Powered By Blogger

terça-feira, 12 de setembro de 2017



Andam a jogar às escondidas
com as sondagens
 É um facto que há sondagens no terreno - nem de outra forma poderia ser. As pessoas têm recebido chamadas telefónicas a perguntar em quem vão votar. Num dos casos, os perguntadores vão insistindo com os eleitores adeptos de uma candidatura que não a que encomendou a sondagem. Os pesquisadores de opiniões perguntam: e se mudar de ideias, em quem votaria? Volta o interrogado: senhor, não vou mudar de ideias. E o outro: mas se, em caso de força maior, tivesse de mudar, acha que o candidato X mereceria o seu voto? Resposta: oh senhor, já lhe disse que...

É só um pormenor, para vermos que até o raio de uma sondagem pode servir de campanha eleitoral a favor de um caramelo qualquer, emporcalhando ainda mais a qualidade já de si baixíssima da política tabanqueira.
O que vimos aqui dizer é outra coisa. Ou melhor, perguntar. Porque é que no Funchal andam a esconder os resultados das sondagens, que de outras vezes são propagandeados até à exaustão?
Pois.
Ninguém diz nada e então temos nós de especular. Se, entre os mais poderosos, uma candidatura esconde a sondagem encomendada é porque ela não lhe dá onda, impulso, alavanca, descolagem. É porque ganha por muito poucos ou perde por muito poucos. Será que depois dos resultados saídos há tempos, com Cafôfo perto da maioria absoluta, já deu meia volta? Cafôfo e Rubina aproximaram-se? Nem a 'Confiança' nem o PSD se atrevem a pôr cá fora os números das suas sondagens?
Digam lá que não têm sondagens, que a gente acredita.
Pelo que nos informam de dentro de uma dessas candidaturas, houve uma aproximação entre ambos, 'Confiança' e Laranjal, a partir das tendências de voto reveladas.
A ser assim, os pequenos partidos/coligações têm pano para mangas. Vamos ter que rir até 2021 - com passagem divertida por 2019, claro está. Queremos espectáculo. Estamos a pagar bilhete, aliás bem caro.

PS - O 'vírus tabu' também atacou as sondagens, depois do Monte, Savoy, gaveto, Lazareto e por aí adiante.

11 comentários:

Anónimo disse...


Sr.º Calisto.

Eu cá disse que ia votar no sr.º Gil e eles nem sabiam quem era. Perguntaram-me porque não votava da Rubina e eu farto da conversa de enrola dei uso ao meus vasto conhecimento da língua portuguesa em calão do mais popular que os tipos disseram :
" Boa tarde , obrigado pela sua colaboração "

Do outro lado do telemóvel não se ouviu mais ninguém.

LOL:

Anónimo disse...

Ohhhh das 12:15 calaram-se porque assim também está tudo bem uma vez que o Gil canha está com a Rubina.
A sério, como é que nesta altura do campeonato as pessoas ainda não perceberam isso???

Anónimo disse...

Fiz uma sondagem e o careca ficou com 25%, mesmo convencendo os interessados a mudar de opinião, mas penso que não terá mais de 15%, pois a incompetência e mentira é gigantesca.

Anónimo disse...

Eu cá para a sondagem feita por telefone eu disse que ia votar no srº Cafôfo, mas no dia 1 de Outubro vou votar no Funchal Forte do drº Gil Canha!

Anónimo disse...

Essa sondagem é leal ao Funchal!

Anónimo disse...

Lógico que 50 por cento dos verdadeiros PSD não votam Rubina e vão ajustar contas nestas eleições, assim como alguns PS não votam Cafofo, daí vai dar prolongamento.

Anónimo disse...

A conclusão a que se chega destes dados da sondagem em particular é que Rubina Leal não consegue convencer o eleitorado, mesmo depois das últimas trapalhadas de Cafôfo e do aparelho do governo regional a trabalhar na sua candidatura.

Anónimo disse...

um camarada do partido pediu-me para não votar na Confiança , para os lobbies de Lisboa não tomarem conta do nosso partido .É o que irei fazer não quero meu PS sendo mandado por Costa

Anónimo disse...

Grande lógica sua... Lógica da batata! Explique-me lá, se você não gostar de um treinador de um clube de futebol, e você for um verdadeiro apoiante, vai mudar de clube????
Seus falsos ressabiados! Não vão conseguir estragar o partido!
Aceitem que dói menos!

Anónimo disse...

segundo consta há uma aproximação do PSD à Coligação Mudança/Confiança, apesar dessa aproximação o PSD esperava mais nomeadamente depois do que tem sucedido contra a governação camarária.
mas prontos, está tudo em aberto ate dia 30 de setembro

Anónimo disse...

Meus amigos, para o Diário de campanha do Cafofo não fazer notícias sobre as sondagens, é que a coisa não está famosa lá para os lados da Confiança. Leal provavelmente perde, mas cheira-me que Cafofo não vai conseguir a vitória que pretendia para lançar a campanha para a Presidência do Governo em 2019. Assim sendo, Pereirinha vai manter-se como líder do PS por falta de uma onda clara de apoio a Cafofo (aliás, este é o melhor cenário para ele), Rubina assume o seu lugar de deputada (compensando a saída de Vânia Jesus) e Albuquerque não sofrerá contestação interna tão forte, como se Cafofo vencesse por maioria absoluta.

Aproveito para dizer que, provavelmente, o PSD reconquista Santa Cruz (desta vez a JPP não tem o PS e o CDS a apoiar e, sejamos sinceros, são muito fraquinhos na Governação. Camacha é garantido), no Porto Santo, o Castro ganha, na Ponta do Sol o PSD deve ganhar mas sem maioria absoluta, Porto Moniz e em Machico a coisa já esteve mais certa e na Ribeira Brava é um totoloto. De resto, nada de novo.