Powered By Blogger

terça-feira, 6 de novembro de 2018


A UM ANO DAS ELEIÇÕES
Jacinta Raquel Nunes
Faltando  pouco menos de um ano para as eleições, tenho despendido mais tempo da minha vida pessoal para analisar os cenários políticos da pré-campanha uma vez que já acabou a dita “silly Season”.
Até ao momento tenho visto “jogadas” de mestre e outras menos boas, dignas sim de “vendedores de banha de cobra”. Todos os dias vejo os matutinos e fico cada vez mais convencida de que estará a haver uma manipulação de informação para aproveitamento político de um dos candidatos. O mais preocupante é que não há sequer interesse em tentar camuflar isso, antes pelo contrário, é mesmo ao dito na gíria madeirense, “há cara podre”. O que será que aconteceu à belíssima elite jornalística que nos presenteava  durante anos sem medo? 

Isto leva-me a que acredite que Luís Paixão Martins cumpriu o que prometeu e conseguiu os seus objectivos. Numa entrevista, no ano de 2016 ao DN, luís Paixão Martins falava no poder dos jornalistas em manipularem a intenção de voto de uma sociedade civil, assim como era possível em Portugal uma “americanização” das eleições. Segundo o mesmo, os jornalistas com um “pequeno” empurrão das agências de comunicação e marketing político deteriam as armas suficientes para derrubar governos e colocarem lá quem eles quisessem, nomeadamente quem mais pagasse. 
Nessa mesma peça, inclusive, fala no grande profissionalismo e capacidade dos gestores de imagem e de marketing político atuais em conseguirem alterar a forma como um candidato é visto aos olhos do povo. O fundador da LPM comunication inclusive dá o mote afirmando que existe uma distinção neste tipo de trabalho de marketing: “ Na publicidade dizemos bem de nós próprios. Na comunicação (public Relations) influenciamos os outros para que digam bem de nós”.
E assim tem sido… pago a preço de ouro para manipular a informação para o povo seja enganado constantemente e para que se mantenha na ignorância. Se isto é um novo modelo de negócios, concordo! Mas não será também uma forma um pouco parecida com o antigo “lápis azul” dos regimes fascistas? Não é uma tentativa de ludibriar os cidadãos sobre a capacidade e intenção de um candidato? Poderá ser uma forma educada de manter as pessoas na ignorância? Estas situações lembram-me as máquinas de propaganda Nazi na longínqua década de 30 do sec.  XX.
Resumindo, cá na ilha da Madeira esta situação é frequente no nosso quotidiano. É os pagamentos as empresas do grupo LPM por parte da autarquia funchalense, como já foi revelado, é o controlo de informação, enfim….será que é isto que queremos? Será que foi para isto que o 25 de Abril aconteceu? Para que voltemos a ser “orientados” e “guiados” para nunca questionar as ações de um líder?
Façam um teste e vejam o quanto os matutinos defendem o candidato Socialista, ou façam melhor, tentem ir as redes sociais e façam um comentário contra Cafofo e iram logo confirmar… virá logo o seu exercito de fanáticos em defende-lo e por vezes com ameaças.


Curiosidades importantes





24 comentários:

Anónimo disse...

Chama-lhe antes que te chamem, também é uma boa tática srª JRN...

É com tanta ética como é que conseguiu manter-se num partido mestre naquilo que denuncia?!

Anónimo disse...

Os exemplos são os mais simples, além desses.
Hoje no Diário-Primeira página-notícia de concerto de TOY no Funchal.
Depois de Machico, agora no Funchal e à borla.
O promotor diz que com a colaboração da Câmara do Funchal vão encontrar um local para este concerto.
Mas este PIMBÓLICO-digo eu-é assunto de primeira página?
E à Borla?
Mas quem paga o cachet do músico, alimentação, viagens, palco, som, etc...
Tá tudo feito e ninguém vai preso?

Tenham vergonha e tenham critérios nas noticias.

Anónimo disse...

Um perfil falso a falar de fake news... Esclarecedor.

Anónimo disse...

