Powered By Blogger

sábado, 30 de outubro de 2021


O GRANDE EMBUSTE




Este foi o projecto do Novo Hospital, planeado para o quarteirão da PREBEL/Nazaré e que foi deitado no caixote-do-lixo, e substituído pela aberração dos poios de bananeiras em Santa Rita. 



GIL CANHA


Esta semana um amigo meu foi à nova loja ´Leroy Merlin´, na Nazaré, e ficou admirado com o tamanho descomunal do terreno onde está implantado este novo estabelecimento comercial, “porque eu pensava” dizia ele, “que isto era muito mais pequeno, agora já percebo porque defendias a construção do novo hospital aqui”, afirmou. Então, eu disse-lhe que a construção do novo hospital em Santa Rita é o maior embuste do governo albuquerquista, e foi engendrado aloucadamente para satisfazer o poderosíssimo loby do betão, fartar meia dúzia de iluminados, e ludibriar o povo superior.

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

 

Cafofo com 4 anos de boa vida em S. Bento


Os últimos acontecimentos no interior do PS-M são tão descarados que toda a gente já prevê o final do filme.

Digam o que disserem, confirma-se que o presidente do partido, em part-time, será cabeça-de-lista nas eleições nacionais antecipadas decorrentes da crise na Geringonça.

 

ACABARAM AS 'TOSQUIAS' MUNICIPAIS? 


DONATO VARES MACEDO

Há uns anos atrás, a CMF da mini-era da apoteótica, derrotada, e desistente estrela-cadente socialista, resgatou um "cabreiro" que estava pendurado num fumeiro do GR, ou, como se diz comumente "na empoeirada prateleira", dadas as suas "especiais" competências em encher chouriços holísticos, e grelhar frangos biológicos oriundos da gigantesca constelação de "Βοώτης" Böotes (Pastor) visível nos céus do norte. Nos quase três anos que lá esteve, conseguiu a rara proeza de cair no ridículo generalizado do universo municipal, que ainda hoje constitui uma risível referência no anedotário local. Ou seja, o pastor acabou tosquiadinho com barrete-de-orelhas e lá regressou à sua "constelação", com mundos feitos de prados verdes, gado, minhocas e Édens mais prazerosos dos que de Adão e Eva...

 

ESTÓRIAS 


JUVENAL XAVIER                                                                                  





A GUERRA DO FUTEBOL 

 

 

A curta viagem para o México custou uma guerra às Honduras e a El Salvador. Em 1969, a paixão latina pelo futebol trocou a bola pelas balas, quando a seleção salvadorenha (a pera doce) derrotou os vizinhos hondurenhos, por 3-2, num jogo de desempate para a qualificação do Mundial de 1970. Na final, Brasil 4 Itália 1, no Estádio Asteca, perante 107.000 espetadores. “Tri” para o escrete canarinho de Pelé, Tostão e Rivellino, no auge da ditadura militar (1964/1985) que derrubou João Goulart (Jango), democraticamente eleito. 

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

 

"ZONA DESMILITARIZADA?





DONATO VARES MACEDO

Quando há quase duas décadas trabalhei na PJ do Funchal numa comissão de serviço nas antigas instalações do Palácio da Justiça do Funchal, (edifício disponibilizado entretanto pelo ex-executivo da CMF como penhora pelos calotes da autarquia), tínhamos um colega de segurança à entrada, em que todos passavam também por um daqueles portais de segurança eletrónicos, como existem nos aeroportos. Naturalmente enquanto instituição de segurança, é natural este procedimento, dada a natureza da sua especial função.

 

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

 



DONATO VARES MACEDO



Lembram-se da frase de Obama quando capturou Bin-Laden? «WE GOT HIM!»
Não era propriamente um resgate, como o caso que vou explicar...Mas a frenética emoção é a mesma.
Os tempos de transição são prodigiosos. Não raras vezes ultrapassam a nossa imaginação mais fantasiosa.
Ora, todos sabemos que só duas mãos lavam a face. Mas não basta ter duas mãos. Eles têm que ser ativas, funcionais e executarem movimentos coordenados, para que a face fique sanitariamente irrepreensível e asseadinha. Se possível com as maçãs do rosto agradáveis ao aveludado toque e rosadinhas, como as de um cândido menino-de-côro de batina, com faixa e roquete, dotado daquela voz angelical que inocenta os céus da humana perfídia...

