Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de agosto de 2017


AS CONTAS DE MIGUELITO

João Barreto


Miguelito, com a preciosa ajuda do escriba de serviço ao DN, entendeu hoje de prestar provas dos seus conhecimentos de contabilidade.
Estudou, rebuscou, pensou e chegou à brilhante conclusão... de que a C. M. Funchal levou, em 2016, 156 dias para pagar aos credores. A mesma cifra que o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses tinha chegado e coloca o município funchalense num lugar pouco recomendável no que toca ao pagamento dos seus compromissos aos fornecedores.

Mas atenção que os malandros da Direção Geral das Autarquias Locais não souberam interpretar os dados resultantes do software contabilístico que a CMF era a única a usar e que o malandro do Secretário de Estado Adjunto de qualquer coisa ditou uma fórmula para apurar este "ratio" do prazo médio de pagamento e que os malandros da oposição confundem orçamento com património. Tudo somado, 156 dias não serão exatamente 156 dias, mas uma outra coisa qualquer! Ah, e para o ano em curso háo-de ser menos (julga-se que com a intervenção divina de um qualquer santo que seja patrono dos contabilistas amadores).
Se a composição foi sofrível, as contas são uma desgraça. Ainda assim, Miguelito ainda teve direito a fotografia destacada no recreio quando foi brincar aos carrinhos. Esperamos que o Dr. Fontes (antigo vereador da CMFunchal e Secretário das Finanças) lhe tenha explicado alguma coisa sobre contabilidade pública.

6 comentários:

amsf disse...

O dr. Fontes só o é placas inaugurativas erigidas no "campo" pois não tem qualquer licenciatura. Entretanto vê-se que também há citadinos a tratá-lo por dr!

João Barreto disse...

Nunca tive qualquer razão para duvidar o título académico do Dr. José Paulo Fontes. Mas se o Sr amsf tem prova de que ele não existe, faça o favor de a apresentar, para ficarmos todos esclarecidos.
Que fique bem claro, porém, que o que estava em causa era a incapacidade contabilístico-financeira do Sr Eng.º Miguel Gouveia.

Anónimo disse...

O sr amsf e o seu irmão são peritos nisso de Dr sem licenciatura

Anónimo disse...

Acho que o senhor João Barreto não leu bem o texto ou então não se está a referir ao texto que eu li no DN é que julgo ser o que ele diz ter lido. Não vi as contas de que ele fala. Mas, enfim. Cada pessoa compra e usa os óculos que entende.

Anónimo disse...

As contas até que estão bem feitas e o gráfico está bom.O prazo de pagamento tem vindo sempre a melhorar o que é de louvar.Grave grave, foi deixar milhões e milhões de dívidas.

Anónimo disse...

Mas também em 2013 deixaram construído o Aeroporto do Funchal com essa divida monstruosa.