Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de novembro de 2018


TURISMO DE JARDINS NA MADEIRA: POTENCIALIDADES E CONSTRANGIMENTOS

Conferência no âmbito do Mestrado em Ecoturismo na Universidade da Madeira, mas aberta ao público.
Segunda-feira, 03.12.2018; 16h - 18h
Edifício da Penteada - Sala do Senado


VOTO DE PROTESTO DO PTP

Falta de segurança nas levadas da Madeira


Os trilhos que percorrem as levadas madeirenses constituem um dos grandes atrativos turísticos da Ilha da Madeira. No seu total, existem mais de duzentas levadas transitáveis que fazem as delícias dos amantes da natureza e daqueles que nos visitam.
São muitos os turistas que procuram a Madeira com o único objetivo de fazer caminhadas ao longo das levadas da ilha. Mas com esse aumento da procura, infelizmente, temos sido confrontados cada vez mais com acidentes nestes percursos, a maior parte deles evitáveis, manchando a nossa maior indústria, o turismo.

"É importante que os socialistas esclareçam se estão contra ou se estão a favor do novo hospital da Madeira"

O grupo parlamentar do PSD considera que, com a aprovação do Orçamento do Estado para 2019, é possível chegar a "uma conclusão preocupante", uma vez que veio "comprovar que o Primeiro-ministro não é uma homem de palavra". Quem o afirmou foi o deputado João Paulo Marques, numa conferência de imprensa, realizada em Santa Rita, junto ao local onde será construído o novo hospital da Madeira.

"Este Orçamento do Estado foi uma oportunidade perdida para que o Primeiro-ministro, António Costa, pudesse honrar o compromisso que assumiu com a Madeira e com os madeirenses, ou seja, de apoiar em 50% a construção e o equipamento do novo hospital", disse.

Concerto de lançamento do disco Saudades de Max


Cafofo perde sondagem para árvores




Já que estamos numa maré de sondagens com cerca de 400 inquiridos, e porque estando perto do Natal a tabanka está transformada numa tenda de circo, vamos a uma votação que teve uma taxa de resposta superior à do Dubaiense JM. O Prof Mentiras volta a ganhar, mas agora uns patins.  61% acha que ele deve demitir-se, mesmo estando a competir com árvores. Antecipando as reações dos diversos partidos a esta sondagem do facebook, passamos a transcrever aleatoriamente as mesmas (escolha a que melhor se enquadrar): 
  • esta sondagem vale o que vale; 
  • a verdadeira sondagem no dia em que cortarem as palmeiras da avenida do mar;
  •  Não me lembro de qualquer sondagem nem das minhas tutelas; 
  • a sondagem é boa para as árvores mas não vamos entrar em euforia; 
  • esta deve ser a única foto em que o cafofo não gostaria de estar a mostrar os dentes;
  • sondagens há para todos os gostos e para todas as árvores.

  Boas festas


Carlos Pereira em duas escolas na Madeira para participar em debates 
do Parlamento dos Jovens


O deputado do PS Carlos Pereira vai participar, no âmbito do Parlamento dos Jovens, em dois debates na Escola Básica 2/3 do Caniçal, no próximo dia 4 de dezembro, e na Escola Básica e Secundária de Machico, a 10 de dezembro, na Madeira.

Trata-se da última jornada do Parlamento dos Jovens da presente legislatura. O deputado madeirense sublinhou que, “numa altura em que se diz que os jovens estão muito desfasados da política e da cidadania, o Parlamento dos Jovens vem provar que as coisas não são assim tão negras e que há uma geração disponível a contribuir para melhorar o mundo em que vive”.

MAIS DO MESMO CONTINUA


Não há novidade neste resultado da sondagem JM. É questão de andar pelas ruas, mesmo as mais entaladas e enlatadas de carros, apinhadas de esplanadas, de pedintes, de asfalto carcomido, calçada irregular, lombas altas como a careca do presidente, semáforos baralhados e estacionamentos por conta dos triciclos - e trocar impressões descontraidamente, tanto com as PSoas como com as pessoas. A tendência eleitoral continua de ascendente Cafofo sobre Albuquerque há já uma boa temporada. 

quinta-feira, 29 de novembro de 2018


Victor diz que Emanuel Câmara manda no PS 

- ahahahahahaha


Esta imagem dispensava comentários, apenas uma sonora gargalhada. Mas é preciso estar muito desesperado para afirmar o que diz Victor Freitas. O PS Madeira subjuga-se ao PS do Largo do Rato, aceita que o Orçamento de Estado ignore o Hospital, subsídio de mobilidade, juros, ferry e tudo o resto que o Prof Mentiras prometeu, e ele tem a lata de dizer que o Costa não manda neles? E que quem manda é ahahahahahah o Emanuel  ahahahahah Câmara,  ahahahahah.




