Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de outubro de 2018



Mau tempo: Filipe Sousa aposta na prevenção



O Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz esteve reunido, há pouco, com o Serviço Municipal de Proteção Civil para delinear as primeiras medidas no sentido de fazer face à passagem do furacão Leslie pela Região Autónoma da Madeira.

Assim, e embora toda a situação vá ser avaliada, pelas 21h, em nova reunião com a Proteção Civil Regional, as probabilidades do furacão Leslie atingir a Madeira situam-se, neste momento, entre os 70% e os 90%.

Tendo em conta este cenário provisório, o Serviço Municipal de Proteção Civil emite as seguintes recomendações:

 

Agitação Marítima

  • Atendendo à forte ondulação, é de evitar circular nas zonas costeiras (falésias, escarpas, vias marginais, passeios marítimos, praias).
  • Nas zonas em risco de erosão costeira, a população deverá tomar atenção à eventual afectação de edifícios (habitações, estabelecimentos comerciais, apoios de praia, etc.), localizados junto à costa ou próximo de praias.
Vento Forte

  • Feche portas e janelas e retire os objectos soltos que se encontrem nas varandas e peitorais das janelas.
  • Sempre que possível, evite as viagens para as zonas afectadas por este tipo de situação meteorológica.
  • Não circule por zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas.
  • Preste atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser afectadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.
  • Os riscos que representam, com estas condições, os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras pelo que se aconselha cuidados especiais nas atividades durante o período em que vigora o aviso.

Chuva Forte

  • Esteja atento aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se informado do evoluir da situação.
  • Em caso de inundação no interior de sua casa por excesso de chuva, contacte os Bombeiros locais e/ou o Serviço Municipal de Proteção Civil do seu concelho.
  • Ao conduzir nestas condições, reduza a velocidade, conduzindo com precaução devido a possíveis congestionamentos de tráfego. Tenha atenção aos lençóis de água que podem formar-se, não conduza ou estacione em zonas propícias a inundações.
  • Tenha em atenção a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a limpeza de inertes que possam ser arrastados.
  • Tenha em atenção que as estradas podem estar cortadas ou condicionadas
ao trânsito.

Paralelamente, estão a ser avaliadas algumas medidas de precaução, que podem passar pelo enceramento das promenades do Caniço e Santa Cruz, bem como pelo condicionamento de algumas estradas.
Antes, recomendamos precaução e que se evite, na medida do possível, as seguintes Estradas e Caminhos:

SANTA CRUZ
Pomar Batista
Estrada dos Moinhos
Caminho do Lombo dos Moinhos
Caminho do Poiso

SANTO DA SERRA
Madre de Água
Caminho do Pereira
Rua Mary Jane Wilson
Caminho Ribeiro João Gonçalves

CAMACHA
Ribeiro Serrão
Caminho dos Casais de Além
Salgados
Ribeirinho de Baixo

CANIÇO
Estrada do Serralhal
Caminho do Palheiro Ferreiro
Estrada Engenheiro Abel de Freitas (Entre o novo cemitério e a Estrada do Serralhal)
Estrada das Fontes

GAULA
Caminho da Achada da Rocha
Caminho da Faia

A Câmara Municipal de Santa Cruz informa, ainda, que terá equipas da Salubridade e Obras Públicas em Prevenção e que as Juntas de freguesia estarão também em alerta.

Em caso de necessidade, a população pode ligar para o número geral 112, ou para o 291 520 112

10 comentários:

Anónimo disse...

Que percebe o ex-motorista para estar a apontar a um site publico.

Finge que percebe de protecção civil e agora até do tempo e de furações !

Anónimo disse...

Grandes especialistas em pressões !!!!!

Anónimo disse...

A melhor forma de se descartarem de responsabilidades, é fazer comunicados, pois assim sempre podem dizer caso aconteça alguma coisa: nós avisamos.
Esta gente se estivesse realmente preocupada com a segurança, já deveriam ter começado a limpar ribeiros, sarjetas, levadas, etc.
Têm meios para o fazer e nada fazem, só servem para emitir avisos, fazer umas reuniões com uns berberetes, ganhar umas horas extras e mais nada.
O que se deve fazer no terreno para se salvaguardar a segurança das populações, nada é feito. Basta olhar para o estado de limpeza dos arruamentos no Concelho de Santa Cruz, uma vergonha, é só erva em certos sítios que nem se consegue passar, tudo por limpar e desobstruir. Esta Câmara o que sabe fazer é notificar os proprietários dos terrenos para a sua limpeza ameaçando-os com coimas, mas naquilo que é da sua responsabilidade, não limpam nada, está tudo uma desgraça. Então o que fazem para esconder a sua incompetência, é fechar estradas (que não limpam nem fazem manutenção), emitir avisos e Editais, e está a responsabilidade de fazer alguma coisa já feita. Fazem o mais fácil.
Não vai passar nenhum furacão pela Madeira. Sabe-se que vai passar a 250 Kms de distância e faz-se uma alarido do outro mundo. É só tachos nessa dita Protecção Civil, ainda por cima segundo consta, chefiada por alguém sem formação para o lugar, mas também com um presidente sem formação, não é de estranhar. Enfim, governados por gente sem formação e conhecimentos.

Anónimo disse...

Digam ao vice presidente para deixar o carro da autarquia na Câmara. Podem precisar de carros.

Unknown disse...

Muito boa a ação do presidente

Anónimo disse...

Estão a analisar os cenários eleitorais para 2019 ?

Anónimo disse...

A Câmara Municipal de Santa Cruz e a sua equipa decide "limpar/desinfectar" as ruas da Vila quando a chuva chegou! Em horários pouco recomendáveis para o fluxo de peões naquela Vila. Além disso, que considero mais grave, passam o verão. com ruas sujas, esgotos sujos, baratas, etec e ninguém tomou a iniciativa de efetuar uma limpeza, Nem vou comentar mais!!!!!

Anónimo disse...

É só comentários de ressabiados que perderam o tacho.
Aliás, ainda existem como partido em Santa Cruz ou são bocas assim ao desbarato?

Anónimo disse...

Este presidente para voltar a concorrer a eleições precisa primeiro de ser "capado" , senão continua a dizer banalidades.

Anónimo disse...

Subscrevo na integra o comentário do "Anónimo" do dia 13/10 pelas 21h53. Não tenho filiação partidária, sou apenas um munícipe, que paga impostos, e de facto testemunho há anos esta falta de limpeza no período de verão!