Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de novembro de 2018


MAIS DO MESMO CONTINUA


Não há novidade neste resultado da sondagem JM. É questão de andar pelas ruas, mesmo as mais entaladas e enlatadas de carros, apinhadas de esplanadas, de pedintes, de asfalto carcomido, calçada irregular, lombas altas como a careca do presidente, semáforos baralhados e estacionamentos por conta dos triciclos - e trocar impressões descontraidamente, tanto com as PSoas como com as pessoas. A tendência eleitoral continua de ascendente Cafofo sobre Albuquerque há já uma boa temporada. 

É caso para dizer: depois de 40 e tal anos de burro  ignorante, o eleitor transformou-se de um momento a outro num ás da política, perfeitamente capaz de indicar onde está quem percebe da poda. Pelo menos não se vê que os súcias se queixem agora do obscurantismo e do analfabetismo que viam inquinar as urnas de outrora. Hoje em dia, o povo é sábio e culto.
Bem, também não é preciso canudo para detectar a olho nu as capacidades dos novos pretendentes à Quinta das Angústias. É perpassar o entendimento pelos figurões que infestam o consulado cubano em plena Praça do Município, mais os turistas da Frente Bar e as aves de rapina que sobrevoam a Praça Amarela em busca do 'seu', e logo se descortinam tantas peças carreiristas de alto coturno. Além dos instalados, há candidaturas na forja de arrepiar. E borda o pai e borda a filha e borda a família toda mais os amigos. Coisas que a jurisprudência perdoa nos tempos que correm.
Verdade seja dita, não se encontra uma alternativa menos assustadora do outro lado da barricada. Os pequenos partidos estão condenados a trabalhar como escravos nos 4 anos e a ser pontapeados no dia das eleições pelos PSoas oportunistas e manhosos. Também no antigo reino do Laranjal, que razia, só falta sair porta fora o patrão Albuquerque.
Perante a caminhada suicida do rebanho eleitoral - que leva as patas atrás das campainhas de quem as tocar, nem que seja com ajuda dos cães de fila -, uma pessoa que nada tenha a ver com a porcaria em que transformaram rapidamente esta terra precisa de um cantinho a cobro da globalização do Trapiche madeirense. É preciso reflectir bem até Setembro de 2019, não para escolher em quem votar mas para saber bem em quem não votar. Pensando a sério, nem isso vale a pena. O rebanho é que terá a última palavra. 
O menu do almoço de hoje, dia de sondagem encomendada pelo Avelino dubaiano, é à base de frutos do mar. Por conta da LPM. Talvez a receita saia do repasto feita candidata a património mundial. Na Frente Bar, onde se trabalha de sol a sol é dia de folga. Em vez de ficar mais um dia a trabalhar de sol a sol - conjunto de horas em que dá para bronzear - a missão deles é ir por aí a festejar o resultado.

19 comentários:

Anónimo disse...

Ora mais uma sondagem para encher chouriços.
Vale o que vale, para mim, nada, até pelo seu universo.
Mas, como muito bem escreve o Calisto, a grande escolha não é saber em quem se vota, mas saber em quem se não vota.
E é um drama. Vendo uns e outros, ai Jesus, agora o que é que eu faço? Em quem não voto?
Estou a ver. Vai ser votação à Cunhal. Fecha-se os olhos e faz-se a cruzinnha. Mas naquela altura era só entre dois. E agora há tantos em quem não votar.
Que dilema. Que angústia. Iluminai-me Senhor, porque eu nunca me abstive, nem votei em branco.
Valha-me Nosso Senhor Jesus Cristo!

Anónimo disse...

Cafofô é o maior embuste do século! Tudo o que defende para a Madeira foi chumbado na Assembleia da República pelo seu próprio PS!

Anónimo disse...

Fui contactado onde propuseram me a questaq dos candidatos votaria caso as eleições fosse hoje.respondi que nenhum dos dois ,mas insistiram em qual.eu ripostei que nenhum nutro simpatia,há outros na oposição que deviam constar nesta sondagem.responderam deduzo q cafofo é sua opcao correto ?! Disse que não e desligaram

Anónimo disse...

Não sei como é que os outros candidatos têm sequer alguma percentagem porque no telefonema que me fizeram só havia a opção Albuquerque x Cafofo.
Respondi que nenhum dos dois, por isso devo estar entre os "não sabe / não respondeu".

Anónimo disse...

Não foi contactado mas estou a ver valores nas intenções de voto para o Barreto, Sousa e Edgar. Logo parece-me que a sondagem não se resumia a Albuquerque e Cafofo

Anónimo disse...

