Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Figura histórica


MORREU ENG.º ORNELAS CAMACHO




Ornelas Camacho figura na História recente da Madeira como primeiro presidente do governo regional, tendo exercido entre 1976 e 1978, altura em que foi substituído por Alberto João Jardim.
Depois de abandonar o cargo, o Eng.º Ornelas ficou no executivo, como secretário regional do Equipamento Social. Mais tarde, continuaria em funções oficiais, na área do saneamento básico. 
Apesar do papel relevante que desempenhou na Madeira do pós-25 de Abril, enveredou por uma postura discreta no resto da sua carreira, profissional e política. O que, aliás, lhe permitiu conservar o respeito que a Sociedade lhe dedicou durante toda a sua vida.
O Eng.º Ornelas Camacho morreu com 95 anos de idade. As nossas condolências à família.

2 comentários:

Anónimo disse...

Morreu um Senhor.
Trabalhei com o Sr. Eng. Ornelas Camacho. Com Ele muito aprendi da nossa profissão de engenheiros.
Morreu o meu Chefe, o meu Mestre, e meu Amigo.
Era um Homem bom, como já não existem
Até sempre Sr. Engenheiro.

Anónimo disse...

Recordo-me do Eng. Ornelas Camacho, do Eng. Gonçalo Câmara e do Eng. Pinto Elyseu, no tempo em que eu como jovem topógrafo com eles calcorreei as serras da Madeira para a elaboração das inúmeras levadas para os aproveitamentos hidráulicos. Todos sob a chefia do Eng. Amaro da Costa (pai).
Eram uns Senhores. De elevada educação, extremamente competentes como engenheiros, eram grandes profissionais na mais lata acepção da palavra.
Saíamos do Funchal à 2a-feira de madrugada, e regressávamos na 6a à tarde. Tratavam com o pessoal como tratavam com qualquer seu semelhante. Eram pessoas de um craveira à parte. Que saudades de pessoas da sua estirpe.
O Sr. Eng. Camacho esteve ainda ligado a grandes obras de engenharia na Madeira, como diretor de obra por exemplo dos aeroportos do Porto Santo e da Madeira.
Era realmente uma pessoa dum nivel superior. É daquelas pessoas que fazem falta.
Os meus sentimentos à sua família