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

 



 

VANDALISMO DE FIM-DE-SEMANA


Gil Canha



Tenho a confessar que não sou um aficionado do futebol profissional, mas tenho de reconhecer que tem uma importância socioeconómica relevante como também não é de todo necessário ler a obra de Hannah Arendt ´Sobre a Violência´, para se perceber que esta atividade desportiva ajuda a libertar as tensões acumuladas, principalmente entre os mais jovens. Mas esta minha intromissão num mundo onde sou completamente alheio nasceu a propósito das eleições em curso para uma nova direção do Club Sport Marítimo, e que me fez recordar um lamentável e repugnante episódio protagonizado pelo atual Presidente do Clube, o sr. Carlos Pereira.

terça-feira, 19 de outubro de 2021

 

IASAUDE


Carta aberta ao Presidente da Assembleia Legislativa

da Região Autónoma da Madeira

 

Durante cerca de 30 anos os utentes do SRS Madeira-Serviço Regional de Saúde da Madeira beneficiaram da comparticipação ou reembolso de despesas de saúde com consultas médicas, meios complementares de diagnóstico e terapêutica e outros atos médicos legalmente previstos.

A Convenção estabelecida entre a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais e o Conselho Médico da Região Autónoma da Madeira da Ordem dos Médicos, em 29 de Janeiro de 2004, refere como um dos seus princípios fundamentais: “Ao utente, será assegurada, no contexto de complementaridade dos Serviços Públicos, a livre escolha do médico assistente, assim como do médico que realizará os exames complementares de diagnóstico e terapêutica que forem necessários”.

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

 

A CONTINUIDADE DOS GENES

SOMA E SEGUE


DONATO VARES MACEDO


A "continuidade dos genes" por parte do apeado Vereador Rúben Abreu da Câmara do Funchal soma e segue.

Depois da esposa, é a vez da irmã, cujo despacho de nomeação está já publicado no Diário da República.




Desta vez é para um cargo dirigente na estrutura da CMF. O agora apeado Vereador Rúben Abreu, que tinha a tutela dos Recursos Humanos da CMF, conseguiu prover a sua irmã num lugar de dirigente.
Parabéns e muitas felicidades...

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

 

ESTÓRIAS 


JUVENAL XAVIER                                                                                  





"OLHE QUE NÃO, OLHE QUE NÃO" 



 

A conversa ia delicadamente com muito chá. Falava-se polidamente de política. Como noutrora; como uns senhores. Numa espontânea unanimidade, clarificou-se que os partidos não precisam de indesejáveis claques como no futebol; nem, tão-pouco, de beatas de sacristia ou de encantadores de serpentes.  

Desfolhando um passado aqui bem perto, mesmo 46 anos depois, como 6 de novembro de 1975 (que parece ter sido ainda ontem), dia do “Frente a Frente” de Soares e Cunhal, na RTP a preto-e-branco, moderado por Joaquim Letria e José Carlos Megre, que durou 3 horas e 40 minutos. Caiu no goto de um país num Processo Revolucionário em Curso (PREC) a inesquecível tirada do líder comunista em jeito de desforra ao seu inimigo íntimo: “Olhe que não, olhe que não!” 

