Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de setembro de 2017


Diferença entre votos brancos, 
votos nulos e abstenção





Nuno Jardim

Quem consultar o site da CNE, pode verificar que “os votos em branco, bem como os votos nulos, não sendo votos validamente expressos, não têm influência no apuramento do número de votos obtidos por cada candidatura e na sua conversão em mandatos.”
“Ainda que o número de votos em branco ou nulos seja maioritário, a eleição é válida e os mandatos apurados tendo em conta os votos validamente expressos nas candidaturas.”
Isto diz muito como a democracia, no nosso país, ainda que recente, tem muito que evoluir.

A nossa democracia não é imparcial, pois para um cidadão que deseja exercer o seu direito de voto, mas que não se reveja em nenhum candidato, segundo o que nos diz o site da CNE, é que essa intenção não conta para nada e deste modo não tem qualquer interferência para a eleição dos candidatos, sendo que quem beneficia com isto são os partidos mais votados.
Na minha modesta opinião, enquanto cidadão livre, que não sou e nem nunca fui militante de nenhum partido e também não estou a concorrer e nem nunca concorri a nenhum órgão autárquico ou legislativo, estes votos em branco e nulos, juntamente com abstenção também deveriam ter representação em órgãos eleitos. Já imaginaram, por exemplo, com uma abstenção de 50%, termos metade do nosso parlamento regional ou nacional, ou até mesmo assembleia municipal, com cadeiras vazias. O impacto que isto tinha perante toda a sociedade e perante a nossa classe politica…
A democracia é para todos!!!

PS: Enquanto democrata, eu já estou farto de promessas e corrupção na nossa região, não queremos o Cafôfo, que já está completamente comprometido com os empresário do regime e enquanto a nossa democracia não evolui e mesmo que não se revejam em nenhum candidato, não desperdicem o vosso voto, nós precisamos de uma mudança e no dia 1 de outubro, eu voto no Gil Canha!

4 comentários:

Anónimo disse...

A nossa democracia ainda está longe de ser perfeita e se os votos em branco, votos nulos e abstenção tivessem uma influência directa, na conversão de mandatos, aí teríamos muitos poucos políticos porque só abstenção atinge valores absurdos. Isto faria com que a população em geral começasse a olhar para a política de outra forma e com mais responsabilidade e maior parte dos nossos políticos não davam como garantidos lugares que por norma são eleitos, o que seria bom para todos nós. Talvez os nossos políticos começassem a ser mais SÉRIOS!!!

Anónimo disse...

Esta Região precisa de uma Abanão.Os interesses instalados permitem que sejam sempre os cidadaos a suportar os respetivos custos. Estamos numa Região onde um Canditado é indicado por Lisboa e à revelia do líder local que se tivesse o mínimo de carácter já se tinha demitido. Recentemente organizou-se um Jantar para os lados do aeroporto e não é que o Canditado por Lisboa amuou e o Padrinho António Costa foi solidário e deixou à seca o ilustre Líder Regional e respetivos sucias. A Norte e também numa autarquia Sucia, os nervos vão aumentando face ao que consta na praça, surpresas no dia 1. Esta semana for am cadeiras de rodas, parque infantil e o outdo plágio de SVicente uma cadeira de dentista. Consta que já chegaram os primeiros votantes do Reino Unido e Continente e amanhã regressam os restantes. Para Domingo o trânsito para os lados do Porto Moniz fica congestionado pelos tantos que curiosamente alteraram a sua morada. Comenta-se que Vale Tudo. Ameaças a funcionários da autarquia e a sua família, etc. O Presidente que já possui um filho como representante de um escritório de advogados prepara-se para assumir a Junta de Freguesia do Porto Moniz porque o atual e Canditado terá que ir para Londres a pedido da família. Segundo as más línguas parece que está em garagem um BMW para sair, mas houve um conselho de só sair depois da eleições. Vamos aguardar pela novidade e logo se irá conhecer o proprietário ...............

Anónimo disse...

A classe política sabe que se esses votos tivessem representatividade essa realidade alteraria o comportamento daqueles que ainda votam pois muitos ainda o fazem para não beneficiar o partido que mais odeiam. O problema não está no facto de meia dúzia de cadeiras vazias espelharem o fracasso da democracia durante 4 anos.O problema é que essa mudança legislativa levaria mais de 50% dos eleitores a votarem em branco/nulo. Actualmente as pessoas conscientes são obrigadas a votar porque se não o fizerem estão a dar poder aos que votam.

Anónimo disse...

Meu caro...

Também concordo consigo e com a sua ideia de que os votos brancos (abstenção não...porque é desleixo se não for devidamente justificada, claro está) deveriam retirar cadeiras aos partidos, sem dúvida!!!

Pois como o voto é um direito e se existe a possibilidade de votar em branco, tal como referiu, por não se acreditar nos candidatos/ partidos que estão disponíveis ou até no sistema, deveria ter impacto na eleição...mas claro, nós somos uma democracia... a qual, é controlada...nunca, mas nunca será plena, isto é a realidade!!!

Agora...se destapou as orelhas ao coelho...não seria necessário influenciar o voto...deixava-se estar pela ideia...a conclusão fica para cada um dos leitores...seja qual for a fação, cor, religião...etc...etc..

Mas sim...fora esse último parágrafo...isto sim era bem pensado uma recolha de assinaturas e obrigar a assembleia da república a ter que pensar no assunto... a minha lá estaria!!!