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segunda-feira, 15 de julho de 2019


PSD exige participação do Governo da República 
para garantir ferry todo o ano

O grupo parlamentar do PSD lembrou hoje que o 'ferry' está operacional e resulta da concretização de um compromisso do PSD/Madeira e do Governo de Miguel Albuquerque. "Temos pelo segundo ano consecutivo esta ligação marítima a acontecer", conforme salientou o deputado Eduardo Jesus, garantindo que "a Região fez tudo o que estava ao seu alcance para conseguir recuperar esta ligação".
O deputado considera que esta ligação é fundamental e, como tal, deveria acontecer ao longo de todo o ano. "Mas, para isso, naturalmente, que o Estado tem que honrar aquilo que dispõe a nossa constituição e ela é clara naquilo que diz em relação ao princípio da continuidade territorial", disse.
Eduardo Jesus afirma que chegou a hora do Estado, e do Governo Socialista, reconhecer que a Madeira tem esta ligação e participar no financiamento desta operação, que é suportada, exclusivamente, pelo Governo Regional e que serviu para provar que esta ligação é possível.

"A Madeira criou condições para que a mesma aconteça. Falta-nos a solidariedade nacional e é isso que nós vimos reclamar aqui hoje. Reclamamos à Republica que nos vejam como portugueses."

PSD-M

43 comentários:

Anónimo disse...

Andaram a empatar o Ferry durante vários anos, agora aparecem como virgens defensoras do Ferry. Essa cambada pensam que enganam quem?

Anónimo disse...

Que tristeza, o rapaz que está na política desde sempre, ainda vai tar mais tempo que o Alberto joao, e parece que já recambiaram a Berardo. Também com esse nome... Vão longe...

Anónimo disse...

Sem vergonha à força toda! Tudo fizeram pra não existir ligação marítima em conluio com o Monopolista Mor e o descaramento é tal que ainda vão para a rua mentir à força toda.

Anónimo disse...

Grandes mentirosos. Que grande lata

Anónimo disse...

17.42, 17.50 e 17.53,
Não juntavas isso tudo num só comentário?
Já reparte que o que chamas monopolista mor é quem tem a operação ferry e foi o único a concorrer, quando mais ninguém teve interesse no assunto?

Anónimo disse...

Para concordar com o Dr. Eduardo Jesus, só se acrescentasse que o mesmo vinha de Lisboa ou Porto e passaria na ida e na vinda pelo Porto Santo
De Portimão não...
Então quem manda em Lisboa não são os soisas?
Ele a que não ganha com isso?
Então que dê a cara à Madeira,foi na Madeira que ele fez-se empresários.
Dizem em surdina por toda a cidade que o rapazola dá a cara como administrador, mas o verdadeiro patrão é outro Miguel que foi vice também.

Anónimo disse...

A máfia no bom sentido está a trabalhar bem. Correram com o ARMAS há 7 anos atrás, para não fazer concorrência aos Sousas, e agora apresentam-se como os responsáveis pelo regresso das ligações com o Continente. A sorte de vocês é que os vilões são uns ignorantes políticos, caso contrário nem serviriam para a casa das máquinas do navio!

Anónimo disse...

Uma camarilha de fingidos. O Eduardo Jesus só soube prejudicar os madeirenses quando era secretário, depois foi despedido. E ainda anda aí a fazer esse papelão de lambe-botas, quer ver se lhe dão um tacho novamente. Antes dizia que o monopólio do Sousa era um problema… agora já não é. Agora a culpa é toda de Lisboa. Nunca mais acaba esta falsidade laranja.
Essa turma toda junta até assusta. é que nem percebem que não é bom para as eleições, assim vão espantar o povo, que o povo já não é tudo nabos e tontos.

Anónimo disse...

23.37,
Então o Armas não voltou-se? De quem é o navio?
Não vês que se associou aos Sousas para este negócio? És ceguinho?

00.03,
Não compreendes a dialética política. Mas, as responsabilidades pelo cumprimento de um desígnio constitucional nacional são de quem?
Tens que pôr essa alma de escravo de lado. Não viste o que isso deu nas europeias? Não aprendes nada?

