Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de agosto de 2017


PRAIA DO PORTO SANTO 
FLORIDA EM AGOSTO


Em pleno mês de Agosto nalgumas áreas da extensa praia do Porto Santo, mas especialmente no segmento entre o velho cais e o porto de abrigo, a corriola-da-praia (Calystegia soldanella) estende-se ao sol e expõe as suas vistosas flores cor de rosa.
Esta herbácea vivaz da família das Convolvuláceas, a mesma que integra a planta que produz a batata doce, no Inverno perde a parte aérea e o rizoma subterrâneo fica dormente até à Primavera.

Não se sabe exatamente quando esta espécie indígena do litoral sul e oeste da Europa chegou ao Porto Santo. Em 1914, Carlos Azevedo de Menezes na sua "Flora do Archipelago da Madeira" já a referenciava na duna litoral, afirmando que a floração ocorria em Maio e Junho.
Na "Flora of Madeira" (London, 1994), Press e Short referem que o período de floração começa em Abril e termina em Junho.
Anteontem (05.08.17), Gil Caboz fotografou as corriolas-da-praia viçosas e com imensas flores, enquanto registos fotográficos de Abril passado mostravam as plantas pouco desenvolvidas e sem flores.
Independentemente das dúvidas que subsistem sobre o período de floração desta espécie que muito aprecia a areia da praia do Porto Santo, desfrutemos da sua generosa beleza.



07.08.2017
Texto: Raimundo Quintal
Fotografias: Gil Caboz

1 comentário:

Anónimo disse...

E quando é que os Lanchas começam a pagar uma ecotaxa ao chegarem a Ilha para preservação da mesma?