Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de outubro de 2018


Os investidores do WC




Adérito Esteves 

Não há limite para a propaganda do Prof. Mentiras. Nos últimos dias foi anunciado que o balcão do investidor, que ninguém sabe onde fica, já atendeu mais de 4 mil investidores. Atendeu. Mas quem lê fica com a Ideia que essas pessoas todas investiram no Funchal. Já se imaginou 4200 pessoas a fazerem investimentos apenas através de um balcão desconhecido? Fora o que o IDE, o CINM, a Start Up Madeira e todas as outras plataformas de apoio ao empreendedorismo fazem? O Funchal e a Madeira estariam ricos, e com uma incrível dinâmica empresarial. A verdade é que essas 4200 são todas as almas que são detetadas no contador de pessoas do balcão.  Podem ser pessoas a perguntar as horas, a perguntar onde é o WC, e pode ser a mesma pessoas várias vezes. Dezenas de vezes. Os Prof Mentiras quer mostrar trabalho, mas estas aldrabices são excessivas. 

Filipe Sousa visita casas em recuperação


O Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa, e o vereador com o pelouro da área social, Jaime Silva, visitaram hoje mais três habitações que estão a ser recuperadas no âmbito do Programa de apoio à Reabilitação de Imóveis. As habituações em causa ficam situadas na freguesia da Camacha, de onde são oriundos a maioria dos pedidos de ajuda no âmbito do referido programa. 

PP ao ataque na Saúde




Está a aumentar o número de pessoas que esperam por uma consulta, exames de diagnóstico e cirurgias. A soma dos casos nas três situações referidas é de 60 mil, "o número mais elevado de sempre", conforme referiu esta manhã o deputado do CDS-PP, Mário Pereira, em conferência de imprensa.

Para o CDS-PP, a discussão em torno da construção do novo hospital não poderá fazer esquecer os reais problemas com que madeirenses e portossantenses se debatem ao nível dos cuidados de saúde. 

PTP LEVANTOU "PREOCUPAÇÕES" PARA SEREM 


INCLUÍDAS NO ORÇAMENTO REGIONAL 2019





A regionalização do sector portuário, a aquisição ou aluguer de um navio ferry para fazer o transporte marítimo de passageiros e mercadorias ao continente, o novo hospital, o apoio aos idosos, a habitação social, o alívio fiscal e a devolução de impostos foram temas hoje defendidos pela deputada do PTP na audiência com o vice-presidente do Governo da Madeira em sede de preparação do Orçamento Regional de 2019.

terça-feira, 30 de outubro de 2018


MAESTRO VÍTOR COSTA 
- A REPOSIÇÃO DA VERDADE

Adolfo de Freitas Brazão

Foram publicadas deturpações e inverdades sobre a sua vida.
O facto de ter sido seu advogado, e da sua família, impedia-me, por sigilo profissional, de comentar.
Contudo, e como não podia deixar de ser, os familiares enviaram ao matutino autor da publicação um desmentido indignado, que, na edição de hoje, foi só parcialmente transcrito.
Não o tendo sido na integra, e a pedido daqueles familiares, aqui vai o texto integral enviado:

Resposta à notícia de primeira página do Diário de Notícias da Madeira, de 27 de outubro de 2018, “MAESTRO VICTOR COSTA MORRE NA MISÉRIA”.
Seja qual for o objetivo de uma notícia é fundamental a veracidade dos factos relatados, a confirmação da legitimidade das fontes e a salvaguarda do respeito pelas pessoas envolvidas. A tendência de alguns órgãos de comunicação pelas notícias sensacionalistas, não abona em favor de um jornalismo sério, que não abdica de confirmar a veracidade e contextualização dos relatos, que obriga a várias perspetivas, e que pondera o impacto das suas manchetes nas pessoas e nas suas vidas.

segunda-feira, 29 de outubro de 2018




Carlos Pereira defende 
que performance da economia
resulta da boa governação PS



O deputado socialista madeirense interveio hoje na Assembleia da República.


“Um dos vértices principais dos bons resultados da governação do PS é a performance da economia e, em particular, o contributo decisivo das empresas e empresários de Portugal”, considerou hoje o socialista Carlos Pereira, no Parlamento, durante o debate na generalidade sobre o Orçamento do Estado para 2019.
O deputado madeirense apontou, durante a discussão em plenário, a evidente “linha que separa este Governo do anterior” do PSD/CDS-PP: “Enquanto a direita ignorou o papel das políticas económicas na alteração dos condicionalismos do mercado, apostando de forma quase cega no seu funcionamento e numa suposta tendência para o equilíbrio, abandonando as empresas aos ciclos económicos, o Governo do PS introduziu novas opções que ofereceram às empresas as condições certas para produzirem mais e criarem mais emprego”.




