Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Mentiras e Zero com sexta-feira delicada




PAULO CAFOFO E BRUNO MARTINS
As aventuras do “Professor Mentiras” 
e do seu aprendiz, o “Zero à Esquerda”




Capítulo de hoje
“Se não és corrupto, pareces!”


Ao jeito de Batman e Robin, Paulo Cafofo faz dupla com Bruno Martins.
Os primeiros defendem a lei. Os segundos contornam a lei.
Estes não usam capa, não têm carro a jacto nem armas secretas sofisticadas, apenas usam a sua careca brilhante para cegar os inimigos e, quando não têm mais recursos, abrem aquela boca e deixam sair um sorriso plástico escancarado no qual parecem depositar toda a fé do mundo. Sendo justo, devemos dizer que o aprendiz ainda não domina esta arte como o mestre. Tem a careca, mas o sorriso não.

O que anda esta dupla a preparar nestes tempos? Qual a próxima lei que se estão a preparar para contornar? Que amigos vão agora ajudar?
Procuramos e encontramos.
Mentiras e Zero levaram à reunião da Câmara do passado dia 8 uma proposta para suspensão parcial do Plano de Urbanização do Amparo (PUA), implementação de Medidas Preventivas e abertura do Procedimento de Alteração do Plano. Verdade. O actual Plano Director Municipal entrou em vigor em Abril deste ano e uns meses depois já vão remendar o Plano de Urbanização do Amparo. E porquê?
Dizem que “tendo já decorrido quase dez anos da entrada em vigor da prática de planeamento e gestão urbanística instituída pelo PUA, esta passou a ser fortemente confrontada com a necessidade de transformação e requalificação de algumas áreas, com alguns usos e atividades desadequadas, e também com situações de conflito entre o proposto no plano e a realidade no terreno, gerando-se situações inconciliáveis no contexto das atuais dinâmicas do planeamento municipal.”
E dizem outros “considerandos” que, bem vistos, podiam aplicar-se a muitas outras zonas do Funchal e resolver a vida a muita gente. Mas não, com a sua visão selectiva descobriram agora que só o Plano de Urbanização do Amparo está desactualizado e não serve.
Ora, se está desactualizado, porque não aproveitaram o Plano Director Municipal para tratar disso?
Se não serve, isso é ponderado por quem? Não serve a quem? À Câmara? À população?
Não, claro que não. O interesse da Câmara é secundário porque é só um trampolim para o Prof. Mentiras se eleger para o Governo. O interesse da população ainda é mais secundário porque o seu papel é pagar impostos e calar. Então serve o interesse de quem?
Serve, como vem sendo hábito, o interesse da promotora do empreendimento já conhecido por “Dubai da Madeira”, nome tão absurdo quanto o tamanho do que lá querem fazer. Esse empreendimento já nasceu antes de ser aprovado. Nasceu na notícia do Diário com direito a fotografia de destaque; e vai ser aprovado um dia, com Cafofo ou sem Cafofo no poleiro. É assim nesta terra.
E serve mais alguém? Talvez vá servir também os donos do Madeira Palácio, esse elefante branco que não deixará de ser lucrativo para quem o comprou a preço de bago e, com este jeitinho da dupla Mentiras e Zero, vê a possibilidade de o tornar banana prata.
E mais alguém? Bem, parece que poderá ainda mexer com aquela zona da ILMA. Por sorte ou coincidência (acreditam?) recentemente alguém comprou a ILMA e quer lá fazer um hotel, pois claro. Sorte do comprador que logo passados uns dias a Câmara dispôs-se a dar um jeitinho nas regras da zona.
Sabendo tudo isto, o Professor Mentiras e o Zero à Esquerda ainda se arriscam a que alguém lhes diga na cara: “Se não és corrupto, pareces!”. Uma indelicadeza, na nossa opinião, a evitar.
Segundo nos parece, esta suspensão do Plano de Urbanização do Amparo vai ter que ser aprovada em Assembleia Municipal (já amanhã, sexta-feira) e depois ratificada pelo Governo.
Queremos ver se o Mentiras e o Zero vão mais uma vez cegar os inimigos e nocauteá-los com pancada à base do super-sorriso.
Queremos ver se o CDS vai novamente vender-se, como fez no PDM, e votar ao lado da Confiança. Já chegou um barrete do Rui, não enfie o CDS outro.
Queremos ver se o PSD vai ser realmente oposição, preparar-se para a discussão e ser assertivo, em vez de se preocupar em só parecer oposição e dizer meia dúzia de tretas para a assembleia e outra meia dúzia para a acta. Entesem-se, sejam leais ao voto que receberam.
E se mais esta nódoa urbanística passar na Assembleia Municipal, queremos ver se o Governo depois a vai ratificar ou se, pelo contrário, vai impedir mais esta chico-espertice. Quando foi do PDM, o PSD e o Governo acobardaram-se e deixaram passar. Façam-se pessoas de coragem, assumam a responsabilidade do cargo, que antes de ser um cargo de Poder, é um cargo de Dever.

