Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de outubro de 2018


Debaixo da rocha II









Gil Canha


A 9 de maio deste ano, escrevi neste blogue o seguinte: “há dias passei na parte baixa da Ribeira Brava, e reparei que estão a escavar na escarpa a oeste, entre a estrada que ladeia a ribeira e a antiga estrada regional, uma escavação monstruosa, um buraco de proporções assustadoras, cujos muros de suporte (contenção periférica) vão ter um custo de tal ordem, que seria muito mais barato para o promotor comprar o terreno mais caro do vale da Ribeira Brava.” E mais à frente, sentenciei de uma forma profética: “pouco me importa os males dos “empresários” que se metem nestas loucuras, a minha preocupação e revolta, essa sim, vai para os autarcas e para os governantes que dão pareceres positivos e licenciam este género de “abortos” que depois será o “carro-da-bomba dos contribuintes” a avançar sempre que “cai rocha” ou acontece alguma intempérie mais violenta.

Infelizmente, este verão, (nem foi necessário chegar ao inverno) a minha reles profecia concretizou-se, e a famigerada escarpa desabou estrondosamente, levando com ela as fundações da velha estrada regional que liga a Ribeira Brava à Tabua, obrigando o governo regional a encerrar a via, o que tem causado grandes transtornos e prejuízos à população local. 
Na minha opinião, nem é tanto o pobre do desgraçado do promotor que tem culpa desta hecatombe, a culpa é do “inteligentíssimo” Presidente da Câmara que licenciou esta obra maluca e do responsável do governo regional que deu o parecer positivo para a mesma, com a agravante de se saber há muito que aquela vertente era instável e já com um longo historial de desmoronamentos, nomeadamente na zona do velho cemitério.
Se isto fosse um verdadeiro Estado de Direito, neste momento, o MP já tinha aberto um inquérito e chamado a contas o sr. Presidente da Câmara e o técnico da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas que deu o tal parecer estapafúrdio. E se por acaso o figurão ainda está no ativo, o secretário regional Amílcar Gonçalves já deveria ter aberto um inquérito interno para apurar responsabilidades, ou quanto muito, referenciar o estafermo, para este não meter mais as garras numa caneta.
E como tenho denunciado, é sempre “o mexilhão” (neste caso a viloada, onde me incluo) que irá pagar os erros desta cambada indescritível de oportunistas que nos governam.
Há cerca de 20 anos, denunciámos um empresário da Calheta que fez um hotel pelo mar dentro. Como o mar é bravio, o esperto promotor inventou umas belíssimas praias de areia amarela e uns enrocamentos caríssimos para protegê-las.  A viloada, encantada e embevecida com a inovação, nem se apercebeu que o objetivo fundamental do empresário e dos seus cúmplices governamentais era proteger com o dinheiro dos contribuintes o seu hotel. E o mais hilariante, (a viloada até merece levar nas orelhas para aprender!) é que, normalmente, é a empresa de construção do próprio empresário a fazer as milionárias obras “públicas” de defesa e manutenção costeira das tais belas praias marroquinas que ele próprio inventou.   E mais cómico ainda, é que o tal empresário construiu nas traseiras do seu hotel oceânico, uns apartamentos turísticos debaixo-da-rocha, cujas instalações são esporadicamente visitadas por uns simpáticos pedregulhos de basalto que, de quando em vez, se soltam da penedia. E também já estão orçamentados uns dinheiros públicos (poucos milhões) para a contenção da perigosa escarpa, cujas obras, pasme-se, provavelmente serão realizadas pela empresa (ou consorcio de empresas) do sortudo promotor que irresponsavelmente se “deitou” debaixo-da-rocha.
E existem outros exemplos pela ilha, como as antigas instalações da Peugeot, junto à Ribeira de João Gomes, a padaria da Socipamo, na Fundoa, a “Nova Cidade”, em Câmara de Lobos; licenciadas por irresponsáveis políticos junto de perigosíssimas escarpas, e que depois obrigam à realização de milionárias obras de contenção, quase sempre pagas pelo erário público. 

31 comentários:

Anónimo disse...

Os vilhões merecem isto e muito mais!

Luz Maria Rodrigues Lopes disse...

Como foi que esqueceste o maior desastre de obra como é a marina do Lugar de Baixo, que foi deitada a baixo pelo mar e volta a fazer 3 vezes com as despesas que nem se sabem... mas agora fechado e tapado. O facto de dar licensas... é para bem da populacao. Acredito que acreditaram mas deu zebra. O facto de abrir um hotel da muito emprego a populacao pelo que é possitivo

Anónimo disse...

Também acontece o oposto.
O governo faz enrocamentos e muros com o nosso dinheiro, para proteção da costa, e depois aparecem logo "donos" privados de terrenos a tomarem posse do domino público maritimo, a quererem lá enfiar hoteis e outros tipos de negócios. É o que aconteceu por exemplo na Praia Formosa. Sem aquelas proteções aqueles terrenos nunca seriam aproveitados para coisa nenhuma, pois estariam expostos à fúria do mar, um ano podiam ser canavial e no outro calhau da praia.