Anónimo disse...

esta gentinha quer o IMPOSSIVEL JULGANDO QUE MADEIRENSES E PORTOSANTES...E NÃO SÓ SÃO UMA CAMBADA DE TOTÓS!!!… QUER UMA OPERAÇÃO FERRY PENALIZANDO FORTEMENTE O TRANSPORTE DE MERCADORIAS PARA BENEFICIAR FORTEMENTE O GRUPO SOUSA QUE SAI POR OUTRO LADO FORTEMENTE BENEFICIADO PELAS AJUDAS COMPENSATÓRIAS ATRIBUÍDAS PARA SÓMENTE 3 MESES DE OPERAÇÃO!!!!

Anónimo disse...

...pela foto dá para ver que estão todos com cintura XXXL … esta ida ao ferry, "trabalhando" para a foto e despejando uns bitaites sempre ajuda a queimar umas calorias ganhas no conforto das cadeiras dos Parlamentos … também as podem perder subindo as escadas do hospital...

Anónimo disse...

Esses agora saem todos à rua para defender o FERRY todo o ano? Que descaramento. Já diz o meu tio que o mundo deve estar a acabar!
Estiveram a dormir 4 anos agora "andem" desesperados.
Agora "andem" nas ruas em grupos e parece que também se meteram aqui no Fenix como comentadores anónimos. Cuidado, eles "andem" aí!

Anónimo disse...

Bidão, mesmo, para quem andou a embrulhar o subisídio de mobilidade, que pouca memória e pouca vergonha tem certa gente!!!!!

Anónimo disse...

Zé Ganita questionou-me: “quem sabe se foram buscar cheque de financiamento para eleições que se avizinham?”... obviamente financiamento legal a que todos partidos têm direito...neste caso cheque despachado “via marítima “...

Anónimo disse...

Exige? Lá vergonha é algo que não vos assiste. Se estamos nesta açorda a culpa também é vossa. Não deixa de ser ridículo terem feito tudo para o Armas ir à vida e agora pagam 3M€ por três meses. Patético!
Ainda assim o Governo da República não se pode livrar das suas responsabilidades, tem que contribuir para resolver esta questão. Somos todos portugueses e devemos ser todos tratados de igual modo.

Anónimo disse...

13.41,
Do Armas? Foi o comandante quem trouxe?

Anónimo disse...

se houvesse um GRUPO que detivesse monopólio do transporte da carga via marítima e demais operações portuárias (caso da RAM)… JAMAIS a "NAVIERA ARMAS" operaria ANO INTEIRO na linha Continente-Canárias!!! Sortudos os Canarinos não dependerem duma cambada de trogloditas continentais e ilhéus que decidem por nós (madeirenses e continentais)...mas honras lhes sejam devidas … sabem como funcionar (nas urnas, óbvio)

Anónimo disse...

querem mais dinheiro para os SOUSAS, ao verdadeiro proprietário não facilitaram o pouco que pedia, agora é rios de dinheiro para estes , HA SIM É BRINCADEIRINHA, O POVO PAGA

Anónimo disse...

16.30,
O teu desconhecimento da realidade política canária permite-te essa prosa.
Porque não bate certo com a realidade local.
Quanto ao monopólio dos portos, não tem a ver com o preço da carga, se do monopolista dependesse. Se o ferry tivesse um custo semelhante aos monocasco, o monopolista operaria com ferrys, e não com monocascos.
A questão é que o ferry é uma operação bem mais cara, e para a sua existência todo o ano, o Estado tem que entrar com as indemnizações compensatórias. Como o faz nos comboios, metro e autocarros.

Anónimo disse...

Que é que deu neles para descerem à calçada todos juntos? Querem mostrar união? Coitados. Ainda por cima foram ver a promessa falhada do Albuquerque e deitar novamente as culpas para Lisboa. Cassete gasta. Deputados mediocres.

Anónimo disse...

Se este Senhor ex-secretário devolver a verba de UM MIHLÃO gasto indevidamente para satisfazer o ego do Irmão com os Barquinhos Voadores que não veio acrescentar nada a Madeira essa verba já daria para mais de cerca de 2 meses do Navio da Armas. É preciso ser um grande bidão e não ter vergonha na cara para abordar este assunto. E para tudo até para o desvarios Lisboa a Capital das Culpas tem de pagar e suportar todos os desvaneios.

Anónimo disse...

https://www.euroferries.com/
oh das 16 de julho de 2019 às 17:34
Como explica(s)a 1 indivíduo no seu perfeito juízo que, por exemplo, Grécia tenha ÉNE ilhas ligadas ao Continente por operações "ferry"? o mesmo se passa com restantes ilhas europeias?!...o "problema" está. no facto dos Gregos souberam sempre "controlar" o(s) "ONASSIS GREGOS"...cá ninguém controla a nossa versão "ONASSIS DA TABANCA"!!