Muito bem das 09:22.
É que esta gente não se toca mesmo. E partem da premissa que todos que vêm a este espaço ler ou participar, ou são pró Cafofo ou PSD. Não percebem que cidadãos responsáveis, atentos e que pensam pela sua cabeça também estão por aqui. E esses cidadãos estão fartos desta fantochada e vão dar o seu veto independentemente da javardice que tão metodicamente escrevem por aqui.
Acordem!

Anónimo disse...

20.07
Toma oh peão de cabeçura de abobra oca que infelizmente é pago com os meus impostos e os impostos daqueles que estão lendo aquele comentário. A única de bom é que ele é pontual pois tem muito trabalho pela frente tanto aqui como no DN on line onde usa outros falsos nomes mas a retorica é a mesma.

Anónimo disse...

Tem muito tempo disponível?
E o expediente na Sociedade de Desenvolvimento? Ou já está em pre-campanha para a sua chefe?

Anónimo disse...

Ó das 20.07, quero dar-lhe os meus parabéns.
De facto quem tem cabeça para pensar e espírito crítico para comentar, é logo rotulado de apoiante deste ou daquele, pelos acéfalos apoiantes desta ou daquela facção, deste ou daquele partido.
Esquecem-se que o mundo madeirense não se divide em renovadinhos, cafofianos, verdinhos, etc.
Há gente equidistante dos partidos, com pensamento próprio. O que parece ser difícil de reconhecer por alguns que por aqui andam.

Anónimo disse...

Onde é que o Cafofo foi buscar dinheiro para contratar a LPM? Investiguem?

Anónimo disse...

A um ano das eleições:

-fechamos vias principais para se fazer obras e inaugurar antes das eleições
-Inauguramos obras e voltamos a fechar para se inaugurar mais umas vezes
-prometemos dias a mais de férias para funcionários públicos. Mas ficam só para alguns
-assinamos protocolos a torto e a direito só para dar que falar
-vamos caçar votos à Africa do Sul
-vamos à websummit
-prometemos obras de milhões (tuneis, pontes... a do P. Santo para a Madeira já foi anunciada?)
-Lançamos o concurso para o Hospital Novo, mesmo sem ter médicos e pessoal necessário ao seu funcionamento.
-oferecemos cargos de chefias a pessoas indecisas, para ganhar os votos deles...
A um ano das eleições...

Anónimo disse...

"é o controlo de informação, enfim….será que é isto que queremos?" Anos e anos com o Jornal da Madeira a ser o braço armado do PSD na comunicação social e nunca foi problema ...

Anónimo disse...

Que assuntos políticos Jacinta Raquel?Essa é para rir!Chama antes que te chamem, é sequer assunto?

Anónimo disse...

Notícias do paraíso açoriano.
Para 2019, o orçamento regional vai enterrar 36 milhões de euros nas SCUT, mais 36,5 milhões na super falida SATA.
Tudo a bem da maravilhosa gestão e transparência, tão diferente daquela que é criticada na Madeira pelos irmãos das PS'oas cafofianas do arroz de lapas.
E, a CMF vai recorrer a um empréstimo bancário de 17 milhões de euros, coisa normal na gestão de dívida e tesouraria de qualquer entidade, pública ou privada. Mas se fosse o governo, o que não diria por aqui o 500 milhões.

Anónimo disse...

Mais notícias do paraíso açoriano:

- Polícia Judiciária investiga Lotaçor por suspeitas de fraude e peculato (tudo tão diferente do que noutras paragens)
- Desemprego cresce nos Açores, atingindo já os 8,9 %
- Icelandair, só para apresentar uma proposta para aquisição de 49% da SATA, exige a nomeação prévia de um seu administrador pelo período de 6 meses, e elaboração de um plano de negócios que, a não ser aceite, implica de imediato a recusa na apresentação de qualquer proposta. Isto é, não acredita minimamente nos relatórios e contas da SATA e só para apresentação de uma proposta exige um plano de negócios elaborado pela própria Icelandair.
- A ATA (entidade de promoção do turismo dos Açores) tem um passivo de 9 milhões de euros, e só para salários custa 1 milhão por ano.