Gastam milhões do dinheiro dos madeirenses em obras de proteção do litoral, para depois irem lá os privados tomar posse de terrenos que nunca seriam viáveis para lá construir nada se não tivessem essas proteções, nem sequer um parque de estacionamento.

Nesse caso do AFA primeiro ocupam o dominio público maritimo e depois mandam o governo ir lá gastar o dinheiro dos contribuintes.

Nesta ilha continua a valer tudo. Por isso é que temos no Funchal uma cidade em que a população tem o acesso ao mar todo bloqueado com um comboio de hoteis. E no resto da ilha temos imensos abusos também, como esse caso da Calheta.

Isso na Ribeira Brava foi uma irresponsabilidade total.

Edgar Silva disse...

A viloada tem o que merece...já chega de lhes alertar e fazerem de nós bombos da festa...vão para o C**********lho.....

Anónimo disse...

Edgar comungo do teu desabafo já avisei várias vezes o Canha para se deixar de escritos porque a viloada adora levar no pakote. Aliás eu gosto de observar os vilhões a sofrerem.Nisto sou pior que o Marques de Sade.

Anónimo disse...

Foi pena a derrocada não apanhar o presidente Câmara e o técnico que assinaram a licença.

Anónimo disse...

Respeito Sr Edgar Silva e modere as suas palavras, por aqui vemos a qualidade da sua massa. Viloada são vocês LANCHAS que não tem onde caem mortos e vem para cá se estenderem. Respeitinho fica-lhe bem porque não nascemos todos da mesma barriga.

Anónimo disse...

A gente da Tabua é que está a comer com esta porcaria... ninguém vai preso?

Anónimo disse...

Caro Amigos,

estamos a falar de uma terra com pouco mais de 250 mil habitantes com uma estrutura administrativa pesadíssima, onde o maior empregador será porventura o estado, por isso são muitas pessoas, muitas famílias, muitas empresas a dependerem do poder politico e do erário publico, o que faz com que se crie um circulo vicioso onde tudo mama e cala.

Por outro lado temos um povo na sua maioria com grande défice em civismo e educação, uma grande parte da população não tem qualquer respeito pela sociedade onde vive, se puder escapar das suas obrigações não tem pejo, nas nossas escolas pouco se aprende sobre a nossa terra, sobre o respeito para com o próximo, sobre civismo.

A família foi substituída pelas tecnologias e as estas são usadas na sua maioria para ócio e lazer. As grandes causas, normalmente temas marginais ocupam as mentes, passando as principais necessidades da população para segundo plano. Vejam a RTP Madeira e a imprensa regional, chega a ser embaraçoso.

Por isso os políticos, hoje em dia têm a principal função de organizadores de eventos lúdicos, pois sabem que enquanto houver dinheiro, com pão e circo, podem fazer tudo o que quiserem.
Quando der no porco, arranjamos um bode expiatório qualquer e siga para bingo!!!

Nós temos os políticos que queremos e se estamos a pagar fortunas em impostos para gastar em inutilidades, tendo carências terríveis em sectores vitais da nossa terra é porque a maioria dos madeirenses acha que assim deve ser, caso contrario os nossos governantes não teriam a vida boa que têm.

Anónimo disse...

Isto só acontece na terra de matarruanos, porque a justiça não funciona, e não quer chatices com os donos disto tudo. Se isto acontecesse num país civilizado meia dúzia destes tipos, autarcas e promotores já estavam engavetados. Na mamadeira tudo como dantes, quartel em Abrantes!

Anónimo disse...

Edgar não sejas mau ou não sabes que a viloada é masoquista; levaram no pacote de Jardim; depois do Albuquerque;e preparam-se para levar do Cafofo que vai arder bué. lol

Anónimo disse...

Será que alguém faz uma cópia deste excelente artigo do drº Gil Canha e manda para o ministério público, para ver se os senhores magistrados fazem alguma coisa' como dizia o eng. Costa Neves, e ninguém vai preso!

Anónimo disse...

Sr. Edgar assim não vai ganhar votos!! Ahahahah.

Anónimo disse...

17.25
Talvez sejamos melhor governados por:
Gil Canha
Edgar Silva
José Manuel Coelho
Roberto Vieira
E outros da mesma troupe e seus apoiantes que cabem todos dentro de um Autocarro, não??

Anónimo disse...

Edgar, quem diz a verdade não merece castigo!

Anónimo disse...

Na verdade a impunidade até arrepia. Como não se vê responsabilidade todos se acham no direito de fazer o que querem.
Até vender patrimonio, como esse edificio do golden gate cujo montande de venda vai para betonar a ribeira da Calheta. depois aluga-se outros predios para instalar serviços.
Esse predio só será vendido porque alguem mexeu cordelinhos para convencer a sua venda. É o que transparece.

Anónimo disse...