Madeirense Justo

O inferno viário do Bom Jesus



CDS-PP diz que recuo de Cafôfo é sinal de lucidez




A Vereação do CDS aplaude a decisão da CMF em reverter as medidas aplicadas ao afunilamento da circulação automóvel da Rua João de Deus no Funchal, com a conversão da faixa de rodagem em lugares de estacionamento pagos. Reconhecer que temos de arrepiar caminho quando uma decisão não está a funcionar como o previsto é sinal de lucidez.

PEIXINHOS

 Nome científico: Nemathanthus wettsteinii
Nome vulgar: Peixinhos
Família: Gesneriaceae
Porte: Herbácea
Origem: Brasil - Mata Atlântica
Morada: Jardim do Tojal, Faial, nordeste da Ilha da Madeira
29.11.2018

Raimundo Quintal

PSD explora 'trapalhada' de Cafôfo no Bom Jesus


"CMF BRINCA COM O DINHEIRO
DOS CONTRIBUINTES"



1. O PSD/Funchal regista com agrado o recuo da Câmara Municipal do Funchal (CMF) naquilo que considera ser uma vitória para a Cidade e para todos os munícipes.
 2. Os vereadores sociais-democratas há muito alertavam para o impacto negativo do afunilamento da Rua João de Deus na circulação automóvel e na passagem de viaturas em marcha de emergência, com consequências para o trânsito em toda a Cidade
3. Mas o erro grosseiro de quem governa navegando à vista, sem qualquer planeamento foi finalmente corrigido. A Rua João de Deus vai passar a ter novamente duas vias conforme o PSD e toda a população sempre defendeu.

Jardim ausente da Madeira impossibilitado de estar 
no lançamento do livro de Albuquerque

O Instituto Autonomia e Desenvolvimento da Madeira dá conhecimento da mensagem enviada pelo seu presidente ao Presidente do Governo Regional da Madeira:

“Caro Miguel Albuquerque:
Infelizmente uma deslocação fora da Madeira impede-me de estar presente na apresentação do Seu novo livro, agradecendo-Lhe a gentileza do convite.

A referência de ousadia e de pragmatismo que Wiston Churchill constitui nestes tempos desinteressantes do império do “pensamento único” e do “politicamente correcto”, inclusive na opinião publicada, torna valiosa esta iniciativa do Seu livro, dadas as conexões que estabelece entre o Personagem e a Madeira.

Um abraço e cumprimentos do Alberto João Jardim”


MAIS DO MESMO



Ninguém adivinhava quando. Mas desde a primeira hora da notícia fracturante (na medida em que quebra o entendimento de quem ainda não enlouqueceu), desde o início da porcaria no Bom Jesus se sabia que as maravilhas da faixa única se submeteriam à reversão. Mais tarde ou mais cedo. Reversão é uma marca muito querida nas geringonças.
Faz-se assim: a enormidade política cometida recebe o prémio da manchete nos jornais. E depois quando é para fazer a inevitável marcha-a-trás a coisa proporciona uma nova manchete.
Os leitores recordam-se de muitos casos destes paridos no consulado cubano ali no Largo do Município.
É táctica política. 
O problema é que custa muito aos nossos bolsos, na hora da dolorosa.
Já a LPM não pensa assim.
Se uns pagam, outros engordam.
É a lei do mercado a funcionar.
Os próximos casos já vêm a caminho.
Que seja tudo Pelas PSoas. 

quarta-feira, 28 de novembro de 2018



VOTO DE PROTESTO DO PTP

Contra a paralisação do processo de reestruturação portuária na RAM


A 27 de Abril de 2017, o Conselho de Governo, decidiu revogar o regime de licenciamento que permitiu à OPM - Sociedade Operações Portuárias da Madeira, dominar a atividade de carga/descarga de mercadorias nos portos da Região Autónoma da Madeira (RAM).
Após muitos anos de contestação em relação à política portuária da RAM, a Secretaria do Turismo e dos Transportes, decidiu lançar um concurso público internacional e assim pôr termo ao intitulado regime de monopólio, garantido através de uma licença que a empresa obteve há mais de 20 anos e que permitiu a exploração do Porto do Caniçal por parte de uma entidade privada, sem qualquer contrapartida financeira para o Orçamento Regional.


