Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Tudo acabou naquele Verão... mas daqui a dias é Inverno de 2018




Uma informação e um esclarecimento
- ou o 'período de reflexão'
e a 'perseguição' do 'Fénix' a Cafôfo




* Comunicamos aos nossos ilustres e aguerridos Leitores que respeitaremos na íntegra o período de reflexão imposto por lei para o dia anterior ao domingo de eleições. Não divulgaremos, pois, as apreciadas crónicas, artigos, comentários e noticiários que toquem directa ou indirectamente nas candidaturas e nos candidatos, a partir das 24 horas desta sexta-feira.


* Concluídos meses de assanhada pré-campanha e duas semanas de campanha eleitoral, continuamos a receber aqui reparos sobre um tema que já esclarecemos algumas vezes. E vamos tornar a explicar o assunto, até para os Leitores mais recentes perceberem o andamento da carruagem.

São muitas as queixinhas a propósito do grande volume de ataques, veiculados pelo Fénix, à candidatura 'Confiança' liderada por Paulo Cafôfo. 
Há que seleccionar as análises políticas feitas cá na Casa, que sempre trataram, tratam e tratarão os actores políticos por igual, militem onde militarem - apesar das observações gratuitas de alguns avençados municipais do Funchal, que  tentam confundir a nossa actuação com centros de 'opinião' que eles moldam à vontade. 
Paralelamente, temos os artigos de colaboradores do Blogue que na maioria são de facto hostis, ou quando muito indiferentes, a Paulo Cafôfo. 
Voltemos a explicar o fenómeno.
Em 2013, expusemos à assessoria de imprensa da presidência da Câmara então eleita (com Paulo Cafôfo à cabeça) que aqui trabalhávamos em regime de blogue, sem redactores internos, e que portanto, em matéria de agenda, nos limitávamos a considerar aquilo que as diversas forças políticas e institucionais pretendessem enviar. Acontece que a 'Mudança', já em funções na Praça do Município, não levou a proposta em consideração, ao contrário do grosso do mapa político-institucional da Madeira. Com todo o direito, os chefões da câmara escolheram os seus canais de informação próprios, rapidamente transformados em agências de propaganda, mas nada temos a ver com tais expedientes a não ser quando nos mexem no bolso, e não é poucas vezes. A estratégia terá dado os seus bons resultados, porque foi mantida até agora. Ainda ontem, quinta-feira, o braço direito de Cafôfo, enviado de Lisboa para comissariar o PS cá na Tabanca, esteve nas instalações de um jornal funchalense, reunido com as cúpulas do mesmo. A três dias de umas eleições autárquicas. Mas a vida continua e cada um é dono de si próprio. 
Agora, não nos venham culpar de situações provocadas por outros, por conta de exclusivismos e negócios que tais.
Os artigos feitos pela autoria do Fénix estão aí plasmados e têm visado, com imparcialidade, os figurões de um lado e de outro - como continuará a acontecer. É só navegar no blogue e recordar.
Há muitos colaboradores que ganharam embalagem nos escritos contra o cafofismo, ao passo que os apoiantes do Mayor nada enviam para cá - limitam-se a queixar-se várias vezes ao dia. Ora, não podemos deitar fora textos de uma determinada corrente de opinião só porque a outra corrente não escreve. Isso faz lembrar a estratégia de tempos idos. Silêncio e nada mais, como canta a outra. Compreendo que há berbicachos que as festinhas e as promessa de milhões não conseguem esconder, mas esse problema tem donos.
Palavra de honra que cheguei a pensar, para equilibrar a balança, em escrevinhar eu próprio alguns artigos elogiosos sobre a mota, o penteado  e os futuros 'mossos de esquadra' do Mayor, mas era capaz de estragar o que está a correr bem lá entre eles, 'tá quieto.
Finalmente, a cobertura de campanha no Fénix foi, como informámos 'a priori', por conta das candidaturas. Por um lado, para darmos voz a grandes e pequenos, o que aconteceu em profusão. Depois, aproveitando também para deixar um registo destas Autárquicas 2017 a título de memória futura, pela óptica dos actores. Podem ter falhado alguns textos, mas de facto era difícil dar vazão ao volume de envios. Houve candidaturas que mal apareceram na página do Blogue? Pois está explicado acima. O próprio PS foi parco em noticiário. Lá saberá porquê.
E a Confiança dos choramingas? Idem. Se não apareceu informação, foi que não mandaram. Muito simples. Se não, mostrem algum envio que não tenha entrado. Ora! Os rapazes têm lá o seu sistema de trabalho (embora sejamos nós a pagar tudo) e não deram pela nossa falta. Da nossa parte, também não demos pela falta deles. Assim sendo, passem muito bem.
Ia-me esquecendo dos Comentários aos artigos, gaita! É que a táctica espertalhona dos agentes da propaganda enviados de Cuba merece uma expressão muito curta: 'de carrinho'! 
A todos, desde os protagonistas aos figurantes desta saga eleitoral, prometemos continuar a acompanhá-los. Porque a partir do dia 2 de Outubro, segunda-feira, haverá mais. O Outono até é bem capaz de preparar alguma para estoirar no Inverno de 2018, vejam lá! 

