AGRICULTORES PEDEM AO SECRETÁRIO
QUE DÊ ATENÇÃO AO SUL
Se Humberto Vasconcelos ainda não teve conhecimento, os agricultores do sudoeste da ilha dizem-lhe: é exagerado o corte no preço da banana para o período considerado de Verão. Outro alerta: já pensou Humberto Vasconcelos que para o ano ficará muita cana em cima da terra?
Não faz mal nenhum se o governante continuar a apalpar limões pelo Norte, desde que não se esqueça do Sul. |
A Gesba decidiu baixar 9 cêntimos ao preço do kg de banana. A medida estabelece o pacote de Verão e entrou em vigor no início deste mês. Em reacção, os agricultores mostram-se insatisfeitos não apenas com um período estival que se estende de 1 de Maio até 31 de Outubro, como também com as tabelas a praticar.
No sudoeste da Madeira, os homens que trabalham a terra 'de sol a sol' estranham que um organismo público, que se diz dar lucro - a Gesba - baixe os preços ao produtor de forma tão acentuada.
O curioso, dizem, é que desde sempre o governo regional teve por hábito proclamar subidas no preço do kg de banana, uma espécie de 'piscar de olho' ao agricultor, mas com aplicação no Inverno, estação baixa da produção. Nessas alturas, chegava-se a aumentar 30 cêntimos, pagando-se a níveis dos cinquentas e setentas cêntimos por kg. Aumentava-se no Inverno, pois... quando "não havia banana".
No Verão, quando os trabalhadores da terra esperavam ser compensados com preços razoáveis em época alta de produção, os responsáveis oficiais não se esqueciam de aplicar o sabre para novos cortes. Três cêntimos, depois seis...
Só que, para este ano, a descida é demasiado penalizadora: 9 cêntimos por kg!
Há outra queixa: Verão considerado de 1 de Maio a 31 de Outubro?! Os agricultores coçam o queixo. Que se baixem os preços em Junho-Julho-Agosto, altura em que as vendas comprovadamente baixam, percebe-se. Agora em Maio, Setembro e Outubro?!
A pergunta: para que quer fazer tanto dinheiro um organismo público supostamente criado para ajudar a agricultura e os seus operacionais?
Que o sr. secretário vá tirar medidas aos limões da Ilha e se preocupe com as vinhas lá do seu Norte, os agricultores da banana aceitam. Mas se Vasconcelos não descurar as actividades agrícolas do sul, aliás as mais importantes, lembram.
A talho de foice, os agricultores dirigem-se a Humberto Vasconcelos, que até admitem desconhecer esta 'facada' nos preços da banana, perguntando ao secretário regional da Agricultura se já pensou na possibilidade de em 2016 ficar muita cana-de-açúcar em cima da terra. É que vai ficar, muito provavelmente. Entendem que seria útil o governante estudar os meandros daquela produção na Ponta do Sol e principalmente em algumas freguesias da Calheta.
Este ano, foram 8200 toneladas de cana. Quando já foram 3 mil, 3 mil e tal. A explicação é simples: os agricultores seguiram o incentivo do governo anterior para aumentarem a produção. A semilha e a batata raramente são compensadoras para o homem da terra. Então, a cana foi adoptada em maior escala do que habitualmente. Porque o rendimento é mais agradável. E não dá muita maçada. O engenho leva tudo, mesmo a cana 'mouca'.
Só que, entretanto, as autoridades mandaram ter atenção ao grau. Como atenção ao grau? Agora o dizem? Se foi autorizada produção de cana em baldios e pastos de cabras, em terrenos nada recomendáveis para o efeito, incluindo alguns anteriormente eucaliptizados!
A mensagem dos agricultores é uma: que a Secretaria Regional se meta dentro da matéria quanto aos níveis da próxima safra, para evitar a desagradável surpresa de ficar muita cana em cima da terra, sem escoamento.
A propósito, um dos agricultores pergunta se os engenhos da Região têm mesmo de amolar até Outubro para efectuarem os pagamentos deste ano. "Nessa altura pelo menos, vão pagar-nos, porque serão apertados", carrega o produtor. "Há eleições..."
Para terminar, dizemos nós, seria útil o secretário Humberto dar um pulinho àqueles lados de sudoeste. Se estiver por dentro dos problemas, para o ano, haja boas ou más safras, bons ou maus preços, pelo menos não ficará 'abananado' com o que acontecer.
21 comentários:
antes era o heroi do calisto por desafiar jardim , agora é alvo abater
O sabujo do secretário acha que são todos uns "bananas"... e vai-se enchendo à custa deles... calma Humberto, o que é para ti os ratos não vão roer... não morro sem te ver na cadeia pelo que fizeste à minha família!
Este ainda vai levar uma foiçada no Ponta do Sol.
Gosta de rabos de saia e cifrões.
O Norte esperou muitos anos. O Sul que espere uns tempos.
Se o senhor Secretário Regional for inteligente manda os produtores de cana sacarina fazer aguardente para vender aos imigrantes cabo-verdianos em Lisboa.