 

ENTRE A CÓPIA E O ORIGINAL


Gil Canha                                                                      




 Após as recentes eleições autárquicas, estas últimas semanas têm sido férteis em artigos de opinião lacrimejantes e lamechas, onde é manifestada uma dolorosa mágoa meio apalhaçada, numa atitude comportamental muito semelhante a certos animais, que segundo zoólogos de renome, acontecem em certos predadores-de-topo que, quando feridos e combalidos, se afastam para locais isolados e ocultos, para lamberem as suas feridas.

quarta-feira, 13 de outubro de 2021


ASSEGURAR A CONTINUIDADE 

DOS GENES



DONATO VARES MACEDO                                                                                  




Caro amigo Calisto, nada disto é novo. Já vimos noutros carnavais de cores distintas, mas para aqueles que acreditam ainda no Pai Natal, e de que os tristes pajens socialistas/bloquistas que foram recentemente varridos dos Paços do Concelho do Funchal eram "diferentes", desenganem-se!
Como popularmente se diz: só o CHEIRO é que é diferente.
Como tal, estes desventurados procuram assegurar que os seus correligionários tenham um ganha-pão na estrutura, que até há pouco tempo mandavam e desmandavam como uma coutada privada. Estes socialistas "envergonhados" andam mais famintos que as falsas donzelas no tempo pascal...

 

NO ROCHÃO HÁ MAIS UM COLCHÃO... NA RUA


Sou utente dos transportes públicos (não apenas em dias assinalados como fazem muitos autarcas e governantes para registo das câmaras da televisão) e como tal disponho de vistas privilegiadas para observar a evolução da paisagem ao longo do ano.
Desloco-me com muita frequência de autocarro para o Santo da Serra, passando nalgumas viagens pelo Rochão e pelo Ribeiro Serrão, na freguesia da Camacha.

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

 

COLHENDO E SEMEANDO



                                                        Alta Política



PS: OS ÚLTIMOS A SABER


No tempo da Velha Senhora, para o bem ou para o mal, o trabalho político-partidário arrancava nas horas seguintes a cada eleição. Desde o PS ao CDS, passando pelo PCP, UDP e outras formações que existissem em cada momento. Apesar de normalmente vencedor, o PSD não deixava a famosa máquina respirar, marcando reuniões de órgãos do partido e outras quase clandestinas pela ilha, com o Secretariado de Jaime Ramos a demarcar terreno para garantir o seu poder asfixiante. 

Sem esquecer a romaria de caciques que Jardim chamava à Quinta das Angústias para meter nos eixos da política executiva. 

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

 

                                                        Alta Política



VEM AÍ A 2.ª 'BARRIGA DE ALUGUER'


Quem é a mãe da criança? - ouve-se já pelos corredores da política regional.

O caso enlaça-se com o malogrado casamento político Profe Cafofo-Emanuel Câmara que consistiu no seguinte: Emanuel ia apanhando com as estocadas que o dia a dia provocava nos costados da nau socialista; chegada a hora, o Mentiroso mais famoso da história recente da Madeira surgia livre de qualquer desgaste e pronto para levar o partido à vitória nas eleições que se seguiam, apoiado e idolatrado pelos militantes que nele descobriram o rei-sol.

terça-feira, 5 de outubro de 2021

 

JUÍZO ESTÉTICO


GIL CANHA                                                                                  




Ainda esta semana participei num pequeno protesto contra a manobra albuquerquiana de branquear a aquacultura nos mares da Madeira, com a realização de uma conferência manhosa sobre esta temática, no Casino da Madeira.

 Sinceramente, não é tanto a questão ambiental que me preocupa (sei, por exemplo, que nos fiordes noruegueses e chilenos existem impactes devastadores desta actividade nos ecossistemas, nomeadamente em zonas de costeiras interiores); o que me preocupa e aflige são os impactes em termos paisagísticos, que considero brutais e altamente penalizadores da nossa atividade turística.

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

 

                                                        Alta Política


PROFE MENTIRAS


Ninguém ousará duvidar da coerência de Paulo Cafofo. Sempre que fala, o chefe do PS mente. Não é um daqueles casos em que o freguês diz uma verdade hoje, uma mentira amanhã, uma meia verdade depois de amanhã, com um critério tão instável que deixa o auditório desconfiado, desconfortável, sem saber se hoje é o dia da mentira ou da meia verdade.

domingo, 3 de outubro de 2021

 

ILEGALIDADE NO PAVILHÃO


No Pavilhão da Festa da Flor, a espécie com maior representação é o jacinto-de-água (Eichornia crassipes), planta invasora explicitamente referenciada na legislação portuguesa e comunitária. Expor um grande contingente desta espécie é uma manifesta ilegalidade e um péssimo exercício pedagógico.

sábado, 2 de outubro de 2021

 

                                                        Alta Política


SONDAGENS


Agora que as destrutivas eleições autárquicas de domingo passado ficaram para trás, falemos um pouco de... sondagens.

