Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de setembro de 2017


O FUNCHAL NECESSITA 
DUM TERMINAL DE AUTOCARROS

Raimundo Quintal
Sou utilizador frequente dos autocarros das carreiras urbanas e interurbanas, e falo habitualmente com residentes e turistas que também usam os transportes coletivos para se deslocarem na ilha.
Hoje não quero falar da qualidade dos veículos e dos horários das carreiras.
Hoje escrevo esta nota com o objetivo de alertar para a grave falta dum terminal de autocarros no Funchal, dum edifício, que centralize as partidas e as chegadas..., onde todos os utentes, residentes ou forasteiros, tenham informação sobre os horários e possam adquirir comodamente os bilhetes.

O Funchal necessita urgentemente duma central de autocarros, que ponha fim à anarquia reinante.
Um turista que pretenda viajar para o Ribeiro Frio tem de deslocar-se para o Almirante Reis e ficar pacientemente em fila à espera de adquirir o bilhete ao motorista. Se quer visitar a Ponta de São Lourenço, na extremidade leste da ilha, terá de apanhar o autocarro no edifício 2000, na parte ocidental da cidade. Se no dia seguinte deseja visitar o Porto Moniz, no noroeste da Madeira, então deverá dirigir-se ao autossilo da Ribeira de João Gomes, no sector oriental da cidade.
Mas se o turista desejar visitar os três jardins mais emblemáticos do Funchal, a confusão não é menor. Os autocarros dos Horários do Funchal para o Palheiro Ferreiro, para o Jardim Botânico e para o Monte partem de locais diferentes.
Defendo há muitos anos, que, à semelhança do que acontece na maioria das urbes com a dimensão do Funchal, a nossa cidade tem de possuir um terminal de autocarros, que centralize as operações dos transportes urbanos e interurbanos, condição fundamental para a melhoria da mobilidade dos seus residentes e de milhares de turistas.
Defendi que essa central deveria localizar-se no edifício da Praça do Mar (hoje rebatizada de CR7), mas outros interesses se levantaram.
Perdida essa batalha, mas ciente que essa infraestrutura é tão importante para o Funchal como o pão para a boca, aqui estou a sugerir o edifício da antiga fábrica de cervejas à beira da estrada à cota 40, que há muitos anos polui uma área nobre da cidade.
A Câmara do Funchal e o Governo da Madeira têm sido muito generosos para o seu proprietário. É chegada a hora do empresário ser generoso para com a cidade e a ilha...
Funchal, 14.09.2017

19 comentários:

Anónimo disse...

Apoiado.
Faz falta uma infraestrutura do género, e o local proposto é o ideal.

Anónimo disse...

Apoiado.
A infraestrutura faz falta e o local é bom. O outro era melhor, mas lá foi.

Anónimo disse...

Esta ideia do Professor Raimundo é bem intencionada mas indesejável. O Professor Raimundo já pensou os consumos que os turistas fazem enquanto palmilham a cidade à procura do autocarro que os vai levar a esse tal jardim ou zona rural?

Anónimo disse...

Excelente ideia,e em conformidade com uma cidade e ilha que se quer cosmopolita!

Anónimo disse...

Estando eu a trabalhar diariamente na área turística já lá vai algumas décadas e sempre a fazer o percurso inverso da Candidata Rubina, pois resido no Fx e trabalho no Caniço assim como desempenhando um cargo médio/alto no Grupo Hoteleiro onde me encontro, sei e constato no dia a dia a aflição dos turistas quando querem regressar a sua unidade hoteleira.
Rara é a semana que não chegam cá a criticar e insatisfeitos por terem utilizado um serviço de táxi muito mais oneroso, porque infelizmente não conseguiram encontrar a paragem dos autocarros para o Kanico como eles dizem.
Isto é uma prioridade para ONTEM.

Até julgo e dou uma sugestão que talvez o local mais indicado seria onde hoje estão as Oficinas da Rodoeste que facilmente se deslocariam para a sua área de conforto ou seja Qta Grande/Campanário.
Ali existe muito espaço, assim como o Governo ao adquirir este muito bem poderia acrescentar outro conjuntamente na parte sul que outrora foram umas oficinas mecânicas e que hoje estão ao abandono.
Seria ouro sobre azul, pois toda aquela zona do Campo da Barca está degradada, assim como resolveria o problema dos taludes.
Esta zona não incomodava nada o transito ao contrário da R Alferes Veiga Pestana, pois os Autocarros seguiam diretamente para a Via Rápida nem sequer entrando na Baixa do Funchal, isto é aquilo que se verifica nas cidades mais desenvolvidas no País e no Estrangeiro.
Entretanto era só mais um prolongamento para os Horários do Funchal desde a Marginal até a rotunda dos Bombeiros afim de muitas carreiras facilitarem o acesso dos passageiros a referida Central.