Tudo normal, transparente e bem gerido, no idílico arquipélago de governação socialista, tão do agrado dos nossos cafofianos das PS'oas do arroz de lapas.
E para quê aumentar o IVA e o gás, se se mete dinheiro do orçamento regional no regabofe, que um dia terá que ser pago pelo contribuinte, todo o contribuinte, seja regional ou nacional.
Já sabemos como acabam estas políticas. Na Madeira sofremos, continuamos a sofrer e, continuaremos a sofrer as consequências deste tipo de governação, que cá, com Cardoso Jardim quase nos levaram à bancarrota.

Anónimo disse...

Gasolina DESCE no Continente Portugues
Gasolina SOBE na Madeira

Será que é para construção de Lar Idosos? Se for até não me importo de pagar 2,00 euros.

Anónimo disse...

A menor comparaçao que podem fazer com os Açores é esta:
Nós por cá tivemos um PAEF, eles nem por isso.

Anónimo disse...

Ó das 22.38, deve ser para o contribuinte meter na SATA !

Anónimo disse...

Mais notícias do paraíso açoriano:

- Governo Regional anula concurso para privatização da SATA.

Já está com medo das exigências da Icelandiar, daí ter que mudar as regras. Tudo muito transparente...!
Quanto não irá custar esta brilhante administração açoriana a todos nós contribuintes ?
Já são centenas de milhões de euros. E é sempre a crescer, sempre a crescer.

Anónimo disse...

A um ano das eleicões e ja começou a mesma receita que levou Cafofo a ganhar as autarquicas. O HOSPITAL

Todos os santos dias o Diario publica tudo para denegrir a imagem dos serviços de Saúde. Mesmo alguma coisa de bom que é incontronavel dizer, tem sempre uma referencia negativa.
O jornalista Elvio Passos que demonstra ser um ZERO em conhecimento da materia, presta-se a assinar entrevistas como se na verdade elas tivessem lugar. Mas dá para ver que a entrevista não existiu. O que Faz é uma serie de perguntas que o medico responde. Mas mesmo assim ainda duvido que as perguntas e respostas sao do proprio medico que depois manda o nuncio jornalista publicar. Aposto que as fotos do médico que acompanham a dita entrevista nem são tiradas no dia, mas fotos de arquivo, porque a entrevista não tem mesmo lugar.
É legitimo perguntar o que pretende o jornalista e quem lhe dá ordens com este lavar na praça publica assuntos da sua anterior gestão e de vir dizer eu é que sou bom e acusar e despromover seus colegas medicos?
Mas quem é este Miguel Ferreira? Será um profissional fora de serie? No diz-se- disse parece que em tempos já teve problemas com a justiça por neglicencia medica.
Como gestor do hospital tambem no diz-se-disse, parece que fazia obras sem concursos e muitas das obras que diz ter começado tiveram que parar e com esses custo de indemnizaçoes que agora vem atirar para o diário.
Mas já deu para perceber qual o papel, sujo papel a que este medico-politico se presta. É um medico contratdo pela saude que em vez de se dedicar ao exercicio da medicina, utiliza o lugar para com base nos conhecimento que tem acesso vir para a praça publica bater na sua entidade patronal.

E temos um jornalista obrigado a publicar tudo o que este senhor quer fazer chegar á rua mesmo que tenha mentiras mas importante é fazer letras gordas no DN.
Nem é por acaso que esse mesmo DN tambem publica que Cafofo está convencido que vai ganharas eleiçoes.

Cafofo e toda a equipa que está por detras sabe e conhece o efeito bolsonaro no Brasil.
Cafofo nao precisa dar entrevistas nem ir a debates, nem ter programa. Só precisa que o DN faça como tem feito e depois agarre por exemplo na promessa de EU VOU LIMPAR A SAUDE E POR TUDO EM DIA PELAS PESSOAS
Não vai fazer isso depois mas tambem não interessa porque importa apenas ganhar as eleiços.
Bom trabalho para os jornalistas e medicos politicos. Não se esqueçam depois de ir cobrar um lugar ao Cafofo como fez o medico Roy a Bolsonaro ao ir a sua casa oferecer-se para ministro da saudo ou entao para embaixador .