Tem de ser. É que as sondagens foram assunto controverso durante a longa pré-campanha e depois de conhecidos os resultados de 26 de Setembro. É um dos cabos soltos que perduram e dificultam o encerramento do processo.

Como é que será doravante? 

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

 

ESTÓRIAS 


JUVENAL XAVIER                                                                                  





O ILIMITADO LUGAR

DO PRESENTE

 

 

E quando o encanto sem fim se desencanta num instante mágico? Tudo se desfaz em nada como o espelho que se desprende da parede e estilhaça-se sem remédio. Os olhos caem perdidamente num chão feito de pedaços que nunca se juntarão. Num soluço, esvazia-se o resto do fundo da alma. Nem um pingo sequer; nem uma lágrima vazia. Apenas, friamente, o peso de uma dor que se carrega sempre.  

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

 

                                                        Alta Política


PS: CARLOS JARDIM FORA DA CORRIDA


Duas notícias no PS-M no dia de hoje: o avanço de uma candidatura improvável e o abortamento de uma candidatura provável.

Falamos, claro, do processo de substituição do demissionário Paulo Cafofo da liderança socialista.

O candidato improvável que que aparece hoje na imprensa regional é Filipe Menezes de Oliveira, antigo presidente da Câmara do Porto Santo (eleito pelos socialistas).

O candidato provável e que, asseguramos, afinal não concorrerá, é Carlos Jardim, que foi presidente da Frente Mar no tempo de Cafofo presidente da Câmara do Funchal.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

 

 MEXERICO DE SAIAS 


Finalmente, Miguel Albuquerque explicou a remodelação que deixou a população atónita: Augusta Aguiar foi substituída por Rita Andrade na Secretaria da Inclusão porque se acabou um ciclo de governação para começar outro.

Está explicado, acabam-se as dúvidas.

Mas eu, de compreensão lenta, pergunto-me: quando é que acaba um ciclo na Inclusão Social e no Iasaude?

 

                                                        Alta Política



Célia apresentou candidatura


Célia Pessegueiro acaba de lançar a sua candidatura à liderança do PS-Madeira. 

Convidada do Telejornal esta terça-feira, a reeleita presidente da Câmara da Ponta do Sol não conseguiu rodear o anúncio da subtileza habitual nestas ocasiões.

O resultado foi deixar no ar uma ideia de atabalhoamento, de um projecto ainda por marinar. Com a ambição às escâncaras.

A entrevista revelou duas preocupações que de momento atormentam a candidata.

terça-feira, 28 de setembro de 2021


                            Alta Política                            



CDS


Rui Barreto apareceu domingo à noite na RTP-M a debitar a sua análise aos resultados do CDS nas eleições autárquicas. 

Praticamente ignorado pelos eufóricos parceiros da coligação que acabava de vencer o Funchal, o chefe centrista apareceu sozinho à frente da câmara para falar, regulando-se pela deixa do próprio pivot em estúdio na Levada do Cavalo.

É uma curiosidade.

 

VAMOS SEMEAR CEDROS DA MADEIRA




No Campo de Educação Ambiental do Santo da Serra – Eva e Américo Durão vivem muitos Cedros da Madeira (Juniperus cedrus subsp. maderensis), a única conífera endémica da Ilha da Madeira, sendo considerada rara na natureza.

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

 


                            Alta Política                            


A bomba da jornada eleitoral rebentou com o pano prestes a cair: Paulo Cafofo assumiu as responsabilidades de o PS não ter alcançado os resultados perseguidos e demitiu-se da liderança do partido. Em directo, à frente dos madeirenses.