GOLFE DO SANTO: JPP ESTRANHA
DUALIDADE DE CRITÉRIOS DO GOVERNO 

Na sequência das notícias de 27 de novembro de 2018, veiculadas na comunicação social da região, referentes ao ressarcimento que o Executivo madeirense terá de fazer ao campo de golfe do Santo da Serra, o JPP estranha a dualidade de critérios do Governo Regional.
Se para um clube de golfe o Governo Regional admite ressarcir o mesmo quando falta às suas obrigações de fornecimento de água necessária para o normal funcionamento do campo de golfe, já para os agricultores regantes não tem a mesma vontade de se responsabilizar pelas suas faltas.

HIBISCO LIMÃO
 Nome científico: Hibiscus calyphyllus
Nome vulgar: Hibisco-limão
Família: Malvaceae
Porte: Arbusto
Origem: África tropical, Madagáscar
Morada: Jardim do Tojal, Faial, nordeste da Ilha da Madeira
28.11.2018
Raimundo Quintal

Santa Cruz


1.ª Reunião Conselho Municipal para a Igualdade


Amanhã quinta-feira, dia 29 de novembro, pelas 15h, terá lugar a primeira reunião do Conselho Municipal para a Igualdade no salão Nobre dos Paços do Concelho. 
O Conselho Municipal para a Igualdade de Santa Cruz é um órgão consultivo aberto à sociedade civil, que visa promover uma abordagem para a igualdade e não discriminação em função da «ascendência, sexo, raça ou origem etnia, língua, território de origem, religião ou crença, convicções políticas ou ideológicas, idade e identidade de género» em todas as políticas do Município e ainda, avalia as políticas públicas municipais de promoção da igualdade e combate à discriminação.

Voto de Protesto do PTP

CONTRA AS TARIFAS INFLACIONADAS
DOS VOOS DA TAP 
NA ROTA CARACAS - LISBOA


Com o agudizar da instabilidade política, económica e social na Venezuela, o Governo Regional da Madeira, estima que desde 2015 já regressaram cerca de 6.000 portugueses e luso-descendentes que se encontravam na Venezuela.
Regista-se, atualmente, um número recorde nos pedidos de nacionalidade portuguesa, um total de 8.299, o que corresponde a um aumento de 82,6% relativamente a 2017, segundo dados do Instituto dos Registos e Notariado.

PS, PCP e BE votam contra a Madeira

  1. O PSD/Madeira lamenta que se tenha perdido mais uma oportunidade para corrigir as injustiças em sede de Orçamento do Estado em matérias relevantes para a Região, como as do subsídio de mobilidade e da redução das taxas de juro, mas, sobretudo, a do novo hospital.
  2. Ao rejeitarem todas as propostas da Madeira, e em particular a única que exigia ao Governo da República os 50% do financiamento, clarificando o montante global do financiamento prometido e identificando o IVA, da autoria do PSD, o PS, o PCP e o BE demonstraram que quando estão na Madeira dizem-se a favor dos madeirenses, mas em Lisboa, quando têm os meios para assumir a sua palavra, a primeira coisa que fazem é chumbar as propostas que realmente vão ao encontro das soluções.

terça-feira, 27 de novembro de 2018


De quem é a responsabilidade?



Em S. João, freguesia de S. Pedro, pavimentou-se há cerca de um mês, a estrada que ladeia a Ribeira de São João, e esqueceram-se irresponsavelmente de pintar as linhas da passadeira, que ligam essa via ao Largo de S. João (essa ligação é feita por uma ponte em ferro sobre a ribeira).