É caro, custa algum dinheiro, mas era uma coisa funcional e que se deixava para as gerações vindouras, resolvia-se o problema do transito, dos residentes e turistas.
Era uma questão de poupança, quando se ve dinheiro espatifado em vários acontecimentos como nos Barquinhos Voadores que já vai em um Milhão e para o ano será gasto mais meio sem quase ou nenhuma expressão turística e sem benefícios para a Região.

Anónimo disse...

Já cá faltava o central de camionagem.
Quanto à fábrica Leão, não tem dimensão para o que o Prof. Raimundo propõe, e o local é péssimo em termos de esccoamento de trânsito e acessibilidades.
A garagem da Rdoeste até tem dimensão, mas fica fora de mão.
Uma infraestrutura deste tipo tem que ser central.

Anónimo disse...

Concordo com o comentário das 11,12h e suas ideias básicas.

Infelizmente não faltam comentários cretinos de pessoas que estão totalmente foram do contexto diário e do profissionalismo como o das 11,46 que vem para cá o denegrir.

Este Governo e especialmente este Secretário da Economia e do Turismo é um autentico Flop, só conversa Bla, Bla... de encher chouriços e não fez nada de jeito desde quando lá está.
É ver aquilo que fez com a mobilidade para a entrada e saída da Região, tudo o que faz é só borradas.

Anónimo disse...

O central de camionagem voltou às 12.33 para elogiar o seu próprio comentário feito às 11.12, achando-se denegrido por eu entender que o local proposto pelo Prof. Raimundo tem vários contras, assim como o local proposto pelo próprio, ao que parece desempenhado um cargo médio/alto (?) num grupo hoteleiro.
Uma virgem ofendida.

Anónimo disse...

Mas este governo tem algum Plano de Transportes Regionais?
Aquilo na Avenida do Mar é um tu cá, tu lá das Empresas de Transportes Interurbanos, parece Marraquexe, uma imagem do governo que temos.

Anónimo disse...

Façam na Praça do Povo junto ao Cais 8

Anónimo disse...

Sr Raimundo para quando mais um texto a explicar aos mais tontos que as teorias do Cafofo e do Barreto de encher as serras de cabras só fara mal ao Funchal

Anónimo disse...

Já agora o Prof. Raimundo deveria explicar-nos as razões da queda da árvore no Monte.

Anónimo disse...

Prof. Raimundo vá ao Paul da Serra ver o monstro. O que irá acontecer às nascentes a jusante do Paul? Este aterro irá destruir as captações de água.

Anónimo disse...

Estes nativos dos renovadinhos sabem lá o que é uma Central de Camionagem e qual a sua função? Estão para uma Central como os Indios estão para um carro.

Anónimo disse...

Prof Raimundo Quintal juntamente com Prof Cafofo, era uma dupla imparável, maioria absoluta logo garantida.

Anónimo disse...

Cruzes canhoto !

Anónimo disse...

Primeiro o Prof Raimundo tem de explicar a este Desgoverno e a sua escumalha para que serve uma Central de Camionagem, suas funções e o que é? Pois eles ainda pensam que é uma garagem para parar camionetas.
Segundo, nota-se por estes comentários que mal alguém como o Professor e outros ligados ao Turismo e a área dos Transportes emitem opiniões, logo os profissionais do dedo e do enxovalhamento que facilmente sabemos ao serviço de quem se encontram... e agora estão destacados para este blogger atacam de imediato, isto parece uma autentica Pide Alaranja Regional e por aqui ainda cá vamos.

Anónimo disse...

Autocarros? Eles andam é de carro preto com motorista particular até para os próprios comícios do PSD e com a policia atrás em carro descaraterizado.
Teem medo da população? Quem não deve, não teme!
Alberto João ao fim de semana conduzia o seu Toyota sozinho pela baixa do Funchal.

Anónimo disse...

Eu também guio o meu carro sozinho. Sete dias por semana.