Powered By Blogger

domingo, 4 de novembro de 2018



COISAS DO ARCO DA VELHA







Gil Canha


Há dias, no parlamento, durante a discussão sobre o Novo Hospital, falei do problema dos nossos idosos, que na minha opinião, é de mais urgente resolução que propriamente a construção do Novo Hospital no poio de Bananeiras, em Santa Rita.
E com ironia, perguntei ao sr. Presidente do Governo se não seria possível adaptar tecnicamente os túneis da nova via-expresso Fajã da Ovelha/Ponta de Pargo para receberem os nossos idosos lá dentro, como fizeram os londrinos, quando se refugiaram nos tuneis do metro para se abrigarem dos bombardeamentos alemãs.
Isto é, utilizei uma linguagem metafórica, carregada de sarcasmo, para denunciar e criticar as prioridades e opções do G.R., que em vez de construir lares para a terceira idade estão a investir milhões de euros em obras que muito bem podiam aguardar por melhores tempos.
E sabem a melhor?! Então não é que certos srs. Deputados levaram a coisa à letra… e acreditaram piamente que eu queria abrigar idosos dentro de furados! Isto não é lindo?! E o mais hilariante, é que escutei hoje um programa de rádio, e um ouvi um comentador zangadíssimo, a dizer que o deputado Canha queria internar velhinhos dentro de túneis.
Mas, meus senhores! Que culpa tenho eu que existam por aí cabeçorras cheias de farelo e linhaça que não têm o discernimento suficiente para abalizarem quando é que uma pessoa está a utilizar uma linguagem figurativa? Quando alguém diz, por exemplo, “histórias do arco-da-velha”, está a querer dizer que anda mesmo uma velha encavalitada em cima dum arco-de-pipa; ou quando os ingleses usam a expressão “raining cats and dogs” em alturas de chuva copiosa, para essas cabeças de camarão quer dizer que estão a cair cães e gatos do céu?
Puxa! Nem o meu gato Bonifácio aceita isto!?
Já começo a acreditar num meu amigo, que diz que a Madeira é visitada frequentemente por extraterrestres, que secretamente roubam os cérebros de certas pessoas, que depois andam por aí a deambular com as cremalheiras vazias… (Mas porra! Não são cremalheiras de automóveis! São crânios vazios e ocos! Entenderam?!)

34 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com o senhor Gil Canha, é preciso prestar mais atenção à população mais velha, que não pára de crescer.Ainda falta muita coisa.Um planeamento bem feito, pensando no presente e no amanhã.

Anónimo disse...

Oh Canha, então o teu bonifácio não te alertou que o Túnel, dá umas patacas aos PPDs e ao vilão?
Então o Vice não tem de fazer o seu trabalhinho?
O mamarracho não tem de ser acabado...
Achas que alguém anda a pregar para a santa casa misericórdia?
Os Velhinhos que vão morrendo para o governo não lhes pagar pensões e remédios e o túnel sempre rende alguma coisa aos vivos

Anónimo disse...

Linguagem figurativa, ironia, parábolas, só se devem usar com um pré aviso pois grande parte das pessoas não chega lá...

SIA disse...

Pois é assim mesmo. É preciso muito cuidado com o que se diz porque as pessoas nem pensam e as fakes news ja elegem presidentes.
hoje no diario vem uma fake news "camara de paga 18 milhoes do PAEL". As pessoas leem o titulo e mais nada, pelo que perguntem ás pessoas se a Camara de cafofo e Miguel Silva nao pagou?
Até está segundo a noticia que a camara estava obrigada a despedir funcionarios e agora até os vai admitir.
Que lindo, lindo lindo. Acompanhe-se com uma foto de sorrisos e pronto.
Mas o problema afinal é que pagou com outro emprestimo. Ou seja a divida mantem-se
Mas qual o problema tambem nem será a camara de cafoto que vai pagar esse emprestimo por 30 anos.
E o jornalista do DN presta-se a este espetaculo.
Bem tambem não foi ele que escrever mas o staff de Cafofo. O jornalista só serviu de nuncio.

Anónimo disse...

O túnel da Ponta do Pargo vai custar mais de 70 milhões de euros, ou seja, quase 1/3 do novo hospital e isto só para dar dinheiro ao AFA. Também de referir que as parcerias público privadas que sugam muitos milhões de euros do Orçamento Regional, ou seja, do nosso dinheiro também é para alimentar o grupo AFA. Basta ir ao site da Internet da ViaLitoral e da ViaExpresso e ver os acionistas destas empresas e como poderão constatar, o Grupo AFA é acionista destas duas empresas. O PSD está sempre alimentar o AFA, sabe-se lá em troca de quê...

Anónimo disse...

A Madeira vive uma crise intelectual nunca vista. A burrice está em cada esquina. Principalmente nos Cafôfos

Anónimo disse...

Sr. deputado substitua "alemãs" por "alemães" sff.

Anónimo disse...

De facto és o unico ser dotato de intelegencia nesta Ilha.
É pena que os extras terrestres ainda não tivessem visto isso, para tristeza de muitos.
Vai dar mas é banho ao gato, e cala-te parvalhão.

Anónimo disse...

Melhor comentário. Obrigado. Tirou.me as palavras da boca.
Qual o partido que vai servir de barriga de aluguer para este deputado permanecer como deputado nas próximas Eleições Legislativas Regionais?
Quem Sabe?

Anónimo disse...