Das 16.04 e 13.05H
Nunca tão poucos quiseram mandar e incutir as suas ideias na maioria.
Era bom que este dito sr edgar silva se retratasse e pedisse desculpa perante nós Ribeira Bravenses da linguagem suja e porca com que denegriu os habitantes desta localidade e se assim não o fizer seria considerado persona non grata e não o gostaríamos de ver pisar solo Ribeira Bravense pois não o precisamos e não o desejamos para nada.
Já agora era bom que fizesse um auto retrato de si próprio, da sua maneira de estar na politica e chegaria a uma conclusão como a maioria dos Madeirenses já chegaram que uma das melhores medidas que o Prof Cafofo fez foi atirá-lo pela porta fora.
Alguma vez este dito sr edgar tem estofo, competência, qualidade e nobreza para exercer o cargo de Vereador num Municipio como o Funchal?
Espero que o Sr Calisto publique este meu comentário pois vem na linha daquilo que esse sr escreveu e foi publicado. Obrigado

Anónimo disse...

Olha um vilão das 16:04 a acusar o toque. O barrete de orelhas vem sempre ao de cima, é irresistível, mesmo que o vilão não queira!

Anónimo disse...

Alguém me informe qual o presidente de Câmara da Ribeira Brava que licenciou isto? Obrigado

Anónimo disse...

Sr Edgar, assim não vai a lugar nenhum.Só um louco dá votos a quem é tão mal criado. Um político tem de ser resistente.

Anónimo disse...

Desde que haja dinheirinho e interesses os senhores fazem aquelas reuniões depois duns canecos alegremente fazem as suas continhas a ver quanto e quem vai ficar com o quê e que se foda o plano diretor e ornamento do território sempre foi assim está á vista de todos os votantes e pelos vistos temos o círculo fechado para muito mais aprovações deste calibre sendo sempre o que tem menos valor ou interesse para esses senhores a levar indeferimentos

Anónimo disse...

É verdade!! temes que dar uma volta grande para pôr os filhos na escola, quem vai pagar isto!!??

Anónimo disse...

anónimo 1 de outubro de 2018 às 17:33
...essa do "e ninguém vai preso!" pode ter um "efeito boomerang"...

Anónimo disse...

ai um rapazito dos laranjas diz que não somos todos iguais , verdade , laranjas a MAMAR NA TETA GRANDE , é tenham cuidado, os desiguais estão a mudar
….daqui a pouco também vocês vão mudar

Anónimo disse...

Ó das 16.03, quanto a mamar, não sejas totó.
Mamam em todas as cores, em todos os quadrantes. Já te esqueceste do teu camarada Sócrates e do camarada Vara ?
Tens que tomar memofante.

Anónimo disse...

Um empresário trabalhou a vida toda no estrangeiro , vem para a sua terra concretizar um sonho e vem estes invejosos criticar

Anónimo disse...

Ó das 10.32, eu tenho um sonho. É ter uma praia de areia à porta de casa.

Anónimo disse...

não admire que nunca chegue a lado nenhum nos partidos onde anda , agora chama vilões ao povo

partido dos reformados composto por está peça e por um oportunista que está a mais de 30 anos da reforma

Anónimo disse...

Não estou a ver qual o problema, julgo que a sua solução é obvia e rápida.
Aqui o único culpado é a Empresa SOMUROS que estava a realizar a obra, nem o dono do Empreendimento tem algo a ver com esta situação.
Pergunto a Somuros não tem um Seguro de Responsabilidade Civil para cobrir estas coisas?
Aquilo que o Governo Regional tem a fazer é diligenciar para a sua reparação o mais rápido possível e em caso de atraso fazer a obra e IMPUTAR custos ao prevaricador pois antes a estrada estava em perfeitas condições de segurança e NUNCA/NUNCA o dinheiro dos meus impostos ter que acudir aquilo que uma Empresa Construtora fez de mal.
De certeza que se fosse um pequeno a fazer isto o Governo Regional já tinha mandado um processo para o Ministério Público.
Por esta e por outras é que Miguel Albuquerque já foste, agora faltam poucos meses para irem borda fora.

Anónimo disse...

A câmara a grande culpa deste problema.
Autorizou numa escarpa
Assassinou um bocado,de natureza bonita naquela zona
Autorizou um predio com rocha insegua por detras
Loucura. incompetência

Anónimo disse...

A culpa é de quem andou a fazer o ESTUDO para poder trabalhar ali e foi INCAPAZ de estudar direitinho para perceber que aquele sítio não estava apto para fazer seja o que for. Se saírem por aí dizendo que à frente da igreja é bom para plantar tabaibos, vocês acreditam. E sabem porquê? porque não foi vocês quem fez o estudo porque não entendem nada da matéria daquela terra ser boa, ou não, para plantar tabaibos (coisa louca, mas preciso de um exemplo extremo para vocês entenderem).
A mesma coisa aplica-se a este tema: o Sr.Presidente da Cãmara acreditou em quem fez o estudo porque ele próprio não entende dessa matéria. Ou seja, deu confiou em quem não devia.