Escaldante final do aguardado dia autárquico.

sábado, 25 de setembro de 2021

 

                                                        Alta Política


O regime democrático dedica a véspera dos actos eleitorais à reflexão. 

Como acontece hoje mesmo.

Depois das ruidosas campanhas, cada eleitor dispõe de um sábado para pensar na vida: é mesmo naquele que quero votar? 

E por que voto nesse? 

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

 

                            Alta Política                            


São tantas que o povo já as deixa passar sem grande espavento. Mas, para matar tempo nestas últimas horas de campanha, recordemos a passagem de António Costa pela Madeira. 

Das facadas pelas costas de que se queixou o impagável Sargentão, referindo-se ao relacionamento com os malvados do governo regional, disso falou-se muito. Até o esquecido António José Seguro, como aqui referi, deve ter esboçado um sorriso.

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

 

                                                        Alta Política


Miguel Gouveia - 42,5%

Pedro Calado - 40,9%

(DN de hoje)


"Já que estamos na repisa, vamos fazê-la bem feita, que o patrão fica contente e a patroa satisfeita." 

A cantiga do magnífico grupo Xarabanda animaria bem a fase eleitoral que vivemos, interpretada no arraial das sondagens desovadas pela imprensa.

Sondagens por um lado esclarecedoras. Confirmou-se já que as sondagens do JM dão inevitavelmente Pedro Calado e as do DN fatalmente Miguel Gouveia.

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

 

                                                        Alta Política


Pedro Calado - 38,8%

Miguel Gouveia - 29,8%

(JM 22 Setembro)


A sondagem da Intercampus encomendada pelo JM redundou na vitória de Pedro Calado (PSD-CDS), como se esperava.

Bem como se espera uma vantagem igualmente tangencial de Miguel Gouveia (Confiança) no estudo, com resultados anunciados para amanhã, encomendado pelo DN à Eurosondagem (provavelmente).

E ainda se veria uma previsão eleitoral favorável a Pedro Calado se acaso o Económico Madeira tivesse tempo de encomendar uma sondagem à Aximage.

terça-feira, 21 de setembro de 2021

 

                       Alta Política                               


Sargentão elevou a voz no comício para enfatizar devidamente a denúncia sobre o que chamou "facadas nas costas" do Costa. A seu lado, Miguel Gouveia lembrou-se de António José Seguro e tentou ler os olhos mascarados de Cafofo, Vítor Freitas e mais alguns camaradas sorrateiros em cima ou à frente do palco. 

O candidato à Câmara do Funchal arrepiou-se e deixou escorrer suores frios.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

 

                      MILHO DO TERÇO


Nome científico: Coix lacryma-jobi L.

Nome vulgar: Milho-do-terço, contas-de-rosário, capim-de-contas, lágrima-de-jó

Família: Poaceae

Porte: Herbácea

Origem: Sudeste da Ásia

Morada: Jardim do Tojal, Faial, Nordeste da Ilha da Madeira

Observações: Os frutinhos duros e globosos são usados na confecção dos terços (rosários de contas) dos romeiros, que durante a Quaresma peregrinam pelos caminhos da Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores. Também são excelentes para fazer colares ou pulseiras.

 

                                                        Alta Política


Sargentão cumpre a ameaça de vir à Tabanca. E vem, a 6 dias das eleições. O governo regional, que não é muito macio quando se trata de querelar com os de lá, enche o peito de ar inflamado e, corajosamente, "implora" uma reunião com sarja Costa. 

Sim, "implora". 

É o que desvenda hoje o JM, estribado obviamente nalguma fonte da sua confiança (salvo seja). 

sábado, 18 de setembro de 2021

 

                                                       Alta Política


Estava para chegar aí ao meio-dia o popular Chicão, líder do CDS nacional. Se tudo correu normalmente, a estas horas ele devora com Rui Barreto, Zé Manel Rodrigues, Lopes e reduzida companhia um almoço de sabor madeirense. E então depois rumará ao faroeste da Ilha, para uns números de campanha no Paul do Mar e na Ribeira Brava.