Lara Martinho diz 
que OE 2019 aprofunda 
relação do Estado 
com autonomias






A parlamentar eleita pelos Açores na sua intervenção de hoje.



A deputada do PS eleita pelos Açores, Lara Martinho, defendeu hoje que há uma mudança positiva no relacionamento entre o Estado e as autonomias regionais e acredita que essa relação tem sido aprofundada a cada ano desta legislatura.
“Este Governo definiu no seu programa o relacionamento com as regiões autónomas como uma necessidade imperiosa, uma necessidade imperiosa de reconciliar o país com as regiões autónomas”, defendeu hoje a vice-presidente da bancada parlamentar socialista, durante a discussão do Orçamento de Estado para 2019 (OE 2019) na generalidade. “E se é certo que depois de anos de esquecimento, havia a desconfiança que esta mudança se concretizasse, a realidade é que aconteceu”, afirmou.


PERGUNTAS DEBATE ESPECÍFICO SOBRE A MOBILIDADE NA CIDADE DO FUNCHAL E ENCERRAMENTO AO TRÂNSITO NA RUA FERNÃO DE ORNELAS


1-      A Câmara Municipal do Funchal neste mandato teve e tem como grande objectivo a palavra reabilitação, mas no nosso entendimento político a palavra que nós conseguimos definir à acção do executivo é diferente, chama-se remodelação e não reabilitação. È este no nosso entender o grande problema estratégico deste executivo, que quis começar pelo fim (com os planos de mobilidade) mas deveriam ter começado pelo início nomeadamente com as reabilitações de alguns prédios devolutos no centro da nossa cidade. Foram esses os conceitos adequados nos planos estratégicos definidos nos Concelhos de Lisboa, Cascais e Porto por exemplo.

PARQUE DE SANTA CATARINA
FUNCHAL


A Primavera aqui tão perto e os estrategas da economia madeirense continuam a minimizar a importância do Turismo de Jardins.



Vira-casacas 

Há pessoas que ganham notoriedade por coisa nenhuma. Têm sorte ou azar conforme a sua intenção.  Duarte Dória é uma delas. A maioria dos madeirenses ignora quem é.  Quando o Diário percebeu que a ambição do rapaz era inversamente proporcional às suas competências não demorou a elevar a estrela do pequeno meio  daquelas pessoas que falam para si mesmas. 

Críticas à Câmara de Santa Cruz





Comunicado da Cosmos


A Cosmos - Associação de Defesa do Ambiente e Qualidade de Vida, vem por este meio lamentar e repudiar a atitude da Câmara Municipal de Santa Cruz pela sua intenção de suspender o Plano Diretor Municipal daquele município, para permitir a construção de um grande empreendimento turístico, na zona do Portinho, Caniço, o único segmento costeiro do concelho que ainda não tinha caído nas mãos dos especuladores e “arrivistas” imobiliários.
A Cosmos verifica que esta ardilosa manobra não é mais do que permitir aos predadores dos nossos recursos naturais que têm destruído a paisagem, o património histórico, ambiental e cultural na Madeira, continuem a sua saga destruidora, pondo inclusivamente em causa a sustentabilidade do Turismo, a nossa principal fonte de riqueza.

domingo, 28 de outubro de 2018



Secretaria Regional de Educação: 

Os filhos pródigos e os escravos



Nos últimos meses falou-se de um processo disciplinar alegadamente levantado ao diretor de uma escola do Curral das Freiras por questões políticas e que, segundo alguns, culminou com a fusão dessa escola com outra de Santo António.
Sobre os factos em si, poucos terão conhecimento de causa. Eu não os tenho, só sei o que li. Mas posso dizer qual a interpretação do Estatuto Disciplinar dos Trabalhadores em Funções Públicas pela Direção Regional de Educação, que foi exposta no ofício 2496 de 10 de outubro de 2018:

sábado, 27 de outubro de 2018



Direito de Resposta de Bonifácio F.





Bonifácio Fofo (Mais conhecido por gato do Gil Canha)

Hoje, fui apanhado de surpresa por falsas informações que correm na internet a meu respeito, que além de serem umas miseráveis Fake news, também atentam contra a minha honra e dignidade.

Estou-me nas tintas para o que dizem de mim, mas insinuarem nas redes sociais que participei num filme merdoso, montado pelos parvalhões da LPM, é que não aceito!
 Já me conhecem e sabem que não aguento tretas destas – palavra! – Dão cabo de mim!

