Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Críticas à Câmara de Santa Cruz





Comunicado da Cosmos


A Cosmos - Associação de Defesa do Ambiente e Qualidade de Vida, vem por este meio lamentar e repudiar a atitude da Câmara Municipal de Santa Cruz pela sua intenção de suspender o Plano Diretor Municipal daquele município, para permitir a construção de um grande empreendimento turístico, na zona do Portinho, Caniço, o único segmento costeiro do concelho que ainda não tinha caído nas mãos dos especuladores e “arrivistas” imobiliários.
A Cosmos verifica que esta ardilosa manobra não é mais do que permitir aos predadores dos nossos recursos naturais que têm destruído a paisagem, o património histórico, ambiental e cultural na Madeira, continuem a sua saga destruidora, pondo inclusivamente em causa a sustentabilidade do Turismo, a nossa principal fonte de riqueza.

É graças a estas decisões irresponsáveis de certos políticos que, no passado, tinham uma postura muito crítica relativa à ocupação selvagem do domínio público marítimo, e que depois de tomarem o poder, copiam em papel químico, as mesmas políticas daqueles que eles tanto criticavam. 
Deste modo, foi lamentável ver o atual Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, o sr. Filipe Sousa, a defender a suspensão desta lei fundamental do ordenamento do território, para privilegiar os poderosos em detrimento dos demais munícipes, que continuarão a ter que cumprir rigorosamente um instrumento, que a autarquia reduz a “papel de música” na sua confrangedora hipocrisia esverdeada.
E mais absurdo e caricato, é que o sr. Presidente de Câmara defende irresponsavelmente a criação de mais um passeio marítimo, a ligar a zona do Portinho aos Reis Magos, quando nestes últimos anos, o mar tem destruído a maioria das promenades construídas pela ilha, notando-se neste momento a falta de recursos financeiros do Estado e da Região para manter todas essas infraestruturas costeiras, muitas delas agora votadas ao abandono e à ruína, como é o caso da própria promenade de Santa Cruz.
Além desta artificialização selvagem da orla costeira, o projeto continua com uma volumetria e com um índice de construção exageradíssimos; tem impactos negativos na leitura paisagística do cone vulcânico da Atalaia, e a sua “mole” de betão ultrapassa em muito, as cotas e o perfil da arriba costeira do Portinho.
A Cosmos já começou a estudar as medidas jurídicas para desencadear uma Ação Popular junto do Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal, onde juntará as alegações e as declarações do sr. Filipe Sousa, aquando do Processo Judicial que levou ao embargo dos blocos de apartamentos na zona do Porto Novo, e que levaram à suspensão dos trabalhos e consequente abandono da obra na berma desse alcantil costeiro, situação que permanece inalterável até os dias de hoje. 
A finalizar, esta associação considera que deveriam ser as autarquias as primeiras a defender os seus planos diretores e não serem elas, os cruéis carrascos e verdugos desses planos.

Funchal, 29 de outubro de 2018

A Direção
Dionísio Andrade

5 comentários:

Anónimo disse...

Dá-lhes Cosmos
Esta JPP é muito pior do que os outros e com passos e palavras mansas vão enganando tudo e todos. Fica bem plasmado aquele proverbio : Façam o que eu digo e não liguem aquilo que eu faço!

Anónimo disse...

Um meu familiar fez os apartamentos no Porto Novo e o Filipe Sousa na altura autarca da junta fez tudo por tudo para embargar a obra. O meu familiar faliu e até com problemas de saúde graves. agora virou a casaca e vai permitir construção junto ao mar onde antes era contra. Isto são as injustiças que existem no mundo de gente falsa e hipócrita.

Anónimo disse...

Estes agora até estão em contraciclo com os tempos e com a história.
Não é que querem destruir um jardim maravilhoso amplo onde podemos passear com as crianças a vontade e sem poluição de gases das viaturas e Construir um Parque Estacionamento para 150 viaturas na baixa de Sta Cruz.
Deu-lhes a louca, já não bastava a ideia genial das pocinhas naturais no Caniço e o alargamento da promenade para beneficiar este Savoy que vai ser construído no Portinho.

Anónimo disse...

O "pequeno problema", é que contam com o apoio do G.R. para concretizar esse sonho, ou seja, vendem esta notícia como se isso fosse já uma realidade, tal como a nova praia dos Reis Magos (também com apoio do Governo).
Esquecem-se é que o G.R. tem outras prioridades, tais como a saúde, o novo Hospital, etc, e que também anda à rasca com falta de dinheiro.
Há falta de dinheiro para muita coisa urgente, quanto mais para gastar num estacionamento subterrâneo, ainda por cima num Concelho governado pelo oposição.
Então era isso, como se diz em bom madeirense.
Continuem a acreditar.

Anónimo disse...

Os verdinhos também querem o seu Savoy... hipocritas