Ainda bem que existirá uma verdadeira mudança nesta terra.
Será o fim de um reinado de mais de 42 anos de um só partido.
O Paulo Cafofo será um excelente Presidente da Madeira!
O Povo Madeirense é soberano e quem manada e já abriu os olhos, deseja uma Mudança.

Anónimo disse...

O prof mentiras dará um péssimo presidentes esquece se de assuntos logo não e viavel ainda para mays é mentiroso compulsivos .voto jpp

Anónimo disse...

Deus nos livre!

Anónimo disse...

A acontecer é a mudança do roto para o esfarrapado, da fome para a vontade de comer.

Anónimo disse...

O comentador das 17.22 não percebeu o que escrevi às 16.13.
O que escrevi é exatamente por ficar espantado como é que outros como Barreto, Sousa, Edgar, Raquel e Paulino tenham valores nas intenções de voto, quando a questão que me foi colocada resumiu-se exclusivamente à escolha entre Albuquerque e Cafofo.
Fica o esclarecimento.

Anónimo disse...

Não vejo em nenhum dos lideres de partido que concorrerão em 2019, carisma, competência e estatuto para governar o Arquipélago. Aliás, atualmente no espectro politico regional não encontramos ninguém que sobressaia.

Mas é o retrato da sociedade madeirense, onde os mais capazes abandonaram a ilha ou acomodaram-se.

É pena não termos aproveitado o estatuto autónomo e os dinheiros da Europa, e tenhamos perdido a oportunidade de criar uma região forte e pujante, mas a ganancia de alguns, a promiscuidade de outros e a indiferença da maioria destruiu essa oportunidade.

Anónimo disse...

Completamente de acordo com a análise do comentador das 09.17.
Uma opinião muito lúcida.
É preciso repensar a autonomia, os seus fundamentos, as suas expectativas, práticas, poderes, entidades.
Mas quando todo um povo, ou quase todo, não liga nada ao que é importante, e se ilude com pequenas lutas partidárias, é muito difícil mudar uma sociedade. E a ignorância impera, aos diferentes níveis, e pior do que isso, a ignorância dos que pensam que sabem.
Sou de uma geração que teve madeirenses que se preocuparam com a sua terra, independentemente de posicionamentos ideológicos. Gente com preocupações sociais, e do desenvolvimento da sua terra e do seu povo.
Quando comparamos a actual entorage política com nomes como, Fernando Rebelo, António Loja, Rui Vieira, Jaime Ornelas Camacho, Rui Nepumoceno entre outros, temos todas as razões para estar pessimistas.
E, por muitos defeitos que possa ter, uma coisa ninguém pode negar a Alberto João Jardim. A sua enorme vontade do desenvolvimento da sua terra. Podem-se discutir estratégias, praxis. Não se pode negar a sua crença.

Anónimo disse...

AJJ pecou por ter-se rodeado de alguns malabaristas que beneficiaram do estatuto político e por não ter preparado o PSD para tempos difíceis. A sua obstinação levou-nos a um PAEF.

Anónimo disse...

O das 18:00.
Na câmara os partidos que davam apoio já estão a fugir, tem tido o apoio do CDS ate um dia.
Mas este cafofo não era aquele que dizia que não sabia onde ficava a quinta vigia...

Anónimo disse...

Cafofo, grande Estadista que vai colocar a Madeira no rumo certo.
É só azia começando com esta crónica de aflição.
Cafofo o nosso Emanuel Macron.
Daqui a um ano vamos saber os podres destes governantes há cerca de 50 anos e que andam a maltratar os seus funcionários públicos dos quais eu e muitos somos um deles.

Anónimo disse...

Ó das 23.44, de facto escreveres assim para o tarde tolda-te um bocado as ideias.
Então queres um Macron por cá ?
Estás sempre por aqui a "cramar" quando o combustível aumenta nem que seja um cêntimo. E queres importar o modelo do maior "aumentador" de preço dos combustíveis que há na Europa ?
Tem cuidado não dês essas ideias nas reuniões cafofianas, senão o teu Macron à moda da Madeira ainda pensa que tu és um infiltrado renovadinho.
E quanto aos podres do Sócrates 44, já sabes mais alguma coisa, para além do facto da casa da Ericeira ser do...primo ?

Anónimo disse...

eu cá já me dissidi vou votar no bloco ou na cdu , vejo o bom trabalho que estas ideologias estão a fazer em paraísos como a Venezuela onde a fartura para todos , não como aqui

Anónimo disse...

Quando saiu esta noticia no JM eu apanhei um cagaço dos diabos e andei triste toda a semana.

Anónimo disse...

Ó das 23.11, e ainda queres um Macron aumenta combustíveis por cá?