Anónimo disse...

22.38
E desceu logo TRES CENTIMOS E MEIO.
Mas aqui na Madeira não se esqueça que para o ano temos eleições em duplicado e é necessário pagar os jantares para a carneirada que também serão em duplicado e embora aquele senhor da encumeada venda a crédito é preciso pagar pois aquilo é uma empresa privada e não a horários do funchal. Também não esquecer a vinda de cantores cubanos pimba para entreter e adormecer a malta.

11.42
O Dr Miguel Ferreira a dormir sabe mais do que todos os outros acordados e não tentem fazer pressão ao Diário de Noticias e aos seus jornalistas para não publicarem os restantes extratos da longa entrevista que virão nos próximos capítulos.
O Dr Miguel Ferreira não é uma caga de saco pois demonstrou por a + b como se governa a saúde ,foi o de tomates o único que o teve nos lugares certos o problema dele foi querer uma lavandaria hospitalar e cortar com o despesismo que é a lavandaria particular do grupo Pestana e com isso lá se iam os negócios das rosas e avinda do milhão.
Quanto a Cafofo também foi um malandrecas pois ao destapar a Rua do Bom Jesus deixou a nu para todos poderem ver e observar que as obras do centro de saúde há mais de 4 anos estão paradas.
Afinal PSD e ALBUQUERQUE NÃO CUMPREM.

Anónimo disse...

Ó das 07.54, eles não tiveram um PAEF, mas para lá caminham.
Só com a SATA são centenas de milhões.

Anónimo disse...

Ó das 11:42 mas achas que o povo madeirense gira à volta dos que leem o DN. Mas que ideia absurda!
ACORDA às pessoas tiveram ANOS a levar e PAGAR o JM e não foi por isso que deram chuto no Alberto.
Elas sentiram na pele os efeitos de um governo de corrupção que procurava o lucro em detrimento de dar melhores condičoes a quem lhes deu o voto.
Acha que preciso de ir atrás de uma primeira página do DN que fale do hospital? NÃO . Eu assisto diariamente a relatos verídicos das condições precárias , sem material e sem profissionais em número suficiente. Eu perdi familiares com infeções hospitalares naquele vergonhoso covil dos marmeleiros.
Isso é que fez em mim o desejo de mandar o jardim e a sua equipa para o c* e o mesmo vou fazer com este flop do Albuquerque .
Independentemente de cafofismos ou albuquerquismos.

Anónimo disse...

A política tem destas coisas...
Para o comentador das 11:42, antes de 2015 o Miguel Ferreira deveria ser um gestor fora de série, representante do "povo superior". Se Jardim o nomeou, então era o melhor e as críticas da altura eram de ressabiamento e comunas.
Agora, o "médico-politico" faz críticas, já não o conhece.
O mesmo vai acontecer com os críticos de então, que agora vão louvar a frontalidade demonstrada naquela entrevista.
Pela minha parte, concordo com muitas das críticas de Miguel Ferreira, mas não esqueço a arrogância e perseguições a muito profissionais da saúde

Anónimo disse...

Quando as entrevistas de Miguel Ferreira já cansar podem dar palco ao grande medico Rafael que veio dizer mal dos colegas.
Depois sempre se arranjará outro que queira vir bater no ceguinho

Anónimo disse...

Pegando numa pergunta do articulista, sobre onde param os bons jornalista, parece-me fácil de responder.
Na imprensa escrita, com a reforma do Luís Calisto, a morte do Tolentino Nobrega e a da Lilia Mata, o afastamento do Rui Fino, os bons jornalistas deixaram de existir.
Foram substituídos por gente subserviente, a este ou aquele grupo, gente facciosa e sem sentido crítico, e que, na grande maioria dos casos padecem de um mal que é letal, no exercício de tão nobre profissão. NÃO SABEM ESCREVER PORTUGUÊS.