Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de novembro de 2018



VOTO DE PROTESTO DO PTP

Contra a paralisação do processo de reestruturação portuária na RAM


A 27 de Abril de 2017, o Conselho de Governo, decidiu revogar o regime de licenciamento que permitiu à OPM - Sociedade Operações Portuárias da Madeira, dominar a atividade de carga/descarga de mercadorias nos portos da Região Autónoma da Madeira (RAM).
Após muitos anos de contestação em relação à política portuária da RAM, a Secretaria do Turismo e dos Transportes, decidiu lançar um concurso público internacional e assim pôr termo ao intitulado regime de monopólio, garantido através de uma licença que a empresa obteve há mais de 20 anos e que permitiu a exploração do Porto do Caniçal por parte de uma entidade privada, sem qualquer contrapartida financeira para o Orçamento Regional.

Importa também referir que os preços cobrados pela carga e descarga de mercadorias são muito acima da média nacional/europeia. O que resultou na perda de competitividade do porto de mercadorias regional, no encarecimento do nível de vida da população e na estagnação da nossa economia.
O problema é que após esta decisão do Governo Regional, a OPM, interpôs uma ação no Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal a pedir a anulação da resolução do Conselho de Governo. E por coincidência, na mesma altura, o Secretário da Economia e Turismo, Eduardo Jesus, foi demitido do executivo regional e até à presente data nada mais foi adiantado sobre o processo de reestruturação portuária, que aguarda lentamente uma decisão judicial. Quando na prática não existe nenhum contrato, nem nenhuma limitação jurídica que impeça a continuidade do processo por parte do Governo Regional. Evidenciando, uma cumplicidade tácita do Governo Regional/Grupo Sousa no sentido de “empapelar” esta questão com minudências jurídicas que raiam um espectáculo circense.
Posto isto, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, em resultado de uma governação pusilânime em relação aos grandes grupos económicos, manifesta o seu mais veemente protesto pela paralisação do processo de reestruturação portuária na RAM, que tanto tem prejudicado os madeirenses e porto-santenses.


Funchal, 27 de novembro de 2018

A Representação Parlamentar do PTP na ALRAM

4 comentários:

Anónimo disse...

Houve um deputado da oposição que na apresentação do programa de governo em 2015 na Assembleia Regional, perguntou ao srº presidente do GR, quando é que iria acabar com o vergonhoso monopólio nos portos da Madeira e Porto Santo? Resposta pronta do srº Miguel Albuquerque: " Doa a quem doer, isso vai acabar". Já se passaram quase 4 anos, e está a doer nos bolsos dos madeirenses e portossantenses que continuam a ser explorados e espoliados nos portos da madeira e porto santo.

Anónimo disse...

Ó das 13.18, ou andas mal informado,, ou não primas pela inteligência.
Então não sabes que há um processo em tribunal que suspende a decisão do governo ?
Acalma-te. É preciso esperar pela justiça.

Anónimo disse...

Um governo que não esteja capturado pela "máfia no bom sentido", e "com eles no sítio" não precisa de esperar pelo tribunal, porque isso é mais uma jogada para manter a "teta" por muitos mais anos!

Anónimo disse...

Não precisa de esperar pelo tribunal ?
Então um governo está acima da lei ?
Isso é coisa dos teus camaradas venezuelanos do "democrata" Maduro.