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

 

ESTÓRIAS 


JUVENAL XAVIER                                                                                  





LINHA DA VIDA



 

Desconfio em princípio de boas intenções, não porque digam que o inferno está cheio delas. Porém, tudo cor-de-rosa, nem em sonhos. Não é claramente puro e inocente pessimismo, porque a razão da cabeça duvida que o mal prevalece sobre o bem. Sim, revoltam-se, ambos, para o bem e para o mal. Razão de sobra têm afinal os provérbios que são as razões simples da sabedoria do povo. Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe…  

 


                            Alta Política                            


O debate de ontem na RTP-M dedicado às eleições no município do Funchal resultou num serão útil e agradável de se seguir. As muitas estreias no naipe de candidatos revelaram qualidade e obrigaram os nomes tradicionais a saltar da vulgaridade onde vagueiam a maior parte do tempo.

Raridade! 

Os partidos concorrentes acertaram na escolha de elementos capazes e conhecedores da matéria. As tristes figuras de outros debates no passado não estiveram ontem no estúdio da Levada do Cavalo.

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

 

                                                        Alta Política


O drama do eleitor é que vota no candidato mais amigo do povo para depois, caso esse candidato vença, ser governado e ignorado por um autarca ditador e distante. 

Se precisar de uma licença de caracacá passada por ele, verá o que é bom para a tosse convulsa. E se precisar de lhe dar uma simples palavrinha saberá como não é fácil comunicar com um surdo artificial.

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

 

OPINIÃO 


ÉLVIO SOUSA                                                                                  





 O SENHOR CHULIPA 

 E O SENHOR CIDADÃO 




Muitas leituras inspiram-nos no dia-a-dia. Outras ajudam-nos a reagir em conformidade, e a depositar outros argumentos para que o debate se manifeste.

Recentemente o JM publicou um texto de opinião versando o “sr. Chulipa” que não, obstante algumas passagens concordantes, omite escandalosamente as opções políticas de um passado recente. O tal passado que o “alzheimer histórico” tenta esconder debaixo do tapete branqueador, e que foi altamente demolidor sobre a débil economia e sociedades regionais.

terça-feira, 14 de setembro de 2021

 

QUE MAL FIZERAM AS ÁRVORES DO LARGO DA ACHADA, FREGUESIA DA CAMACHA, CONCELHO DE SANTA CRUZ, NA ILHA DA MADEIRA?


Senhor Presidente da Câmara de Santa Cruz

 

Por favor mande imediatamente fazer caldeiras em torno dos troncos das árvores e dos arbustos do Largo da Achada.

As plantas são seres vivos e não podem continuar sujeitas a barbaridades como as visíveis nas fotografias.

 

                            Alta Política                            


Acordei para este primeiro dia de campanha oficial com a rádio a transmitir tempos de antena. Não foi às 10 ou às 11 da madrugada, foi às 7 horas.

Ouvi umas queixas e críticas no espaço disponibilizado à CDU. Continuei atento aos pensamentos metafísicos de Ricardo Lume (mais uma candidatura) no projecto que ele tem para corrigir o que está mal no mundo autárquico.

domingo, 12 de setembro de 2021

 

Alta Política                                                     


Desconheço quem tenha sido o autor da expressão "já está tudo inventado". O que sei é que em certas circunstâncias dou por mim a conceder uma certa razão ao dito-cujo inventor.

Para não gastarmos neurónios em dia de repouso, perguntemos de chofre a Edgar Silva do PCP: qual a novidade da vossa denúncia sobre isso de os candidatos do PSD andarem a comprar votos no Curral das Freiras?

A denúncia não é originalidade nenhuma e muito menos o é a prática que lhe deu origem.

sábado, 11 de setembro de 2021

 

                            Alta Política                            


Decepcionante. O debate promovido pelo JM entre Calado e Gouveia não podia ter corrido pior a dois políticos de quem fundamentadamente os eleitores aguardam um safanão político-partidário, não apenas no Funchal mas ao nível regional. 

