Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Autárquicas/Santa Cruz


Roquelino aposta na recuperação 
de antigas veredas 
e na criação de um Parque Natural


A candidatura do PSD/Santa Cruz aposta na requalificação e posterior reabertura de vários percursos pedonais agora abandonados e muitos deles completamente intransitáveis. Um deles, anunciou hoje Roquelino Ornelas, será a vereda do Portinho, que aravessa a ribeira do Caniço, ligando as duas margens.

O candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz entende que a recuperação dos percursos pedonais poderá ser útil não só para estimular a agricultura como para promover o turismo e ainda o contacto com a Natureza.

É que, enfatizou, grande parte destes caminhos, como é o caso da Vereda do Portinho, atravessam núcleos muito significativos de barbuzano, marmulano e zambujal.

Roquelino Ornelas diz que se for eleito a vereda do Portinho e outras semelhantes serão reabertas. No caso da localizada na zona baixa do Caniço, a mesma era, até não há muitos anos, usada por alguns criadores com fazendas na zona da Atalaia, mas está intransitável, levando ao abandono da exploração agrícola.

“A sua reabertura irá contribuir para melhorar a oferta turística da freguesia e de todo o concelho e oferecer, ainda, um percurso de lazer para os munícipes», anuncia.
O candidato lembra que desde o início vem colocando a tónica na necessidade de “harmonizar e potencializar as duas componentes que caraterizam o concelho (o mundo rural e natural e as novas centralidades urbanas)”, defendendo que esta requalificação dos percursos pedonais contribuirá para essa simbiose.

“Todo o concelho de Santa Cruz tem condições para oferecer vários percursos pedonais e esta candidatura pretende tornar isso numa realidade, para uso e fruição de residentes e visitantes, deste concelho e de toda a Região”, preconizou.

Neste sentido, garantiu que tudo será feito para que todos esses percursos “tenham as condições para serem recomendados e referenciados como tal nos roteiros da especialidade e disponibilizados inclusive pela internet”. E complementou: “Não tenho dúvidas que se trata de uma importante mais-valia para todos”.

Roquelino Ornelas afirmou ainda ter conhecimento da existência de um levantamento técnico que considera todo o vale da ribeira do Caniço “com potencial para ser considerado parque natural, que permitisse proporcionar o conhecimento sobre importantes núcleos de floresta endémica”.
Texto e foto: PSD.

4 comentários:

Anónimo disse...

Os percursos foram fechados pelo funcionário das Finanças que, por acaso, foi vereador da Câmara de Sana Cruz. Lembram-se?

Anónimo disse...

Oi Rokelino essa cabeça não está pensadora, terá de ler os dossieres.

Anónimo disse...

Boa iniciativa! Recuperar os caminhos utilizados pelos populares e turistas que foram abandonados pelo filipinho

Anónimo disse...

E uma Ciclovia para Sta Cruz também não haverá, temos os mesmos direitos do que os outros ou não?