Crianças e adultos que saem do autocarro, ou outros transeuntes que se dirijam para as suas casas, ficam ali presos nesta armadilha que pode ser fatal, já que a passadeira existente no local não foi novamente sinalizada com tinta. Não sabemos de quem é a responsabilidade por este esquecimento, se é Câmara ou o Governo? Mas o que os moradores de São João sabem é que todos os dias põe as suas vidas em risco para atravessar a referida via sem que ninguém se chegue à frente.

K- Vias

segunda-feira, 26 de novembro de 2018



CAFOFO MENTE E MANDA MENTIR
VEREADOR BRUNO MARTINS MENTE
DIÁRIO DE NOTÍCIAS É CÚMPLICE


Na passada sexta-feira o Diário de Notícias pariu mais um aborto jornalístico, mais uma notícia com erros fácticos, mais uma encomenda da Câmara do Funchal paga em paletes de publicidade, encerrada com declarações do “vereador Bruno Martins”.
É lamentável ver o ponto a que chegou o Diário de Notícias, parecendo alinhar nestas práticas sado-masoquistas em que se submete aos mais variados fetiches da Câmara do Funchal.
A notícia erra quando diz que “há cerca de um ano e meio os populares expressaram muita preocupação” relativamente ao projecto “da construção do prédio de habitação colectiva junto à Praceta do Lazareto, da responsabilidade… do Grupo AFA”.
Houve populares que fizeram um abaixo assinado e entregaram na Câmara, mas nunca sobre o prédio do Lazareto do Grupo AFA. O jornalista não se informou nem confirmou o que lhe meteram à frente, porque se o tivesse feito via que não há casas a Norte do projecto do Grupo AFA, pelo que é descabido dizer que “poderia comprometer alguns negócios de alojamento local tapando-lhes as vistas”. Se não há casas para norte do empreendimento, ia tapar as vistas de quem?! Taparam as vistas mas foi ao jornalista!

Nem os vereadores estão com o Prof. Mentiras


Hélder Spínola é irmão de Victor Freitas e marido da vereadora Idalina. Mas pensa pela sua cabeça. No artigo que escreveu para a revista Saber diz, por outras palavras, que o Prof. Mentiras apresenta-se como mal menor às eleições de 2019, não como real alternativa, mantendo fidelidade aos poderes económicos instituído. Está metido de cabeça ao rabo com o Sousa, e tem ligações próximas com os elementos do grupo conhecido como meio PIB, que agrega os maiores construtores e empresários da Madeira.  Esse texto pode ser lido nesta imagem e na sua página do facebook. 

Tem significado que nessa publicação muitos socialistas tenham dado like ao texto, como que concordando com o seu conteúdo. Inclusive a vereadora Idalina. Nem os membros da equipa do Prof Mentiras consideram que ele é alternativa aos 40 anos laranja. 

Madeirense Justo




JPP quer clarificar situação

do porto do Caniçal


O Juntos pelo Povo (JPP) foi hoje ao Caniçal relembrar mais uma promessa falhada do Governo Regional PSD que pretendia baixar os preços das mercadorias na Região.
“Ainda não o cumpriu e dificilmente o fará perante o atual cenário. Baixar os preços das mercadorias da Região não depende do Governo da República e sim do Governo Regional que continua a castigar os madeirenses e porto-santenses com o Plano de Assistência Económica e Financeira, além de terem de pagar um custo de vida mais caro, atendendo aos preços das mercadorias, que ainda não baixaram”, explicou o deputado Élvio Sousa.

PP no terreno



Ribeiro em Câmara de Lobos
assusta população e comerciantes



A população residente na vereda do Limoeiro, em Câmara de Lobos, vive com o credo na boca sempre que chove. O motivo da preocupação é o ribeiro que atravessa a Estrada José Avelino Pinto, uma zona de residências e comércio, e que tem transbordado sempre que chove.

O problema vem de trás. Quando foi construída a Estrada José Avelino Pinto foram depositadas terras junto ao ribeiro. Com o passar do tempo, começam os deslizamentos para o leito, provocando a obstrução da “boca” do ribeiro, imediatamente antes deste atravessar a estrada.