Que diabo reteve o pobre do ouvinte daquilo que disseram o presidente actual e o seu challenger?  Por mais que os condutores do recontro tentassem carrilar pelo caminho da novidade, a diatribe arrastou-se pegajosamente num estilo retórico mais do que gasto nestas décadas de política regional.

 

                      GRAVIOLA                

Nome científico: Annona muricata L.

Nome vulgar: Graviola

Família: Annonaceae

Porte: Arbusto ou pequena árvore

Origem: Antilhas

Morada: Meu Pé de Cacau – exploração agroturística, sítio da Quebrada, Paul do Mar, Ilha da Madeira

Observações: O género Annona possui cerca de uma centena de espécies de árvores e arbustos e um enorme contingente de cultivares (variedades criadas pelo homem para cultivo).

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

 

MORREU O NOSSO PRESIDENTE


Jorge Sampaio respondeu espontaneamente: não tencionava deslocar-se nos tempos mais próximos à Madeira, por excesso de trabalho. Mas logo percebeu melhor a intenção da pergunta e esclareceu as coisas.

Era 7 de Fevereiro de 1995 e o então presidente da Câmara da capital portuguesa compareceu na Reitoria da Universidade para confirmar a já esperada candidatura à Presidência da República.

No curto período destinado às perguntas dos jornalistas, preparava-se já o candidato para descer as escadas em direcção ao automóvel que o aguardava na Alameda, consegui fazer-me ouvir: o candidato admitia visitar a Madeira na campanha eleitoral?

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

 

                            Alta Política                            


Distantes dos tempos gloriosos em que comiam caviar e crianças ao pequeno almoço, os resistentes comunistas aproveitam as raras oportunidades para fazer ouvir a cassete dos trabalhadores explorados pelo grande capital. 

Ainda agora, velho Jerónimo deixou-se empolgar com o ambiente revivalista da Festa do Avante e não lhe deu para outra coisa se não para desancar no seu parceiro de Geringonça e nosso primeiro António Costa. 

terça-feira, 7 de setembro de 2021


                                                       Alta Política 



A Direita não dorme na forma.

Nos areópagos conservadores do País, trabalha-se pacientemente, calculadamente, sem pressas.

Todos temos visto que a estratégia também passa pelo aproveitamento da imprensa, arsenal abandonado pelos deslumbrados "esquerdistas".

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

 

 

A Quinta Pedagógica


O Diário de Notícias da Madeira, na edição de hoje (06.09. 2021), com chamada na capa e desenvolvimento na página 8, publica um artigo sobre o trabalho que realizei na Quinta Pedagógica dos Prazeres. 

As linhas orientadoras do que há para fazer na flora e vegetação da Quinta Pedagógica ficaram bem claras no artigo do jornalista Eugénio Perregil. O texto contém algumas incorreções, como por exemplo: taxo (táxon); 'jajemino azorico' - Jasminum azoricum (jasmim-branco-da-Madeira), que, por errada informação dada a Lineu quanto à origem geográfica, foi classificado com um específico referente aos Açores (azoricum); fito diversidade (fitodiversidade); biólogo (fitogeógrafo). No entanto, estas imprecisões não abocanham o objetivo do artigo, nem o grande trabalho realizado pelo padre Rui Sousa, que deve ser continuado e aprofundado. 

O concelho da Calheta necessita de requalificar o seu património natural e cultural. Não precisa de aeródromos e campos de golfe! 

Raimundo Quintal

sábado, 4 de setembro de 2021

 

                                                        Alta Política


Este será um Setembro de bandeirinhas, esferográficas, t-shirts, ruído, um pouco de má-língua, debates repetitivos. 

Coisas próprias de eleições. 

Mas agora com uma novidade: como no antigamente em que ao 11-0 se seguia infalivelmente outro 11-0, agora também ficará tudo igual. 