Anónimo disse...

oh 16 de julho de 2019 às 20:39
...antes voassem … vieram cá passear … tal como se verifica no rally vinho Madeira … "voam lá fora"...veem à Madeira "pastar" para delírio duns quantos… mas pagos a "peso de ouro" com o dinheiro dos nossos impostos!

Anónimo disse...

20.42,
Já estiveste nas ilhas gregas?
Então eu explico-te de forma simples para entenderes.
Porque existe economia de escala que permite que as ligações ferry sejam um bom negócio. Por outro lado, há pequenas ilhas, habitadas, em que o único meio de ligação são os ferry de pequenas dimensões. E entre todas as ilhas gregas, as ligações do continente a Malta, a Chipre, à Córsega, à Sardenha, à Sicília e outras ilhas italianas, às Baleares ou às Canárias, assim como no Mar do Norte, têm um volume de tráfego completamente inimaginável com o que possa existir para a Madeira ou os Açores.
Sejamos realistas. Quem é o residente que utilizaria o ferry quando tem avião, num trajecto muito mais rápido e cómodo? Ninguém, a não ser alguns poucos que em férias queiram também transportar o automóvel.
Comparar o que se possa passar na ligação à Madeira ou aos Açores, com as ligações atrás referidas é um crasso erro de análise. E não entro por aí, porque não é uma questão financeiras. É uma questão política.
Cabe ao Estado saber se vale a pena subsidiar a linha todo o ano, numa relação custo beneficio. E no transporte de passageiros, essa relação é claramente negativa se comparada com o transporte aéreo. Na carga, para ser rentável, seria necessário que outro tipo de transporte deixasse de existir, nomeadamente o transporte feito pelos monocasco.
O nosso problema é a nossa dimensão minúscula.

Anónimo disse...

oh das 16 de julho de 2019 às 20:58
deves julgar estar a te dirigir aos tótós que votam inebriados com um naco de espetada e vinho seco!!!
Já agora:
1- a linha é rentável entre o Continente e Canárias … deixa-o de ser se pelo caminho passar Pela Madeira?!
2- tenta saber porque motivo o armador do Lusitânia Expresso foi corrido em 1992
3- a actual operação só é viável desde que efectuada 3 meses/ano e desde que a NAVIERA ARMAS a faça em conjunto com o GRUPO SOUSA … sem o GRUPO SOUSA já se torna inviável?!
4- já reparaste que quando a NAVIERA ARMAS operou só vezes havia em que o ferry era obrigado a permanecer fundeado ao largo aguardando a saída do ferry LOBO MARINHO por sobreposição de horários?!
5- já reparaste que a simples alteração das restrições impostas à carga rodada contribuiria fortemente para a viabilidade da operação ferry, obviamente penalizaria o(s) Grupo(s) que operam com cargueiros?!
6-"Quem é o residente que utilizaria o ferry quando tem avião, num trajecto muito mais rápido e cómodo? Ninguém, a não ser alguns poucos que em férias queiram também transportar o automóvel."
Já reparaste que Canárias tem transporte aéreo?!...caricatamente até é a BINTER que opera entre Madeira e Porto Santo!

Mais haveria por dizer … mas termino com uma sugestão:
se estiveres desempregado … ou amigo(a)desempregado(a)… dirija-se ao Grupo Sousa com sendo autor(a) do teu post.

Cumprimentos

Anónimo disse...

09.46,
As ideias preconcebidas toldam-te o raciocínio.
1- As ligações do continente espanhol a Canárias têm rentabilidade porque há dimensão. Canárias tem quase 3 milhões de habitantes, entre locais e estrangeiros residentes. Tem cerca de 20 milhões de turistas por ano. O ferry parte do sul de Espanha em trajecto directo. Quem é que nestas condições vai viajar a partir de Portimão e ainda fazendo uma escala no Funchal? Pensa.
Quando falo de falta de rentabilidade é a linha da Madeira. Basta ver o prejuízo que teve o Armas enquanto cá esteve.
2- O Lusitânia Expresso nem entra em comparação com os actuais navios. Nem perco tempo.
3- Parece uma dedução infantil, porque nas actuais condições nem nos três meses de verão é rentável. Daí que no concurso para esse período, existirem indemnizações compensatórias. Seria indiferente o armador, uma vez que essas indemnizações estão garantidas.
4- O contrato de concessão da linha do Porto Santo tem deveres e direitos para o concessionário. Entre eles a utilização prioritária da rampa do Porto do Funchal. Para alterar isso, só alterando o contrato, o que a meio do período da concessão é coisa complicada. Muito mais fácil seria adaptar horários, como agora acontece.
5- Com certeza. Baixaria alguns custos de transporte, não todos, e teria como resposta a concorrência dos operadores do transporte em monocasco, que ajustariam preços.
6- ??????.??? Dimensão. Dimensão. Ninguém vai das ilhas para o continente com menor conforto, demorando dois dias. Parece óbvio.