O Norte faz um branco razoável e um tinto intragável ...... Até a Adenorma é com gente do Sul...mas são boa gente!!!Gostava de saber essa dos cobertores comprados na concorrência mais caro do que no local certo ??? O preço da banana é como o mapa de África , é a esquadro e régua!!!! O senhor secretário embora sendo Norte , é boa gente , mas tem um aferidor do Sul a aconselhá-lo ...coisas da democracia ... Esperamos coisas boas para os dois lados da Ilha!!!!!
Sr: Secretário não se preocupe com a Ponta do Sol é tudo boa gente , os cães ladram e a caravana passa , aqui e acolá chega , com RM é só cultura na Vila e miséria no Campo..tá quase a acabar faltam dois anitos....mas muita musica ainda vai passar debaixo da ponte!!!!
Grutas livres até que enfim um presidente que põe ordem no maior mamsnço de São Vicente, o Vitorsinho criava galinhas e patos para o restaurante a conta das grutas, bilhetes falsos. Jose antonio manda fiscalizar as facturas ou falcatruas , a gente via mas não podia falar. Esperemos que a Dra Jheny mande fazer uma auditoria e verifique as compras ,
ai a Dr.ª Jeny. Deve de estar a falar da criança que lá "finge" que manda. Sim aquela que a mãe espalhou aos sete ventos que se o presidente não a puzesse lá nas grutas, este teria que devolver o dinheiro que ela e o marido tinham dado para a campanha
A respeito da festança e patuscada aqui e acolá , como é que a xavela vai contabilizar porque não está orçamentado CM. Será que é de graça!!! 40000 balas!!!!
Acho que sim, façam uma auditoria às grutas já! Acabemos com suspeições. Esse tipo discriminava parte dos funcionários para dar atenção a quem lhe lambia as botas como o Daniel o careca, que se fazia amigo dos colegas e depois repassava tudo para o chefe. As grutas são demasiado grandes para gente desta.
....E ao povo de São Vicente e agora como prémio à Madeira....ihihih
Hihihi. Estou cä para ver. jä enganou meio Norte depois o amiguinho MA agora engana4á certamente os da Ponta de Sol! Até quando?...
Coitada! Uma incompetente que foi posta lá porque o pai patrocinou os UPSV...Foi uma maneira desse senhor que é um ...dos maiores arranjou de dominar o poder em São Vicente. Não dá ponto sem nó... O outro roubava esta coitada é uma incompetente. Mal das grutas....Ouvi dizer que o vicepresidentesinho que tem um nome em inho é que manda lá nas grutas.Ela é só para calar os pais pelos cinquenta mil desenbolsados! A judite e o tc deviam investigar o financiamento dos UPSV…Enfim vejam quem anda a rondar os autarcas de SV. Dupla, Pretos, joeis e companhia...
...E ainda não conseguiu. O senhor é espertalão! Mas o rato tanto vai ao moinho que lá fica o seu focinho! Andamos por cá....para ver ele e o seu chefe de gabinete a ...no dinheiro. Não irão resistir ás cascas de banana? Cuidado nåo aconteça como o da galinha dos ovos de ouro.....
O Garcês criou galinhas e gatos que os turistas gostavam de ver e era atrativo e o sustento foi com o dinheiro dele...juntou o útil ao agradável.A provar, é só fazer uma auditoria às contas até fim de 2014 porque dívidas não havia nenhumas e é a única empresa do governo a nível nacional que tem lucros e não tem dívidas.Isto é a sociedade de desenvolvimento que confirma e diz que os bilhetes falsos foram substituidos depois de virem os originais da topografia... UPSV quiseram foi pô-lo a andar, para fazerem à vontade as suas negociatas...
Ao anónimo das 23:52,desculpe a ofensa mas as suas palavras são pouco inteligentes: como é possível você preferir uma psicologa incompetente com um homem que tratou das grutas como fossem dele? Como vê, até galinhas criou lá para embelezar...as grutas estão tão bonitas,tão atrativas...por acaso essas galinhas ou bilhetes têm algum valor...você pelos vistos mal viu a cor mudar,mudou-se...lambe agora UPSV e a Sra jehnny,até um dia...ih ih ih
O atual secretärio da agricultura e oseu chefe de gabinete bem se fizeram ao tacho das grutas. Então ė que as grutas passariam ser conhecidas como as do alibabä . E para bom entendedor meias palavras bastam!
O presidente do município, apesar da sua aparência simpática, revela-se cada vez mais um pobre coitado, vergado às influências de quem investiu na campanha. Com tanto jovem necessitado e a precisar ,teve que dar o lugar nas grutas à tal que tem o nome de uma canção do Art Sullivan.A jovem tem um Q.I., fraco ou seja como se diz na gíria- "meia sobre si" e o pai teve que investir para a filhota ter um trabalho.
Se eu tivesse um filho/a formado não iria gostar.
Admira-me a passividade dos UNPSV, nomeadamente o Manuel Caldeira que anda muito calado.
Ui...desculpem,mas não me preocupo com as grutas do antigo que até as deixou muito bem...preocupo-me é com a atualidade gananciosa e ao que parece muito mafiosa que na qual faz parte o nosso sr Betinhos...julgo que muitos vão se arrepender de irem atrás dele,até porque quem ajuda, nem sempre é quem está no poder ou tem os bolsos cheios...precisamos de todos! Cuidado!
Muito interessante o primeiro comentário!
Enviar um comentário