PTP alerta para as tarifas inflacionadas 
dos voos da TAP entre Caracas e Lisboa 
Raquel Coelho pede solidariedade ao Governo da República e à TAP para com a diáspora


O PTP alertou este sábado para os preços elevados cobrados pela TAP na rota Caracas-Lisboa e pediu ao Governo da República que interceda junto da companhia aérea, numa iniciativa política que se realizou no aeroporto da Madeira.

Raquel Coelho, a porta-voz da iniciativa, “destacou” pela positiva a permanência do serviço da TAP quando muitas companhias aéreas deixaram de voar para a Venezuela, mas considerou “inaceitáveis” os preços cobrados. 

“Estamos a pagar os voos mais inflacionados da companhia ao ponto dos emigrantes chegarem à Madeira de cruzeiro”, lamentou a deputada Raquel Coelho.

EUCALIPTO CASCA 
DE FERRO VERMELHO
 Nome científico: Eucalyptus sideroxylon
Nome vulgar: Eucalipto-casca-de-ferro-vermelho
Família: Myrtaceae
Porte: Árvore
Origem: Austrália
Morada: Parque de Santa Catarina, Funchal
27.10.2018

Raimundo Quintal
...

Falta de liderança na CMF 
deixa Cidade mergulhada em problemas
São muitos os problemas que atualmente o concelho do Funchal enfrenta, e cuja resolução se afigura difícil, uma vez que o presidente da Autarquia funchalense é uma figura ausente.
“Temos estradas municipais degradadas, temos um trânsito caótico, temos uma recolha do lixo deficiente, temos uma falta de investimento nas redes de água e de saneamento básico, temos empresas municipais falidas e uma reabilitação urbana que não existe e que não passa de uma lona”, apontou Rubina Leal, presidente da Concelhia do PSD/Funchal.

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Actualizado com uma quinta Nota



TUDO LOUCO!


Para ver este lindo serviço, carregue no link abaixo.


Apelo desesperado ao Dr. Saturnino
Tenha paciência, volte ao trabalho e resolva-nos o intrincado problema. A loucura agravou-se e generalizou-se na enfermaria do consulado cubano, à Praça do Município. Situação desesperada. Dr. Saturnino, veja o que pode fazer, nem que seja com tratamento de choque, dado o adiantado do mal naquelas cabeças.

https://www.facebook.com/paulocafofo2019/videos/2318744608355920


Notas:
1. Esta gente quer governar o mundo, como aquele incurável internado que se julgava o Napoleão?
2. Estamos a pagar à LPM para enlouquecer e ridicularizar estes nossos conterrâneos, coitados?
Surreal! De rir como um louco!
3. Estarem todos a abanar a cabeça que 'sim' às banalidades que o Profe Mentiras diz só prova o grau irreversível da doença.
4. Se o Gato Fedorento voltar um dia, este tesourinho deprimente fará o País morrer à gargalhada. Que récita de casa do povo! Nem o Estebes!
5. Peço desculpa por voltar à vaca fria, mas tenho o tlm, e-mail, sms, msg e whatsapp saturados. Deixo a explicação e parem de insistir. A sério: este vídeo não é rábula dos 4Litro. Os intérpretes são os próprios artistas de animação municipal indicados pelo gato de Gil Canha no seu direito de resposta, publicado mais acima. Obrigado.  

Esclarecimento


No seguimento do comunicado do partido NÓS, Cidadãos!, a reivindicar medidas para a eliminação do plástico na Administração Regional, a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais (SRA) informa que este assunto tem merecido a devida atenção, e que está a ser estudado um pacote de medidas, que oportunamente serão públicas, nomeadamente sobre os plásticos de utilização única.

CILAS DA MADEIRA NO JARDIM MUNICIPAL

A Cila da Madeira (Autonoe madeirensis) é uma herbácea bulbosa endémica da Madeira com uma extraordinária capacidade ornamental, exibindo as belíssimas inflorescências entre Setembro e Dezembro.
No Jardim Municipal do Funchal as Cilas da Madeira podem ser apreciadas em plena floração.