Luísa Santos na Comissão Política 
Nacional do Bloco de Esquerda
Luísa Santos integra a comissão Política nacional do Bloco de Esquerda. É a primeira vez que este órgão do partido conta com um representante da Madeira. A nova Comissão Política foi eleita por voto secreto, no passado sábado, dia 24, pela Mesa Nacional para um mandato de dois anos.
A lista única foi aprovada por uma maioria esmagadora conta com os seguintes 18 elementos: Luísa Santos, Catarina Martins, Fabian Figueiredo, Isabel Pires, Joana Mortágua, Jorge Costa, José Gusmão, José Soeiro, Luís Fazenda, Luís Louro, Luís Monteiro, Marco Mendonça, Maria Manuel Rola, Mariana Mortágua, Marisa Matias, Patrícia Barreira, Pedro Filipe Soares e Sandra Cunha.

O Futuro dos residentes nesta Região

Estimado leitor, no seguimento da publicação anterior sobre o Futuro dos residentes nesta Região, apresento uma breve Comparação das Proposta de Orçamento Regional de 2016 com 2019.
Alguns números:
(1)Receitas impostos: 2016- 508 milhões de euros;2019 – 581 milhões de euros:
(2)Transferência do Estado: 2016 – 2016 -179 milhões de euros; 2019 - 177 milhões de euros;
Receitas correntes (inclui (1) e (2)): 2016 – 1 124 milhões de euros; 2019 – 1153 milhões de euros.
Total Receitas de capital: 2016 – 402 milhões de euros; 2019 – 672 milhões de euros.

sábado, 24 de novembro de 2018


Orçamento da Região terá impacto 
direito e imediato em todas as famílias

O Grupo Parlamentar do PSD considera que a proposta de Orçamento da Região para 2019 "é excelente a vários níveis", comungando da opinião do vice-presidente do Governo Regional de que será das "melhores propostas que ultimanente se apresentaram".

Por várias razões, destacou o deputado Carlos Rodrigues. A começar pelo facto de ter sido construída "com o objetivo de criar melhores condições para, essencialmente, as famílias, e não só, ao contrário do que muitas vezes acontece, para as famílias menos favorecidas.É um orçamento que é muito apontado para a classe média".

Comunicado do PCP



TRAPALHADA POLÍTICA EM RELAÇÃO AO SECTOR TÁXI: 
URGE INQUIRIR O GOVERNO REGIONAL 

     1. Confirmado que está que o Governo Regional está em larga  dívida para com os micro-empresários do sector táxi da Região Autónoma da Madeira (nalguns casos com dívidas superiores a 3 mil euros por taxista que participou no transporte de doentes na Região) e que o Governo não está a querer pagar integralmente os seus calotes, justifica-se, pois, inquirir o Governo Regional com o objectivo de clarificar todo este processo.

Teófilo Cunha dá o exemplo de Santana para dizer 
que o governo podia ir mais longe do Orçamento

O presidente da Câmara de Santana apontou este sábado o exemplo da autarquia que dirige para assinalar que o governo regional tinha condições para ir mais longe em áreas como o apoio à natalidade, uma redução mais alargada do IRC para os três concelhos da costa norte da Madeira e Porto Santo e redução no preço dos combustíveis.
Teófilo Cunha diz que depois de ter feito uma análise à proposta de Orçamento que foi entregue sexta-feira na Assembleia Legislativa da Madeira, verifica que o executivo consagra um "kit bebé" no valor de 400 euros, como medida de combate à natalidade, enquanto ele, em Santana, há já seis anos, concede 3.600 euros, em três anos, por cada nascimento e apoia as mensalidades das creches em 50 por cento.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Comunicado da CDU


Câmara Municipal do Funchal desrespeita decisões da Assembleia

A CDU tem conhecimento de que, apesar de na Assembleia Municipal do Funchal ter sido recentemente aprovada uma resolução que apontava para a imediata suspensão de todos os processos de actualização de dados para o aumento das rendas habitacionais nos bairros do Município, o Executivo da Câmara do Funchal está a desrespeitar de forma grosseira aquela decisão.

Por iniciativa da CDU foi apresentada na passada semana um Projecto de Resolução que exigia a imediata suspensão dos processos que estavam a gerar alarme social, pois, a Câmara, através da "SocioHabitaFunchal, E.M.", estava a recorrer a práticas de chantagem e de ameaças coercivas junto dos moradores em bairros do Município. Processos que geraram muita indignação por parte dos moradores dos bairros e que motivaram uma alargada participação de cidadãos na reunião da Assembleia Municipal, em protesto contra a Câmara do Funchal.