Quer um conselho de uma pessoa que estima muito o seu combate político contra esta "máfia no bom sentido"? Siga o provérbio popular que diz o seguinte: "lavar a cabeça a burros é perder tempo, água e sabão", e tal como os porcos, os burros são capazes de ficarem chateados com essa persistência! Por isso drº Gil Canha não tente ensinar nada a burros e porcos, porque eles ficam muito chateados!

Anónimo disse...

Li no DN que o sr. Canha vai numa coligação mas não quer lugar elegível.É uma pena porque dava porrada nos corruptos.

Anónimo disse...

Me digam - neste mandato do Albuquerque que está a terminar foi construído algum Lar para Idosos?...............
Por esta e por outras é que levarás tanto de mim como de família e muitos outros um grande cartão vermelho.

Anónimo disse...

Os oportunistas já tremem só de pensar na possibilidade de reeleição do deputado Gil Canha, pois é uma voz incomoda que não se coíbe de denunciar o que está mal e de chamar os bois pelos nomes...

Anónimo disse...

Ja o desespero mora nos renovadinho, o que lhes faz debitar tontices em catadupa

Anónimo disse...

Lembra quando o Coelho propôs construir uma estátua do AJJ com 50m de altura. Houve cabecinhas que até fizeram um reset.



Anónimo disse...

E acha que o Canha está preocupado se vai ser ou não deputado na próxima legislatura ?
Não me parece.

Anónimo disse...

Este teria grande impacto na Venezuela no momento como ponta-de-lança do Maduro. Mas....como de lá fugiu a "sete pés"......!!!!!!

Anónimo disse...

A sete pés não a oito...foge da corrupção e encontra aqui pior...

Anónimo disse...

O Gil Canha fugiu da Venezuela ? Quando é que foi isso ?
É que eu fui colega dele na instrução primária e ele vivia aqui.

Anónimo disse...

Cada broquilha cafofiano aqui a meter o bedelho que até tresanda!

Anónimo disse...

Acho mais qie, devido ao destinatário desta intervenção do Canhão, os boquilhas são os desesperados renovadinho, como você.

Anónimo disse...

Só a ler já dá vontade de rir... o amigo Canha é terrivel quando pega no pincel - na caneta claro.

Anónimo disse...

O das 13.57
Ele aqui está na maior, senão estaria há muito tempo no Brasil.

Anónimo disse...

Entre Renovadinhos e Cafofianos, venha o Diabo e escolha...

Anónimo disse...

Não ensines um porco a tomar banho, porque ele vai continuar a ser porco e fica muito chateado com esses processos de higienização!

Anónimo disse...

Ora nem mais..., só que os segundos vêm com muita mais fome !
Faz-me lembrar quando estive a trabalhar em Luanda em plena guerra civil entre MPLA e UNITA, perguntava a locais porque não queriam o movimento de Savimbi. E a resposta nada tinha de ideológica. Simplesmente respondiam que os que estavam, MPLA, já tinham roubado tudo. Se chegassem outros, UNITA, cheios de fome, iriam querer também a sua parte, e como já havia pouco, o povo é que teria de pagar tudo outra vez.

Anónimo disse...

coisas do arco da velha é um tipo ir ao Basegov e ver contratos para estudos sobre o carvalho do Monte.

Parece que ja depois da acusaçao do ministerio publico a Camara de cafofo ainda anda a gastar dezenas de milhares de euros em estudos?

Para què?

É legal esta despesa para estudos quando o ministerio Publico ja fez isso?
Será que a Camara está a pagar estudos para depois ser usado na defesa pessoal dos arguidos?

Seria de investigar nem que fosse para repor esse dinheiro nos cofres da Camara

Anónimo disse...

17.44
Ideia de preto que agora é dita por branco peão e bombo da corte que ve o tapete a fugir mas que infelizmente está a ser pago com os nossos impostos para vir aqui alocar burrices.

Anónimo disse...

Alguma coisa há com o Gil, sempre que ele escreve neste magnifico blogue parece que o diabo toma conta das pessoas. Geralmente atira-se pedras a arvores que tem frutos.

Anónimo disse...

O anónimo das 15.30 horas tem "olho clínico". Acertou em cheio no ADN do venezuelano.

Anónimo disse...

O Palhaço das 15.30 veio falar dos venezuelanos. Seu palhaço quando não tinhas o dinheiro da união europeia vivias de quê. seu palhaço? Não era das remessas dos emigrantes. seu PALHAÇO!

Anónimo disse...

17:53

Deve ser isso, estava uma ilha de papo para o ar à espera das remessas de bolivares e rands dos emigrantes para sobreviver...ou das rodadas de espetada e vinho nos arraiais
A ignorância é atrevida.

Anónimo disse...

Ignorante e atrevido es tu . O pouco dinheiro que entrava em Portugal era dos desgraçados que vergava oserrote em França, venezVene África e brasil. As remessas dos emigrantes matavam a fome e aguentavam o povo com a casinha, o arranjo da casinha, ajuda a familiares e a roupa que vinha em sacas e o envelope com as patacas . Ignorante xauvinista

Anónimo disse...

Ó das 19.12 deve ter dado a louca.
Aqueles que fugiram e abandonaram o barco e que exploravam os zulus e os maracays para não falar noutros que regressaram a Ilha mas que não poderiam voltar aos seus acampamentos (porque seria) que vinham com banheiras de rent-a-car e que já não sabiam o que era a enxada.