26.10.2018
Raimundo Quintal


VOTO DE PROTESTO 
(de Gil Canha)


Contra a descaracterização 

do mercado dos lavradores




O Mercado dos Lavradores é o local mais visitado por turistas na Região Autónoma da Madeira. Também é o local onde durante décadas a maioria dos agricultores da região colocam e escoam os seus produtos e, mais importante ainda, o nosso Mercado dos Lavradores é um dos edifícios mais emblemáticos e icónicos da nossa cidade e da Região Autónoma da Madeira, não só devido à sua belíssima arquitetura mas também pela maneira inteligente e perspicaz como foi ordenado o seu espaço interior - tendo em vista não só a disposição dos produtos para venda como criar condições de luz, mobilidade, higiene e atratividade dos diferentes espaços.

quinta-feira, 25 de outubro de 2018



Conclusões do Conselho do Governo


25 de outubro de 2018




O Conselho do Governo, reunido em plenário, tomou as seguintes resoluções:

­
- Aprovar o projeto do novo Hospital Central da Madeira e autorizar o lançamento do concurso público internacional para o mesmo, bem como a realização da despesa inerente à empreitada de «Hospital Central da Madeira», até ao montante de 251 milhões de euros, com IVA.
Recorde-se que o XII Governo Regional da Região Autónoma da Madeira assumiu o claro compromisso público de construir um Novo Hospital, de acordo com novos conceitos arquitetónicos e tecnológicos, que permitam assegurar à população residente e presente da RAM, cuidados hospitalares seguros e de qualidade.


JPP lamenta pouca importância dada

pelo Presidente da República

ao tema da mobilidade 



O Juntos pelo Povo (JPP) “lamenta a pouca importância que o senhor Presidente da República tem dado à problemática da mobilidade”, um assunto que se tem vindo a arrastar e que tem prejudicado os madeirenses.

Este seria, aliás, um dos assuntos que o JPP queria levar a Marcelo Rebelo de Sousa, na audiência solicitada pelo partido em abril deste ano. 

XII Encontro Regional Eco-Escolas da RAM


A Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, preside à Sessão de Abertura do XII Encontro Regional Eco-Escolas da RAM, que se realiza, amanhã, sexta-feira, pelas 09h30, no espaço multiusos do Porto Moniz.
Durante este encontro, pretende-se reconhecer as escolas e os municípios com o galardão Eco-Escolas, através da entrega dos certificados e das bandeiras verdes. O encontro também será marcado por palestras, workshops, grupos de discussão e uma saída de campo ao percurso pedestre recomendado PR7 Levada dos Moinhos, com a realização de atividades práticas, à descoberta de pontos de interesse de âmbito ambiental, cultural e social.


Agricultores denunciam ao CDS
avaria nas câmaras frigoríficas

Há agricultores a fazer contas aos prejuízos causados nos seus já parcos rendimentos porque as câmaras frigoríficas da responsabilidade da secretaria regional da Agricultura estão avariadas e não permitem conservar a produção dentro das boas práticas da qualidade alimentar.


Esta quinta-feira – dia em que CDS está a realizar Jornadas Parlamentares precisamente dedicadas à “Valorização da agricultura” regional – agricultores do norte e leste da Madeira denunciaram ao CDS que estão a transportar as semilhas para a Calheta porque a câmara frigorífica de Santana encontra-se avariada. Situação que – dizem – causa-lhes prejuízos e aumento das despesas.

PSD quer devolver 4,5 milhões às famílias,
mas a CMF só devolve 1,9 milhões

Os rendimentos das famílias poderiam melhorar se a Câmara Municipal do Funchal (CMF) acolhesse as propostas do PSD que visam devolver 4% do IRS às famílias e extinguir o imposto da derrama aplicado aos comerciantes.
Os vereadores sociais-democratas querem que o executivo de Paulo Cafôfo devolva 4,5 milhões de euros aos trabalhadores com residência fiscal no Funchal, ao invés de devolver apenas 1,9 milhões de euros conforme anunciado pela Confiança.

Polícia Florestal apreende viatura 
e identifica autor de despejo ilegal de resíduos no concelho de Machico


A Polícia Florestal identificou hoje o autor de um despejo ilegal de resíduos em local não autorizado, situado no sítio da Terça, freguesia de Água de Pena, concelho de Machico. 
Nesta ação da Polícia Florestal foi também apreendido um veículo de transporte de mercadorias. 
Esta prática é considerada uma contraordenação ambiental grave.
O expediente contraordenacional segue agora os trâmites processuais.
SRARN

A mensagem é simples, directa e merecdora de atenção

Estão a saquear o calhau da praia da Ponta do Sol!




A raposa 'renunciou' às uvas














Caro Amigo Carlos Pereira

Antes de mais, as minhas felicitações por não chegares a enfileirar no exército de boys que o Primeiro Costa domina por conta do nosso dinheiro. A tua fragilidade momentânea impede-te provavelmente de o admitir, mas hás-de respirar melhor fora do job que te preparavas para galgar alegremente.


Caro Luís Calisto, uma única pergunta: 
Quem nos acode em Santo Amaro?


