Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de novembro de 2018


"Madeirenses deviam pagar
muito menos pelos combustíveis"

O líder do CDS-PP Madeira garante que os combustíveis na Madeira têm de baixar de preço e não se deixa iludir pelo discurso do PSD e do governo regional. Rui Barreto afiança que há margem para descer 9 cêntimos/litro na gasolina e 11 cêntimos no gasóleo. "Desde o Plano de Ajustamento, em 2012, a Madeira aplicou aos madeirenses uma taxa adicional de 15% sobre o preço dos combustíveis", começa por explicar. "Desde então, os madeirenses pagam mais pelos combustíveis do que deviam pagar. Acontece que o preço do petróleo tem vindo a baixar nos mercados internacionais e isso não se tem reflectido no preço dos combustíveis."


O governo regional e o PSD insistem em que o preço dos combustíveis na Madeira é mais barato, mas Rui Barreto entende que o executivo não quer é abdicar de uma parte da receita fiscal gerada pelos combustíveis e revela contas diferentes. "A gasolina e o gasóleo só estão mais baixos atendendo exclusivamente ao facto de o governo regional não ter introduzido a contribuição para o setor rodoviário, caso contrário o preço seria superior", afirma, argumentando que o governo faz passar de propósito a ideia de que os combustíveis são mais baratos para não perder receita, mas o que Miguel Albuquerque não diz é que "os preços na Madeira não devem ser tão altos".  

Mesmo sem contar com o diferencial fiscal de 30% no IRS, IVA e IRC que o governo regional teima em não aplicar, a gasolina na Região deveria custar menos 9 cêntimos/litro e o gasóleo 11 cêntimos.  

No encontro com os jornalistas, numa estação de serviço na Estrada da Liberdade, Rui Barreto chegou, abasteceu a viatura e foi pagar. Com o propósito de exibir a factura. "Acabei de abastecer 50 litros de gasóleo e se o preço fosse 11 cêntimos mais baixo, eu teria poupado 5,5 euros", disse. "Portanto, se uma família fizer dois abastecimentos por mês poupa 11 euros, o que dá 132 euros por ano", explicou, para concluir: "Se a Madeira não aplica a contribuição para o sector rodoviário, então não faz sentido que o preço dos combustíveis seja tão alto."

Só nas últimas cinco semanas o preço do petróleo caiu a pique, cerca de 26 por cento, descendo dos 76,9 dólares/barril para os 56,13. Curiosamente, neste mesmo lapso de tempo, o preço dos combustíveis na Região tem vindo sempre a subir. Motivo para o líder do CDS garantir que não deixará este tema cair no esquecimento.
CDS-PP

1 comentário:

Anónimo disse...

«O vilão que nunca se viu, nunca acaba de se ver»

Este barrete de orelhas é um bluff exibicionista, faz notícia sobre o preço dos combustíveis dos madeirenses, com seu carrão novo, mas que grande lata/bidão…
Assim será em 2019 o voto no CDS #Dizem NÂO.