Powered By Blogger

sábado, 20 de fevereiro de 2016

À atenção do 'Madeira Viva': SARA CARBONERO TAMBÉM ENTREVISTOU O NAMORADO CASILLAS

                         


                                                


A propósito da entrevista feita há dias na RTP-M por Sofia Relva ao marido, Daniel Borges, episódio que mereceu críticas aqui, num post e em vários comentários, veio-nos agora à ideia um acontecimento internacionalmente falado e que marcou um pouco o Mundial de Futebol África do Sul - 2010. Não podemos deixar de recuperar esse famoso fait-divers, em nome da coerência. 

Afinal, todo o mundo televiu a jornalista Sara Carbonero não só a entrevistar o então namorado acabado de receber a taça de Campeão do Mundo para a Espanha mas também a ser beijada em directo pelo entrevistado, em pleno flash interview! 

Casillas quis responder dessa forma aos dirigentes, adeptos e jornalistas que haviam criticado a proximidade da repórter Sara num jogo anterior, contra a Suíça, que teria distraído o guarda-redes espanhol no golo que ditou a derrota de nuestros hermanos.

A verdade é que Sara Carbonero era jornalista destacada para a prova mundial pelo canal 'Tele 5', por isso arriscava-se a ter de entrevistar o capitão da Selecção espanhola, seu namorado, em caso de vitória na final, como aconteceu. Ao passo que num programa de estúdio é diferente. Há formas de prevenir situações facilmente criticáveis.

Em Espanha, os media não perdoaram a banalização da prática jornalística: a entrevista da namorada ao namorado, actual guarda-redes do FC Porto, com beijoca e tudo. 

Mas, para os devidos efeitos, fica registada esta espécie de rebate de consciência.


7 comentários:

Anónimo disse...

Além da evidente diferença de categoria dos protagonistas...

Anónimo disse...

"mas também a ser beijada em directo pelo entrevistado, em pleno flash interview! "
Eis a diferença !!! Sara e Casillas não disfarçaram o relacionamento dum com o outro ... Sofia e Daniel fizeram-no.

Anónimo disse...

Do ponto de vista ético e deontológico, ambos os casos são graves e merecem recriminação pública!

Anónimo disse...

Corrijam me se estou enganado. A Jornalista Bruna Melim não entrevistou o seu namorado Luis Miguel de Sousa num fim do ano à poucos anos atrás. E nessa altura já eram namorados.Já não é um caso novo no jornalismo.

Anónimo disse...

Não sabia que a Sara Relvas era casada com o Daniel Borges. Pensava que chamava se Sofia Relva. A Sara Relvas é a chefe de gabinete da Secretaria Regional da Educação.

Luís Calisto disse...

Sr. comentador das 22.31
Em primeiro lugar, agradecido pela rectificação, importante - para mais, avaliando pela ironia, reveladora de que o cavalheiro nunca se engana (como o Cavaco).
Já rectificámos a gaffe.
Não vê: Sara Carbonero, Sara Relvas, Sofia Relva... a média deu Sara Relvas, nada a fazer.
E ficam aqui as desculpas às Saras e às Sofias da nossa vida mediática. Não acontece apenas aos outros.
LCalisto

Anónimo disse...

sao casos completamente diferentes... A Carbonero foi la destacada para cobrir o Mundial incluindo "cobrir" o,Casillas...o momento foi viral.pela positiva. Ali foi uma entrevista de promocao a uma conferencia no auditorio da tv''... O assunto -financeiro-nao tinha nada a ver com o Madeira Viiva mas com o telejornal''''de modo que foi propositado e de mau gosto ...