Ricardo Vares

quarta-feira, 24 de outubro de 2018


Cafôfo dá mais 200 mil ao Sousa



Adérito Esteves

Que o grupo Sousa está da cabeça aos pés na candidatura do Prof Mentiras já todo o mundo sabe. A Pedra, o Gonçalves e o próprio Luís Miguel. No meio desta Cafôfa aliança  com o Sousa, surge mais uma ajudinha ao grande monopolista. Mais 200 mil para a sua empresa. Houve mais dois ou três a concorrer,  mas com este não dá hipótese.  Rapa tudo.



PS de Câmara e Cafôfo contra 25 dias de Férias

A lebre do Norte tem um relacionamento difícil com as questões laborais. Por um lado são tudo facilidades para os filhos com tachos dados pela Câmara do Funchal ou como deputado  na Assembleia regional.  
Já para não falar da loja dos 300 oferecida pelo orçamento de estado e pela câmara do professor mentiras. Mais a sua namorada que entrou na câmara do Porto Moniz diretamente para o cargo de chefe de divisão, que ao contrário do que o senhor diz não é nem pode ser um cargo de confiança política, é um cargo de carreira. 


Mais um Posto Florestal recuperado



A Polícia Florestal passa a dispor, desde hoje, de mais um Posto Florestal totalmente reabilitado. Trata-se do Posto Florestal da Casa Velha, no Santo da Serra, que foi visitado pela Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais.
O investimento ascende aos 86 mil euros, 85% dos quais com financiamento comunitário, que englobou a substituição e reforço da cobertura, o isolamento térmico e acústico, a substituição das redes de água e esgotos, a colocação de novos equipamentos sanitários, a remodelação de toda a rede elétrica e de telecomunicações, a substituição de portas e janelas e a recuperação dos pavimentos interiores.

Mais 20 habitações serão recuperadas
no início de 2019



O Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa, e o vereador com o pelouro da área social, Jaime Silva, visitaram hoje mais três habitações que estão a ser recuperadas no âmbito do Programa de apoio à Reabilitação de Imóveis.
Estas visitas ocorrem numa altura em que já estão aprovados mais 20 projetos de recuperação de habitações, cujas obras que irão para o terreno já no início de 2019. Filipe Sousa destacou a importância desta iniciativa, na medida em que contribui para dar melhores condições de habitabilidade a famílias de fracos recursos. 

terça-feira, 23 de outubro de 2018




JPP - COMUNICADO

Relativamente ao comunicado do Governo Regional da Madeira, através do seu Vice-Presidente, entretanto notificado pelo Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal para facultar informações do processo ferry com a Comissão Europeia, o Juntos pelo Povo (JPP) tem a acrescentar:
1.                 Todas a provas que sustentam as afirmações do comunicado anterior do JPP, nomeadamente da falta de palavra do executivo do Governo Regional na Assembleia, dos lapsos (intencionais ou indeliberados), da alteração de prazo e duração de contrato (de 12 meses para 3 meses aproximadamente, com os mesmos 3 milhões de indeminizações compensatórias) e das promessas que a linha Ferry iria reduzir os custos         das mercadorias serão divulgadas, dada à sua extensão, no website do JPP às 18h00.

'FRENTE MAR' AUMENTA RECEITAS E... PREJUÍZOS 



Já deixou de poder ser explicado pelos melhores gestores e economistas. Só Freud pode explicar se decidir renascer . No inicio deste mês o Diário titulava que a Frente Mar continuava a somar prejuízos e a aumentar a dívida, ainda que agora disponha da apetitosa  receita dos parcómetros e parques de estacionamento.  A derrapagem era sinal de má gestão. 


O mesmo diário assinala que houve recorde de ingressos embora Setembro tenha tido menos afluência às praias que 2017. São verdadeiras contas de sumir ou o tandem Câmara do Funchal/Diário conseguiram finalmente o segredo para a quadratura do circulo. 




Madeirense Justo

segunda-feira, 22 de outubro de 2018


Depois de meio ano a polir esquinas, 
os "socialistas" sujeitam-se 
a trabalhos forçados



Em pânico porque descobertos na bandalheira de 5 ou 6 meses sem uma única reunião e sem uma única visita do alegado líder à sede, os falsos "socialistas" da Tabanca perderam as estribeiras e invadiram a imprensa com uma agenda carregada. É preciso travar a fama de calaceiros. Atenção que estamos a trabalhar, agitam-se os tipos.
Aquilo foi uma comissão política no sábado para inglês ver, à pressa e com ordem de trabalhos sem utilidade nenhuma. E logo a seguir a grande bomba informativa de mais dois encontros dos 'estados gerais', que também jaziam no esquecimento. Agora é que chega mesmo a resolução definitiva do turismo e do território.
Que trabalheira!