PS - Aproveito para mandar um 'Bravo!' muito vivo às assessorias das diversas candidaturas e aos próprios candidatos - a todos mesmo - pela competência e grande esforço que puseram no terreno, alguns com escassos meios, para divulgarem as mensagens que dão corpo às suas causas. Um trabalho notável que fica para a história de cada um e de todos.  

7 comentários:

Anónimo disse...

Para o Funchal só peço que não haja maioria absoluta e que o Gil Canha seja eleito vereador, gostemos ou não da personagem, precisamos de alguém com a sua personalidade dentro do "sistema" municipal.

Também seria interessante a eleição da Raquel Coelho. Se não se acomodar com os tachos e deixar de parte o folclore do pai (importante na era jardinista, mas inconsequente na actualidade), terá um bom futuro politico.

Apesar das sondagens oficiais não acho que a vitória da confiança seja um dado adquirido, tal como o Calisto também fiz a minha sondagem por amigos e família e não coincidiu com a sua. Já os funcionários da CMF nenhum dos que conheço apoia o actual presidente.

Uma palavra para tudo aquilo que foi gasto em propaganda, jantares e demais despesas, não querendo ser hipócrita, será que era necessário tanto gasto? Para mais numa terra onde cada vez mais falta tanta coisa essencial.

Será que um individuo é tão baixo moralmente que se venda por um jantar, uma caneta, um cabaz ou uns chicharros?

Quem procede de tal forma jamais deveria se queixar de políticos corruptos, pois é tão corrupto quanto eles.

Vergonhoso ver a nossa ilha conspurcada com tanta propaganda partidária, lixo e mais lixo.

Anónimo disse...

O Fênix foi das coisas mais interessantes que surgiram no panorama de discussão política madeirense dos últimos anos. Este fenómeno também ficará para a história. Continuem

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Era bom que o Gil e Raquel conseguisem lugares de vereadores quanto as pessoas que conheço dentro apoiam a Rubina e acredito que Paulo Cafofo vai perder e não haverá maiorias absolutas

Anónimo disse...

E necessario apoiar e partilhar ainda mais para que ainda seja mais conhecido em prol da verdade

SIA disse...

Ja disse que a estrategica do DN esta centrada em branquear Cafofo e atacar Rubina atraves de noticias sobre a saude
hoje sabado dia de reflexao la saiu a primeira pagina a falar da saude, porque sabem que na hora do voto as pessoas mudam pensando " estes tipos do governo do PSD e da Rubina nao tratam das pessoas faltando medicamentos, etc.
estou curioso para ver amanha a primeira pagina do DN, para ver se vai falar de qualquer descontentamento ou seja la o que for para meter medo nas pessoas, quando as pessoas podem ter a certeza que terao tudo o que precisarem na Saude.
Vamos aguardar e nao esquecer que nestes 15 ultimos dias a campqmnha foi feito sublimente pelos jornalistas politicos a favor de cafofo.

Anónimo disse...

Sr.a Sia: Quem não quer ser Lobo, não lhe vista a pele. É verdade que não há medicamentos, é verdade que a saúde neste arquipélago é uma miséria. Vê-se isso todos os dias, não apenas em dia de reflexão.