Trânsito caótico devido a decisões "irresponsáveis" da CMF
As decisões “irresponsáveis” da Câmara Municipal do Funchal (CMF), como o embargo da Ponte Nova ou o afunilamento das Ruas do Bom Jesus e João de Deus, têm resultado no anormal congestionamento do trânsito no centro da Cidade.
O PSD manifestou hoje (quinta-feira), em Reunião de Câmara, a sua indignação pela forma como o executivo camarário tem tratado as questões de mobilidade e de trânsito no Funchal. “Todos nós podemos constatar que em horas de maior fluxo de tráfego, existe um constante congestionamento de trânsito”, apontou Rubina Leal, que confrontou os vereadores da Coligação com o caos em que a Cidade está mergulhada.


Discurso de Raquel Coelho (PTP) na discussão do Orçamento 
da Câmara Municipal do Funchal para 2019

Após, as Eleições Legislativas Regionais de 2019, o PTP, não tem dúvidas que a cidade do Funchal vai ficar mais destruída do que quando fomos bombardeados pelo submarino alemão na Primeira Guerra Mundial. Ao senhor Vice-Presidente da Câmara, Miguel Gouveia, só vai sobrar ossos para roer!  Porque a disputa entre a Câmara do Funchal e o Governo Regional, vai ser de tal ordem, que os cofres da autarquia vão ficar vazios… Em 2020, quem vai arcar com as consequências são os vereadores que se mantêm no executivo, são estes que ficarão com a batata quente nas mãos.




A nova 'guarda' na avenida da Ponta do Sol está feita. Coberta a basalto. Podia estar mais bonita, mas escapa.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018



Conclusões do Conselho do Governo


22 de novembro de 2018



O Conselho do Governo, reunido em plenário, tomou as seguintes resoluções:


- Aprovar a proposta de Decreto Legislativo Regional do Orçamento da Região Autónoma da Madeira para 2019 e submetê-la à aprovação da Assembleia Legislativa da Madeira.
- Aprovar a proposta do Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira para 2019 – PIDDAR 2019 – e submetê-la à aprovação da Assembleia Legislativa da Madeira.
- Autorizar a expropriação de cinco parcelas de terreno, pelo valor global de 356.866,76 euros referentes a obras diversas, como é o caso da construção da via expresso entre a Boaventura e São Vicente, à intervenção na Ribeira da Laje, à construção da zona de lazer do Garajau, à repavimentação do Caminho do Ribeiro Real (Câmara de Lobos) e à reconstrução das muralhas de canalização na ribeira da Boaventura, junto ao armazém da Câmara Municipal de Santa Cruz. 



Pelo buraco da agulha





Gil Canha



“Beija a mão daquele que não podes morder”. Nunca um provérbio acertou tão bem, como a entrada “forçada” de Gonçalo Maia Camelo como vice-presidente na lista candidata às próximas eleições da ACIF, liderada por Jorge Veiga França. 

Como o grupo Sousa não gosta de perder nem a feijões e depois de anos e anos de controlo absoluto sobre esta associação, aliás com a cumplicidade manhosa de um conclave de sócios-de-peso (leia-se tubarões) que chegaram ao cúmulo terceiro-mundista de alterar os estatutos da ACIF para permitir que uma sócia/funcionária dos Sousas usufruísse de mais um mandato pela porta-do-cavalo, neste caso pela porta-da-estiva, que nunca iriam deixar de ter um homem-de-mão, uma espécie de “toupeira”, dentro da liderança da organização, seguindo a velha fórmula siciliana de “meter a cauda onde a cabeça não entra”.

PS de Victor e Cafofo defende a TAP


Estão de acordo com os preços mercenários que a TAP pratica para a Madeira, com o cancelamento dos voos por razões ditas operacionais, pelo reiterado tratamento discriminatório que a companhia área de bandeira, maioritariamente pública, tem tido para com a Região. É o que se pode extrair da mais recente posição do PS de Victor Freitas e Paulo Cafôfo, que defende a extinção da comissão de inquérito que pretende, vamos simplificar, pressionar a companhia aérea e o Governo da República a tirar-nos deste sufoco. 

