A cultura está em visitar muitos e diferentes países.
A verdade é que não conseguimos competir pelo preço (o custo do trabalho é demasiado elevado comparativamente à competição), mesmo aumentando os dias de estadia (outra tendência: os dias de férias não são sequenciais. as férias são curtas.).
Logo, só podemos competir pela cultura (e neste caso só se tivéssemos um modelo de desenvolvimento diferente da esmagadora dos países. exemplo: Nova Iorque, Roma, Cuba. Corrupção não é modelo de desenvolvimento), pela Natureza (isso já não é hipótese), prostituição a baixo preço (ainda se consegue. exemplo: América do Sul), ou Espiritual (mas para isso teríamos que ter um filósofo de classe mundial, um grande político internacional ou um santo dos tempos modernos. Isto também não é possivel no actual sistema porque todos os que têm qualidade são perseguidos e ostracizados pelos laranjas). Resumindo, a tendência do Turismo madeirense é a promoção da prostituição, em que o cidadão simplesmente escolhe se se prostitui aos políticos ou aos turistas.
Qual a publicitar que a Madeira faz nos grandes canais Televisivos Mundiais?
Muitos ainda pensam que a Madeira é espanhola...
Qual a publicidade que fazem nos continentes Americanos (Norte sul) e Asiático?
Estarão eternamente à espera dos Inglesses?
Isso dá jeito para férias do BLUE e do Mentiroso e suas comitivas
Mas Albuquerque no Dubai não publicita o destino Turístico madeira...
O Povo anda bem enganado do que faz estes novos magnatas
Preparem-lhes um carro de cestas para descerem ao Monte depois do dia do JUÍZO em Setembro e deixe-os à porta do Tribunal para um segundo julgamento
Porto e Lisboa estão a abarrotar de Turistas ao contrário da Madeira.
18.53,
Renovadinho será o teu avozinho.
Eu tenho um negócio de hotelaria, pequeno e dimensionado. Feito ã minha custa e do meu trabalhos. Nunca entrei em euforias, e sempre soube que o boom que aconteceu há uns anos, era bom mas não seria eterno.
Por isso não me preocupo. Tenho sempre os meus clientes, com 62% de repetições, alguns mais do que uma vez.
Só mesmo ignorantes acham que os governos é que definem os fluxos turísticos, tão sujeitos a variações com tantas causas diferentes.
Nunca andei lambendo botas de governos, nem vou a recepções com governantes. Apenas concorri a fundos europeus para requalificação energética e formação dos meus colaboradores.
Se estou preocupado com o futuro do turismo da Madeira? Por mim, nem perco o sono. Não me preocupa nada. Sempre mantive a dimensão que me permite estar a 100% quando tudo corre bem. Mas nunca baixo dos 65 a 70% quando as coisas não estão bem, como aconteceu há uns anos atrás.
Quem não dá passos maiores do que as pernas, não tem com que se preocupar.
Uma coisa eu sei, da minha experiência de 32 anos no sector. Não são os governos que regulam os fluxos turísticos.
Acreditar nisso é de uma ingenuidade confrangedora.
O das 18:53 com essa tanga de acomodado, a Madeira deve-lhe muito pouco
Só pensa na sua pança, esquece-se que é o Turismo de qualidade que sustenta milhares de Famílias madeirenses a que enche os cofres do Governo de receitas,
Compete ao Governo promover esse Turismo de qualidade, fiscalizando os alojamentos locais, obrigando-os a pagar impostos, promover a madeira em novos Destinos Turísticos.
A Dona cabaço e seus pares anda caladinha até Setembro, pois não-lhe convém antes de Setembro revelar a verdade
Se ganham as eleições, passarão 3 anos a se queixarem do Sargentão Costa.
Que culpa a Madeira tem deste blue queque, não ter cabeça nem cabaço?
Ainda ninguém se convenceu que este partiu o PSD por dentro e por fora?
VÃO MANTER UMA ESTRUTURA POLÍTICA QUE LEVARÁ A MADEIRA E OS MADEIRENSES À FALÊNCIA?
Que pelo menos ele apresente em público e urgentemente a sua lista de Deputados, a lista dos Secretários a ver se ainda vale a pena mesmo com este beiçola presidente combater o mentiroso e levar a Madeira e a sua economia a bom porto
Seria pelo menos um bom exemplo, para os outros partidos fazerem o mesmo e assim não votarmos de olhos vedados e no incógnito. Jamais os madeirenses darão um voto em branco a este blue, pois foi a maior decepção da Democracia
pós 25 de Abril
o Turismo na Madeira vai aumentar e viver dias melhores com a chegada de Voos diretos da Venezuela.
O das 10,57 deve ser o candidato cafofiano para secretário do turismo.
Enviar um comentário