Quanto à tua infantil conclusão, não passa disso mesmo, de uma infantilidade. Própria de quem raciocina com o coração e não com a cabeça. Preferes o fanatismo demagogo à realidade dos números. É um direito que te assiste.

Anónimo disse...

A Lota dentro do Porto de Cruzeiros é um erro que o Albuquerque insiste pois aquela obra ali não faz sentido nenhum e aquele espaço deveria ser para requalificar o Porto com a criação de mais uma rampa para ferry. Por isto vemos que o PSD está contra o ferry e isto é só fogo de faixada para vilão ver. Estes deputados deveriam ter vergonha na cara pois sabem que estão a mentir a população assim como a população se desta disfarça.
Por esta e por outras semelhantes em Setembro o PSD vai perder muitos votos. EU NÃO VOTO PSD.

Anónimo disse...

11.54,
Em quem votas ou não votas, não interessa para nada. Apenas a ti diz respeito.
Quanto à lota, tenho uma opinião contrária. Acho que fica muito bem no porto, que não é de cruzeiros, mas de diversas actividades, e a sua integração após as obras que estão a ser realizadas será uma mais valia para aquele espaço.
Construir mais uma rampa para servir um ferry durante 11 meses e outro durante 3 meses, revela a tua perspectiva do gastar de dinheiros públicos. És um esbanjador.
E estes deputados do partido que apoia o governo que fez regressar o ferry é que são contra o ferry?
O fanatismo é tramado, tal como o ressabiamento.

Anónimo disse...

Temos aqui o mesmo "inteligente" do costume a querer tapar o sol com a peneira. Quem não anuir com ele é logo tratado de 'ressabiado' para baixo. O ferry foi corrido daqui para fora pelo partido dos laranjas e ele ainda acha que essa trupe de deputados são uns anjos que querem o melhor para os madeirenses. Fanático, vai insultar a inteligência dos da tua laia.

Anónimo disse...

Mas afinal querem o ferry para 3 meses ou para o ano inteiro?
Não estão a criar infraestruturas para isso como advoga o comentário anterior. Existe nesta terra e neste desgoverno que apenas pensa no seu umbigo cada iluminado de suprema inteligência querendo deitar areia para os outros e não ver aquilo que está a vista de toda a gente apartidária. Com isto este partido está a agonizar e se consumir a si próprio. Aquilo ali é uma aberração total e contribui para o que tem sido esta governação de não aproveitar os espaços e a sua prontalidade.

Anónimo disse...

Conversa para parolos...quando o armador Silvério Pires apareceu com o Lusitânia Expresso era obrigado a construir a rampa Ro-Ro...deu meia volta e zarpou para mares de Timor...entretanto GR construiu a rampa!!...à lota junto à navios de cruzeiro serve para atrair gaivotas...para depois se contratar falcões para evitar cheiro nauseabundo dos dejectos ... e que pastem nas cabeças dos turistas!!

Anónimo disse...

Olha o imbecil das 16.30. Sempre um otário nos seus acéfalos comentários.
O que ninguém consegue responder é porque não houve nenhuma proposta nos dois concursos internacionais para os 12 meses. O que ninguém consegue responder é porque é que se o negócio é tão bom, ainda ninguém pegou nele, nem sequer os malévolos Sousas.
É só laracha e demagogia. Números a demonstrar a viabilidade financeira, nada. Zero. Nem uma demonstração. Só demagogia e fanatismo, como o imbecil das 16.30.

Anónimo disse...

O desinteligente das 16.30, lá vem com as suas costumeiras baboseiradas. São aquelas banalidades de quem nada tem de produtivo a acrescentar ao tema em discussão.
Nem um número que demonstre a viabilidade financeira da operação ferry. Normal. A ignorância aliada ao fanatismo é assim.
O que até agora não tem resposta, são as seguintes questões:
1- Se o negócio é tão bom, porque é que ninguém pega nele, nem sequer os malévolos e monopolistas Sousas?
2- Porque é que ninguém apresentou qualquer proposta nos dois concursos internacionais realizados para os 12 meses, e tendo em conta que levantaram o caderno de encargos alguns dos maiores operadores europeus do sector?
Dão-se alvíssaras para respostas inteligentes e fundamentadas.
Banalidades, luta eleitoral, partidarite e afins, dispensam-se.