A Nova Procuradoria-Geral da República

Nesta publicação é demonstrado que é quase certo que só haverá Justiça em Portugal e/ou na Região quando os cidadãos a implementarem. Ninguém esteja à espera que alguma organização se regenere por sua própria vontade…

Muito se falou do processo de indigitação da nova Procuradora Geral da República. Defendo que comunicações pensadas indicam muito menos que as atitudes que os indivíduos tomam. Um indício que as comunicações, artigos, comentários, etc… são falsos é a publicação de generalidades abstratas, tais como princípios ou filosofias que agradam a todos. Até conheço um caso de um individuo que publicamente defende a Democracia, o Estado de Direito e a promoção de Direitos de Cidadãos, mas quando se passa à ação em concreto 1)defende a anulação de eleições contrariamente ao expressamente instituído em Regulamentos; 2) mesmo sendo representante da população, evita informar sobre a Coisa Pública, mesmo quando solicitado; e 3) vota a favor da perda de direitos dos cidadãos, e se calhar votou a favor do aumento dos direitos de alguns cidadãos que são sistematicamente beneficiados. (i)

Mexidas de Albuquerque no PSD-M


Apresentação de lista à Comissão Política
e ao Secretariado

Tendo em conta as eleições diretas no PSD/Madeira, marcadas para o dia 14 de dezembro de 2018, o Secretário-Geral informa o seguinte:

  1. Terminou hoje o prazo para as candidaturas à Comissão Política Regional e ao Secretariado do PSD/Madeira.
  2. Até às 18h00, hora limite da entrega das listas, foi entregue uma única candidatura liderada pelo militante Miguel Filipe Machado de Albuquerque, cuja composição se apresenta abaixo:
  3. Comissão Política Regional:
  • Presidente: Miguel Filipe Machado de Albuquerque
  • Vogal: José Lino Tranquada Gomes
  • Vogal: Mário Sérgio Quaresma Gonçalves Marques
  • Vogal: Pedro Miguel Amaro Bettencourt Calado

quarta-feira, 21 de novembro de 2018




Congestionamento viário atinge a noite. Ou como atravessar a cidade em dez minutos também à luz eléctrica. A pé, evidentemente. Aconselhamos máscara de gás, por causa da poluição emergente daquele pára-arranca colectivo. Adeus precioso tempo, adeus pulmões, adeus sistema nervoso.

Adjudicação de estudo a empresa de sondagens 
é afronta à Universidade da Madeira


O Governo Regional, que se diz tão autonomista, adjudicou a uma empresa de sondagens de Lisboa a realização de uma “avaliação da realidade social, cultural e económica dos municípios” da Madeira. Isto é uma afronta e um atestado de incompetência à Universidade da Madeira, à Direção Regional de Estatística e, indiretamente, ao próprio Governo Regional que tutela a DRE.


Após 40 anos de governo o PSD ainda não conhece a realidade social, cultural e económica dos municípios da Madeira? Os sucessivos governos de “boas famílias” estão assim tão desligados da realidade social da região que governam para dependerem de tal estudo?

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Discurso proferido hoje na Assembleia Legislativa pelo Deputado Independente 
Gil Canha, a propósito da acusação de um socialista cafofiano, insinuando que "estaríamos com medo do avanço deles"…




Há dias, um cafofiano socialista falou nesta tribuna sobre o medo. O medo surge quando há uma situação apreensiva, um receio, um grande perigo. Nem todo o medo é mau! O medo ajuda as espécies animais a se protegerem e a sobreviverem. Se não fosse o instinto do medo, a lebre deixava-se comer pela raposa, a foca deixava-se agarrar pelo esquimó, e o murganho deixava-se comer pela coruja.
No entanto, ninguém pode censurar uma mulher que tem medo que alguém lhe entre em casa; duma criança que tem medo do escuro; ou de um padre que tem medo do diabo.  

NÃO MEXA QUE ESTRAGA!

O Funchal pouca obra conheceu nos últimos cinco anos.
Um facto criticável revela-se hoje uma benesse.
Estranhará o leitor associar a ideia de benesse à falta de investimento, de ideias ou projetos que tornem – assim se espera e deseja – a cidade melhor para quem nela vive e trabalha.
Mas, vejamos:
A obra na Rua do Bom Jesus eterniza-se devido, ao que hoje se sabe, ter sido uma intervenção mal planeada com correções ao trabalho já executado, onerando os munícipes, afastando consumidores do comércio.