Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Comunicado BE/Machico



Bom seria que a câmara tivesse uma máquina de fazer dinheiro

É uma graçola que se ouve de tempos a tempos, mas é mesmo esse o caminho para desenvolver a economia local, torná-la mais robusta e menos dependente dos ciclos da economia nacional ou internacional.

Não se trata de fabricar notas falsas, mas de criar uma moeda alternativa, complementar à moeda oficial e de circulação restrita ao território do município. Uma realidade em cidades como Bristol em Inglaterra ou Lyon em França. Não estamos a inventar nada, mas a falar de um instrumento que é usado por todo o mundo e com resultados positivos.

Em França surgiram mais de 30 moedas complementares locais desde a crise de 2008, em todo o mundo serão cerca de 4.000 casos.

Nos anos 20 mais de uma centena de municípios imprimiram notas da sua moeda municipal em Portugal.
Já existem moedas complementares em Portugal - o ticket restaurante, os cartões de pontos de certas marcas, as milhas da TAP.

A moeda pode ter existencia fisica - em notas e moedas metálicas - ou não e ser movimentada apenas com cartões tipo multibanco ou até através do telemóvel.

Pode ser vista como um cartão de fidelização de clientes, que em vez de se aplicar a uma marca, aplica-se a um território.

É um instrumento muito útil para reduzir a dívida da autarquia, ao pagar parte da dívida com moeda local emitida para o efeito, para aumentar o investimento - ao pagar obras com a moeda local; aumentar o nivel de apoios sociais - ao pagá-los com moeda local.

Ao usar a moeda local nos pagamentos a autarquia favorece os fornecedores locais em relação aos de fora do seu território, mais relutantes em receber pagamentos nessa moeda.

Um instrumento útil, mas deve ser utilizado com moderação para garantir a confiança e a aceitação pela população, com regras clara e bem definidas e aplicadas com todo o rigor.


Ricardo Giestas, 
candidato à câmara de Machico

2 comentários:

Anónimo disse...

Este rapazote, a exemplo de outros do BE, defendem sociedades fechadas, enquistadas, empobrecidas, distintas da lógica do mercado aberto por onde se fazem as transações económicas. Mas até aceita que haja liberdade de circulação, mesmo que nessas hordas de gente, venham terroristas, violadores de mulheres e daqueles cuja cultura as submete à submissão vergonhosa. E vem com esta ideia tola. Distribuem-se senhas na Venezuela, possivelmente na Coreia do Norte. Tente a experiência, em vez de andar nestas conversas de miúdos.

Anónimo disse...

e querem um teleférico na penha Dàguia , não será um atentado ambiental ?