Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de maio de 2015

ACORDO ORTOGRÁFICO


Continuaremos a escrever correctamente!
- faz de conta que fomos bafejados por um milagre do 13 de Maio


Dizem que a partir de hoje será obrigatório adoptar os ditames do acordo ortográfico. Pois nós aqui, aproveitando as festas que celebram a obra milagreira de Fátima, desde as aparições de 1917, vamos pôr na Sé um sírio a servir de bula para o pecadilho de mandarmos os 'ortografeiros' à fava. Assim obramos também um milagre - transformar as novidades do acordo nas formas antigas do dicionário e da gramática.
Sanções?! Vamos boicotar a viragem nem que seja ao escrever um abaixo-assinado oficioso a pedir a demissão do governo.
...E ficamo-nos nas tintas se alguém disser que escrever à antiga é escrever incorrectamente. Para nós é correcto. Assim, com 'c' antes do 't'. 

PS - Veja-se a calinada do 'sírio'. O Leitor não deixou passar, e é bem feito para este escrevinhador que fala em continuar a escrever correctamente! Ora, nem à moda antiga nem com AO! Sírio! Ainda se fosse do EI!...

9 comentários:

Anónimo disse...

Então Portugal, além de vender os seus anéis...( TAP, EDP, Bancos, PT, etc) tb quer vender a Língua ? Será que reduz o déficit. Se reduz lá vai o Coelho e o Portas vender a língua aos chineses....Tristeza

Anónimo disse...

Apoiado.

Miss Take disse...

Apoiado!

Anónimo disse...




Concordo!!

Anónimo disse...

E escrever "sírio" em vez de "círio" também faz parte do AO ?

Anónimo disse...

Eu quando era miúdo e andava na escola, muitas reguadas levei por esse facto. Foram tantas que hoje não sei escrever, a não ser à moda antiga. Vai ser bonito quando se tiver que escrever "cágado" sem acento.

Luís Calisto disse...

Ao anónimo das 15.42
Não é sírio em vez de círio. Primeiro pensei em meter na Sé um iemenita, mas optei pelo sírio. Afinal é melhor um círio!
A sério: acabo de escrever 'círio' 100 vezes, como nas palavras difíceis, a ver se esta cabeça de burro fixa de uma vez, já que há um ano ou dois, a propósito da festa do Monte, precisei de consultar o dicionário a respeito do raio do sírio, aliás círio... e não me lembro se meti água na mesma.
Sai-me sempre essa asneira. Mania! Já agora, confesso que vou ao dicionário sempre que preciso de escrever 'deslizar'. Fico com dúvidas entre o z e o s.
Bom: já que o nosso mestre, com toda a justiça, nos põe este barrete com orelhas de burro na cabeça, perguntamos-lhe: com o AO, o planeta ÚRANO perde o acento?
Nota - Não vou emendar a estrondosa calinada no texto (sírio). Fica ali como num linchamento. Faz parte do barrete com orelhas de burro.

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto

Sou, em princípio, a favor da simplificação da escrita já que é a fala que faz evoluir a língua, Mas este acordo é um atentado ao bom senso e, de tão complicado que é, só contribuiu para lançar a confusão.
Se a ideia foi aproximar o registo português ao brasileiro, só pode ser obra de ignorantes que não fazem a mínima ideia do que se passa no Brasil. Naquele país imenso ninguém controla ninguém e há diferenças chocantes. Uma autêntica bagunçada que, em boa verdade impede os responsáveis brasileiros de assinarem qualquer acordo, porque antes terão de arrumar a casa. Obra que se me afigura impossível.

Vicentinho disse...

Esta história para quem não sabe vem do tempo do querido Sócrates, de 2009.