Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Vidas ameaçadas no Largo da Fonte


Espanhol diz que esta árvore
está 'pelas peles'!




Um dos elementos da equipa espanhola que a Câmara do Funchal mandou vir para estudar as árvores do Monte e tratar delas confidenciou entre frequentadores do Largo da Fonte que a árvore que mostramos aqui nas imagens se encontra em muito mau estado. Acrescentou que deve ser abatida dentro de um prazo não superior a dois anos.
Acontece que a dita está inclinada no sentido do Café do Parque e de uma residência. Pelo que há gente a viver debaixo da espada de Dâmocles, sem que alguém do município se digne dar explicações sobre o que vai ser feito e se será feito.

Mostramos também fotografias de alguns dos galhos que foram cortados da mesma árvore e que estavam entre 20 a 30 metros do solo: aparentavam estar verdes, mas estão podres e com cavernas.

Sobre uma outra árvore, também famosa por estar escorada e vai-não-vai, o mesmo técnico nuestro hermano informou que a iam expurgar de uma pernada que se estendia no sentido do carvalho que caiu dia 15 de Agosto, matando 15 pessoas e ferindo 51, porém nada fizeram nesse sentido. Sabemos que o especialista alertou que essa árvore também devia ser abatida, porque, mais grave do que a falha biomecânica que representa a fenda, aquando da intervenção do escoramento com o cabo de aço permitiram a entrada de fungos, pela abertura do corte, que debilitaram muito a árvore.
A obsessão do corte de árvores que a câmara mostrou nas últimas semanas deixou o Monte fora de acção. É assim. Depois, se acontecer a desgraça, eles dizem que a culpa não é deles, mas do jardineiro que plantou as árvores há 200 anos. E siga o baile, aliás o luto, que o mal deles é batatas como se está a ver desde a 'Festa' do Monte.






4 comentários:

Anónimo disse...

INCOMPETENES!!! Assim mesmo, com todas as letras. Para mim, a grande culpada é a "pseudo-ecologista-fundamentalista", que já foi,por mero acaso (leia-se, esposa do anterior Presidente da delegação da Quercus na Madeira). Também por mero acaso, e sem saber ler e muito menos saber escrever, chegou a vereadora do Ambiente na CMF. Para isto, o principal mérito foi, e é, ser cunhada do tal senhor que anda a minar o PS-Madeira, depois de ter sido presidente desta organização. Esta senhora, já que não teve a dignidade de se demitir no dia 15 de agosto, deve levar ao voto de demissão do povo funchalense no próximo dia 1 de outubro.

Anónimo disse...

Existem muitas árvores com a copa alta, que se cortarem a copa elas refilam mais mansinho como é o caso dos plátanos, e já não causam perigo. Será que este espanhol é igual ao eng. cubano do Cafofo que andaram a cortar árvores a torto e a direito sem uma segunda opinião?

Anónimo disse...

E estão a se esquecer dum grande pormenor: quando os Sousas cercaram a Câmara Municipal o Cafofo pediu ao Gil Canha que se demitisse,mas quando caiu a árvore em cima das pessoas o Cafofo não pediu a demissão da Idalina. Os Sousas valem mais que treze pessoas mortas! Vejam o caráter deste senhor!

Anónimo disse...

Como é possível o homem continuar a sorrir tanto com a desgraça dos outros?