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

 

ESTÓRIAS 


JUVENAL XAVIER                                                                                  





VOO SEM ASAS 



Habitamos profundos silêncios que povoam as terras abundantes da memória. Ontem nem me importa (um dia passou, apenas), mas quando foi há tanto tempo, não me esqueço. (E passaram anos e anos). Não me lembro só do que me quero lembrar. A memória é bem maior do que eu. O tempo, insensível, não espera um breve segundo e parte sempre à hora marcada. Então, ficamos sós na estação, com as mãos remexendo nos bolsos vazios, praguejando a pontualidade inflexível da vida. Uma e outra vez, ficamos para trás, engolindo a custo a inveja pela viagem quem sabe quando.  

terça-feira, 31 de agosto de 2021

 

POMAR TROPICAL NO PAUL DO MAR


Na freguesia do Paul do Mar, no litoral sudoeste da Ilha da Madeira, existe um pomar com mais de duzentas variedades de fruteiras tropicais, muitas delas já em plena produção. Não se trata dum campo experimental do governo regional, nem duma aposta dum agricultor pauleiro. Por estranho que pareça, o responsável pela plantação e manutenção da enorme variedade de árvores, arbustos, trepadeiras e herbáceas indígenas das regiões tropicais de África, América, Ásia e Oceânia é o Dr. João Gomes, médico oftalmologista com consultório e residência no Funchal.


                                                        Alta Política



Quem ouviu o chefe socialista madeirense falar em Portimão, e se acaso não adormeceu como aconteceu a 90% dos congressistas, reparou que o Profe utilizou o seu raciocínio do costume, a exigir análise profunda. Só que não há tempo.

Praticamente na mesma frase, acusou o governo madeirense de lidar em conflito permanente com o homólogo nacional e de viver de mão estendida para Lisboa.   

Pois, como é que se consegue adoptar as duas atitudes em simultâneo, também me interrogo - sempre de mão fechada e sempre de mão aberta. O Leitor que lhe pergunte a ele. 

domingo, 29 de agosto de 2021

 


Alta Política


Apesar do calor de fritar lagartixas, a política montou no País um circo de fim-de-semana com vedetas de indesmentível vacuidade.

Temos os golpistas do PS no retiro de Portimão; temos o Rui Rio num fórum autárquico para ir contrapondo pusilanimidades às antiquíssimas promessas que Costa repete no Sul; eis a cansada bloquista com os ziguezagues fiéis ao estilo geringonça; o velho Jerónimo que continua a babar-se com o vago cheiro a poder; temos o benfiquista anti-cigano a ensinar como se monta uma coligação para derrotar a esquerda; e temos, sobretudo, aquele rapaz do CDS a disparatar ao ritmo de uma AK-47 sem estrias.

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

 

Alta Política


Guterres chegou a fazer beicinho e quase chorou. Biden deixou mesmo ver um fundo aquoso no olhar. O trágico atentado em Cabul ainda ecoava e a reacção dos grandes chefes do mundo era certamente sincera

O efeito desse choro é que é igual ao das 'lágrimas de crocodilo'. 

Os momentos patéticos, e em certa medida peripatéticos, enchem noticiários mas só evidenciam cada vez mais a hipocrisia que rege as relações internacionais, em que os grandes levam sempre a melhor, sobretudo nas contas da balança comercial.

De repente, a América percebeu que ninguém lhe passou mandato para ser polícia do mundo. Depois de 'cavar' algumas vezes dos teatros de guerra onde prometia instaurar as maravilhas ocidentais, desta vez o processo está a doer a sério. 

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

 


VIVENDAS VANDALIZADAS NA RUA

CARVALHAL 
ONDE ESTÃO OS PROPRIETÁRIOS? 

Na Rua Conde Carvalhal as vivendas com os números 26 B e 31B, uma em frente à outra, têm sido visitadas e suspeito que já estejam a ser habitadas por indivíduos que não têm qualquer ligação com os seus proprietários. A porta 26B, com a fechadura danificada, está aberta dia e noite. O mato seco no amplo e abandonado jardim e a presença de pessoas visivelmente alteradas são condições favoráveis à eclosão dum incêndio de consequências imprevisíveis.