Anónimo disse...

Ó das 20.39 e21.19
Com tal verrobeia poderias unir os 2 comentários num só que a lenga lenga seria a mesma. Esforçam-se para causar boa impressão pois comentam muito mas não fazem nem dizem nada.
Cuidado que ainda lhe pode dar algum fanico e as eleições ainda são para finais de Setembro. Poupe-nos com a cartilha de tagarela.

Anónimo disse...

00.23,
Como o primeiro não tinha sido publicado, dificuldades com a internet, possivelmente, veio o segundo.
Mas a tua resposta é elucidativa. Baboseirada sem interesse. O normal.
Responder às duas perguntas feitas...nada! Zero!
Nenhuma demonstração da viabilidade financeira.
E, essa inépcia e incapacidade que tu tens para defender racionalmente a linha ferry, como a horda ignara de facebookianos, é a morte da mesma.
Enquanto tu, e os defensores da linha, nos quais me incluo, não perceberem que esta não é uma questão de racionalidade económica, mas sim, uma questão política, nunca teremos ferry todo o ano.
A minha diferença é que eu sei que esta é apenas uma questão política.

Anónimo disse...

oh das 20.39 e 21.19
"das duas uma"...ou és ingénuo ou julgas os outros que não os da tua laia ingénuos !!
Na tua existência nunca ouviste/tens consciência da expressão "EMPRESÁRIOS DO REGIME"?!

Anónimo disse...

09.37,
Das duas...três!
Não tens resposta para a minha primeira pergunta.
Não tens resposta para a minha segunda pergunta.
E terceiro, és daqueles que se refugiam em lugares comuns como pretensos argumentos.
Para o tema em discussão, a tua contribuição é...zero. Um vazio absoluto.

Anónimo disse...

Atendendo a que Portugal tem 2 Arquipélagos e não pode beneficiar um em detrimento de outro e dando azo a continuidade territorial deveria o mesmo criar uma Linha Maritima que abrangesse as 2 Regiões em simultâneo com a circulação Lisboa/Madeira/Ponta Delgada/Terceira ou vice versa nem que para isso durasse 15 dias a chegar ao seu ponto de destino. Quem quisesse iria e quem não quisesse se calava de vez.

Anónimo disse...

Oh das 9:37
...há muito empreiteiro que NÃO concorre quando à partida sabe que as “leis do jogo” não são iguais...há muita gente que NÃO concorre aos concursos de admissão/cargos dirigentes na Função Pública quando sabe que as “leis do jogo” não são iguais...ETC...ETC...ETC....já agora: o dito “EMPRESÁRIO DO REGIME”. ...quando se aproximam eleições e temendo resultados “ATÉ APOSTA EM MAIS DUM CAVALO”...
até é capaz de por o seu melhor cavalo a correr pelo adversário 😀😀😀😀
Passa bem

Anónimo disse...

Nossa mas que grosseria, faz lembrar aqueles renovadinhos raivosos no parlamento regional que pensam que quanto mais alto vociferam asneiradas mais têm razão, mas já ninguém lhes liga. Será que temos esses deputadozinhos aqui anónimos a debitar a sua verborreia tipica?

Anónimo disse...

12.02,
Até que enfim aparece alguém nesta discussão com elementos válidos.
Deve ser um assunto estudado e que traria um grande reforço para a reivindicação política da línha ferry, na persecução da continuidade territorial.
Os meus parabéns pela sua intervenção.

Quanto aos outros comentários, mais do mesmo. As patetices do costume.
Totalmente incapazes de responder às questões colocadas, a resposta é aquela imbecilidade natural.

Anónimo disse...

pormenor da foto:
dá para ver e contar 22 pés … logo 11 deputados. Dava para formar 1 equipa de futebol … e com suplentes que entretanto foram gozar férias de meses ou sabem que vão ser despedidos na próxima legislatura...certamente que é uma equipa que nos custa muito mais do que certas equipas aos clubes...

Anónimo disse...

Um grande contributo este comentário às 08.48.
É assim que os problemas da Madeira serão resolvidos.
Valha-anos abrenuncia!