Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de outubro de 2018



PERGUNTAS DEBATE ESPECÍFICO SOBRE A MOBILIDADE NA CIDADE DO FUNCHAL E ENCERRAMENTO AO TRÂNSITO NA RUA FERNÃO DE ORNELAS


1-      A Câmara Municipal do Funchal neste mandato teve e tem como grande objectivo a palavra reabilitação, mas no nosso entendimento político a palavra que nós conseguimos definir à acção do executivo é diferente, chama-se remodelação e não reabilitação. È este no nosso entender o grande problema estratégico deste executivo, que quis começar pelo fim (com os planos de mobilidade) mas deveriam ter começado pelo início nomeadamente com as reabilitações de alguns prédios devolutos no centro da nossa cidade. Foram esses os conceitos adequados nos planos estratégicos definidos nos Concelhos de Lisboa, Cascais e Porto por exemplo.
A minha pergunta é muito simples aos oradores convidados, não acham que antes de implementarmos um plano de mobilidade urbana sustentável, o executivo deveria ter dado os primeiros passos na reabilitação, dando os primeiros passos nas obras que tinha por fim as recuperações e beneficiações de prédios degradados no centro da cidade, com objectivo de oferecer uma maior segurança na circulação pedonal dos residentes e dos turistas que circulam por exemplo na zona velha da cidade, na Rua do Carmo, ou na Rua do Mercado, criando assim um maior estímulo das pessoas a substituírem os veículos passando a andar a pé, tendo como consequência directa um maior escoamento de trânsito nessas Ruas, passando a dar uma maior valorização ao comércio tradicional?
2-      Face ao estudo realizado recentemente que estima-se  que actualmente entram na cidade do Funchal cerca de 50.000 viaturas, acham que foi uma boa estratégia operacional de convergir todo o fluxo de trânsito num único sentido para a Rua do Carmo, onde todos os automóveis estacionados no Centro Comercial Anadia, terão que subir pela Rua do Ribeirinho de Baixo até à Rua do Carmo, resultando neste momento situações contínuas e diárias de engarrafamento, filas de carros paradas durante vários minutos nas horas de maior incidência ao nível do tráfego automóvel? A CMF por acaso tem algum plano de contingência preparado, face a uma eventualidade de passar uma ambulância em emergência numa rua muito estreita, como é o caso da Rua do Carmo?
3. O Presidente da CMF anunciou em Novembro do ano passado que iria lançar para o 1.º semestre de 2018, que aliás já passou, o concurso para  o projecto de revitalização da Praça do Município, visando transformar aquele local num espaço de paragem e convívio, e também apontou que o objectivo seria acabar com os estacionamentos actualmente existentes e fechar a via ao trânsito automóvel.  Ora se na empresa pública Frente Mar que explora os parques de estacionamentos da nossa cidade, actualmente dispomos de uma oferta de 1479 estacionamentos (muito curta face ao número de veículos a entrar no FX), e que segundo o estudo elaborado no PAMUS o automóvel particular é responsável em cerca de 58,8% nas deslocações pendulares casa-trabalho, qual vai ser a solução que esta CMF irá encontrar de forma objectiva das pessoas deixarem os seus carros quando vêm para os seus trabalhos? Em vez de fecharmos podíamos ou não introduzirmos a norma da limitação de velocidade de circulação a 30 Km, com a colocação de semáforos de controlo de velocidade?  Outra  pergunta vai para o coordenador do PAMUS, como sabe existem um conjunto de incentivos fiscais á compra de veículos eléctricos. Existiu alguma reunião de trabalho por exemplo com a EEM, no  sentido de colocarmos mais postos de abastecimento eléctrico na nossa cidade do Funchal     ? Ora para aumentarmos e cumprirmos com as permissas legais da UE temos que ter mais abastecimentos linhas de abastecimento. Estão previstos alguns postos de abastecimento desde este período até final do ano?

. Proposta do CDS tarifários passes sociais a 30,00€ no Concelho do Funchal e a 50,00 € nos restantes Concelhos – Orçamento Regional para 2019

13 comentários:

Anónimo disse...

Onde está aquele plano que outrora chegou a funcionar com aqueles Mini-Autocarros Elétricos Italianos?
Hoje era de reativar com outros veiculos do mesmo estilo que percorreriam a cidade de lés a lés constantemente e GRATUITOS. Fariam passagem nos principais parque de estacionamento tais como o 2000 em S João, o dos Viveiros e o da Rua Bela S Tiago e outros.
Seria uma mais valia para a cidade e era aquilo que vemos em outras cidades modernas.
Aliás ainda a bem pouco tempo esteve cá uma viatura desse tipo em demonstração.
Uma vez que o Governo Regional ficou com a responsabilidade dos transportes terrestes seria da máxima urgência reativar este serviço para bem de toda a população. Será que também é necessário pedir verba a Lisboa para a sua efetivação?

Anónimo disse...

Olha lá ó das 22.29, e no paraíso açoreano já existe disso ?
Ou será com os milhões a mais que recbem do que a Madeira que essa solução prodigiosa será implementada ?
Até podem dar a concessão à SATA. Com já está habituada a rebentar com tudo, seria só mais uma para a colecção.

Anónimo disse...