K- Lázaro

13 comentários:

Anónimo disse...

Só o Cafofo coloca a Madeira em marcha com mais emprego menos pobreza e mais desenvolvimento. Naquela zona especifica deveria ser autorizado somente construções de torres de uma ponta a ponta que seria o Funchal Moderno do Sec XXI.

Anónimo disse...

Será que vem mais um Savoy a caminho?

Anónimo disse...

Os maiores palhaços do Funchal

Anónimo disse...

Sem querer comentar ou colocar em causa a informação desta noticia, julgo que importa referir que o artigo 98 do novo PDM do Funchal refere que é prioritário rever 3 planos territoriais, onde se inclui o Plano de urbanização do Amparo.
Quando o PDM foi elaborado já foi identificada a necessidade de rever este plano de urbanização.

Anónimo disse...

Sim,sim, quando a máfia revê é sempre para beneficiar as ratazanas do costume e encaixar as merdas delas. para o criado anonimo das 8:35

Anónimo disse...

São cozinhados a gosto dos carecas e do barrete
Eles não passam sem a suas prendinhas de natal. O povo que se f....
Os lesados do PDM das zonas altas da cidade, S. Gonçalo, Santa Maria Maior e outras Freguesias o que dirão?
Estes barreteiros e engenhocas da máfia cafofiana nada lhes faltará...
Faz-lhes falta a sarna que há no Hospital, para esfregarem todo o corpo em vez das mãos.
Será que é desta que o barrete vai substituir o colmo (restolho) por telhas douradas?

Anónimo disse...

Cafofo, o desconhecedor
https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/a-amnesia-geral-do-autarca-paulo-cafofo?fbclid=IwAR2Xpqa8CZfIyAO63K3xIbC5lzxKbDmceq70AP2XRZ6vF3utYy5z0_yDJMM

Anónimo disse...

O das 8h 35m deve ser um iluminado da afadesvias.
Acordou cedo para ler o PDM
Acham que dão algum ponto sem nó?
Está tudo estudado e inventado
O vice joga em todos os tabuleiros
Não faltarão ribeiras, falésias para engenhar....
Os Mentirosos do palacete gozam com o Povo.
O Povo do Amparo que se cuide

Anónimo disse...

Uma vergonha.

Anónimo disse...

O plano de urbanização do amparo diz que onde eu tenho o meu terreno é zona de equipamentos públicos. Eu não sou o Avelino, o Custódio nem o Pestana? Será que também podem suspender o plano no meu terrenozinho para eu fazer uma casinha?

Anónimo disse...

O Barrete do CDS vai alinhar nesta trafulhice? Estes do CDS são a boia de salvação da mentira sorridente,

Anónimo disse...

Já arrependi me com quantos cabelos tenho,ter votado neste mentiroso.jpp em frente marche

Anónimo disse...

Abaixo com os velhos do Restelo e de mentalidade retrograda, estão mal que emigrem e vão povoar as Desertas. Aquilo ali deveria ser a zona nobre e de excelência para uma Madeira atual e futura que honre a nossa juventude, deveriam ser construídos Savoys de uma ponta a outra e nos dois lados afim de criar desenvolvimento e riqueza, quem está mal que de meia volta. A Madeira é desta juventude e não dos capelinhas que pretendiam criar ali palheiros e telheiros.