Convinha o comentarista anterior estar bem sentado e bem confortado pois vai esperar muito tempo visto este Desgoverno em relação aos transportes ter feito mais do que #ZERO, não fazem patafina mesmo nada.
- A frota da HF já não é renovada há imenso tempo havendo autocarros com mais de 20 anos a poluir e conspurcar a cidade.
- A parte final da Avenida do Mar que é uma zona nobre está ao sabor da HF que a utiliza como parque de estacionamento.
- Nem sequer pensam numa Central de Camionagem e com isso andam muitos turistas feitos em baratas com o stress de verificarem onde fica a partida para o Kanico e para Machique.

Neste campo o Funchal está a anos luz e pior do que Marraquexe, é esta a situação que os renovadinhos/peipidi nos proporcionam e nos deixam com uma governação de cerca de 50 anos de história em que não cumprem com a palavra anteriormente dada e com as promessas feitas neste sector.
Será que com os 500 milhões do OE enviado no próximo ano não dará para fazer alguma coisa?

Anónimo disse...

Ó das 13.55, para além das dificuldades que apresentas ao nível ortográfico (escreve-se patavina, e não patafina), ao nível do conhecimento sobre o que escreves então és mesmo uma tristeza.
Ó homem, sei que és pouco dado a estudar, pelo que já tens demonstrado noutros post. Mas nem ler sequer um pouco para não escreveres tantas asneiras ?
Então a HF não tem um plano já iniciado para a renovação quase total da frota ? Onde anda a tua cabeça ?
Eu bem sei que andas há imenso tempo com a ideia da central de camionagem, coisa pela qual tens tanto respeito que até escreves em letra grande.
Mas olha que andarem os turistas como baratas tontas com tanta informação que existe nos hotéis, em aplicações de telemóveis e até no posto de turismo que o Prof. Mentiras instalou na Av. do Mar, é porque devem ser mesmo atrapalhados, esses turistas que conheces.
Conheces Marraquexe ? Parece-me que não. Mas já agora explica-nós em que é que esta simpática cidade marroquina é melhor ao nível dos transportes que o Funchal.
Dos 500 milhões, já com a contribuição para custos da segurança social, pode ser que vá algum para a renovação da frota da HF que está em marcha e tu não sabias.
Como te digo. Convém estudares um pouco antes de vir para aqui com essas baboseiradas. Fazes figura ridícula, e assim os teus amigos cafofianos depois não te põem na lista dos pretendentes a um tacho. Só se fôr na Frente Mar, porque para lá só é preciso um presidente que saiba do assunto. Os outros podem ser uns ignorantes.

Anónimo disse...

Concordo com o 1 e o 3 comentário e acho que seria o ideal e só não é concretizado pois o governo do Albuquerque vira as costas ao Funchal e a metade da população da Madeira com o intuito de denegrir e tentar colocar o Fx num caos para ser mais fácil o assalto da rubina leal novamente.
Quanto aos outros comentários não ligue que são de bebé chorão que ainda não lhe deram a teta de vitelinho para se alimentar.

Anónimo disse...

Ó das 10.51, noutro post deste parabéns a ti próprio.
Neste dizes que concordas com os teus comentários das 22.29 e 13.35.
És um artista, mas pouco esperto. E podes não ligar aos meus outros comentários. É um direito que te assiste. Mas a tua fidelidade cafofiana não te deixa. Até te vejo a espumar pela boca. E não te preocupes com o trânsito no Funchal. Os teus até dizem que têm um plano. Imagina se não tivessem.
E de Marraquexe, já conseguiste alguma informação sobre o sistema de transportes rodoviários e a sua central de camionagem ? Ainda não?
Estudasses.

Anónimo disse...

19.21
Lendo alguns comentários facilmente chegamos a mesma opinião do que um antigo treinador do Nacional: Um cretino é sempre um cretino.

Anónimo disse...

Tens razão ó das 22.14.
Lendo os teus comentários confirmamos que és um cretino, e cretino continuarás.
Para além de ignorante diplomado. A tua melhor foi atribuir o milagre das rosas à D. Inês. E os teus comentários no post sobre o maestro Victor Costa confirmam que também és um canalha.

Anónimo disse...

E então ó das 22.14, já tens notícias de Marraquexe, e do seu sistema de transportes rodoviários e respectiva central de camionagem ?
Ainda não ?
Pois, a tua cretinice dá-te apenas para escrever patetices, sobre coisas e realidades que desconheces.

Anónimo disse...

Farto-me de rir assim como alguns amigos com o comentário das 09.21.
Por vezes os neurónios não estão muito desenvolvidos e não estão ao alcance de um qualquer peão assalariado conseguir decifrar o objetivo do nome da D Ines, não não foi lapso e pelas conversas de café e não só parece que atingiu os objetivos com os visados.
Força D Ines e as suas (rositas).

Anónimo disse...

Ó das 23.31,
Não tenho culpa que os teus neurónios não estejam desenvolvidos, mas isso é problema teu e dos teus amigos.
Não sabes história, escreveste D. Inês quando deverias ter escrito D. Isabel, e agora vens com uma tirada de pseudo-intelectual de pacotilha para tentar não passares por burro.
Mas a burrice está lá. Já a demonstrastes e nem tentando gozar com a situação, tentando inventar o ónus da questão, deixas de fazer figura de burro.
Foi demais para ti ?

Anónimo disse...

No comentário às 17.45 onde se lê inventar deve ler-se inverter.

Anónimo disse...

No meu tempo da escola primária se desse à D. Inês o milagre das rosas, eram logo cinco em cada mão.
Agora deve ser diferente.